Guia do Investidor
aumentoseliccopom
Colunistas

12,75%: como a nova Selic afeta seus investimentos?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira voltou a subir na última reunião do COPOM, e o parecer inicial é que o ciclo de altas ainda não acabou. A “nova taxa” chega a 12,75% ao ano, em seu maior valor nos últimos cinco anos e assusta investidores que cresceram na bolsa com juros ilusórios, que foi o caso de quem migrou para o mercado de capitais na pandemia. Mas você sabe como “surfar a onda” e manter seus investimentos rentáveis neste complicado cenário?

O que explica a alta dos JUROS?

Primeiramente, precisamos falar sobre as movimentações que explicam o aumento dos juros no Brasil, e esta movimentação se inicia na economia global.

As principais especulações sempre contavam com os nomes da Rússia, Ucrânia e Estados Unidos. Com o risco das operações para a economia destes países, investidores rapidamente se refugiram em países emergentes. Como investidor, entender o movimento não é complicado, afinal, quem gosta de perder dinheiro? A aversão ao risco é um comportamento comum no mercado, e dita uma série de tendências. A resposta desse fluxo de investidores a novos setores criou uma nova etapa para os investimentos, principalmente em países produtores de elementos essenciais e cíclicos, como commodities.

Leia mais  Qual a melhor ação pra investir em 2020?

O Brasil foi um dos beneficiários destas especulações. Um bom exemplo disso, é a alta dos principais indicadores da bolsa de valores brasileira: Ibovespa e a apreciação do real nos primeiros três meses do ano.

No entanto, quando o risco saiu do papel, o mercado rapidamente se lembrou dos horrores da guerra, e como estas complicações afetam a cadeia produtiva da economia global.

O aumento da demanda dos investidores por investimentos cíclicos, e a quebra dos ciclos produtivos na Europa graças a sanções trouxeram um rápido aumento de preços em commodities. Ou seja, em outras palavras, forçou o aumento da inflação.

A medida de controle

Para os que já estão familiarizados com política econômica, o aumento dos juros era obvio. Afinal, o aumento da Selic é a mais básica ferramenta de controle de inflação.

Considerando que, um juro mais alto onera o consumo e os investimentos, o que retira a circulação de produtos e serviços “cortando pela raiz” os problemas inflacionários. O mercado americano corrige este movimento, com o recente aumento dos seus juros. E se a principal economia mundial puxou a fila, o Brasil não ficaria de fora.

Leia mais  Taxa Selic: mercado projeta redução de 0,5% na próxima reunião do Copom

A alta dos juros não é uma boa notícia para o mercado em geral. Afinal, conforme dito, altas taxas deixam o capital mais oneroso. As empresas seguram mais seus investimentos e, por consequência, não devem apresentar grandes disparadas operacionais. Já pelo lado dos investidores, uma taxa de juros alta traz um brilho para a renda fixa, e muitos investidores mais conservadores devem voltar para os confiáveis títulos do tesouro em breve.

Já para quem é fã da boa e velha poupança, o cenário não muda muita coisa. Afinal, o investimento “mais seguro” da economia possuiu uma trava quando a taxa básica de juros passa dos 8,5% (exatamente para evitar que os investidores lucrem demais sem risco).

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  O que esperar para o primeiro COPOM de 2024?

Leia mais

Santander eleva recomendação da B3

Rodrigo Mahbub Santana

Taxa Selic deve atingir ao menor nível em dois anos

Márcia Alves

Bancos não repassam cortes da Selic e juros seguem estáveis

Guia do Investidor

Selic vai continuar em queda? Santander revela projeções

Leonardo Bruno

Taxa Selic: Por que os juros não continuarão caindo?

Guia do Investidor

Queda da Selic tem efeito positivo para fundos imobiliários

Guia do Investidor

Deixe seu comentário