Guia do Investidor
ibovespa 1 1
B3 Ibovespa Notícias

3 Motivos porque a Bolsa está caindo tanto recentemente

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

  • O Ibovespa, principal indicador da Bolsa de valores do Brasil está despencando, mas qual a razão por trás disso?
  • Confira agora 3 motivos que explicam este movimento!

Se você é um investidor que gosta de acompanhar a bolsa de valores brasileira, tenho certeza que percebeu a queda na pontuação do principal indicador da B3: o Ibovespa. Mas você entende os motivos por trás dessa queda recente? Entenda agora o que realmente vem acontecendo, e como isso pode impactar seus investimentos.

Por que a bolsa está caindo?

Atualmente, podemos definir o investimento em bolsa com uma expressão bastante popular: está sendo um “teste para cardíaco”. Afinal, o mercado começou a “separar” o trigo do joio, e as ações que estavam em um valuation fora de sua realidade estão sendo corrigidas.

É claro que existem inúmeros motivos do porquê isso acontece, e vamos tentar te explicar os mais importantes deles neste artigo, então fique atento.

Um mercado sendo negociado fora do padrão não é bom para as empresas, e nem para os investidores, e podemos ver isso nos recentes IPOs.

“Tem uma questão técnica nesses IPOs, que tinham pouca liquidez”, diz um gestor. “Teve muita gente entrando pesado nessas ofertas, ou que compraram depois, e na hora do pânico ninguém quer comprar. Para conseguir sair, tem que jogar o preço lá pra baixo até aparecer comprador.”

Afinal, teoricamente falando, o mercado se regula nas leis da oferta e da demanda. Mas com todas as movimentações que aconteceram na economia no último ano, podemos dizer que a bolsa “inflou”.

O número de pessoas físicas e fundos “comprados” em bolsa subiu muito, principalmente em reflexo a queda dos juros reais, que tiraram o brilho de investimentos de renda fixa, a renda variável foi o caminho natural destes investidores. Contudo, lembra da lei da demanda? Muitos investidores posicionados em bolsa, bem, aumentam os preços dos ativos. Assim, não é surpresa que estas ações “emergenciais” como as techs, tenham alcançado um alto valuation nos últimos meses, mas este pode não realmente condizer com o desempenho das empresas.

Devo me preocupar?

Assim, o Ibovespa negocia hoje ao redor de 7x o lucro estimado para as empresas nos próximos 12 meses, um patamar semelhante ao do início da pandemia em março de 2020 ou da crise financeira global de 2008.

Mas a resposta da pergunta que vale um milhão de reais hoje é bastante simples ( e você nem vai precisar da ajuda de universitários). O principal motivo por trás da queda da bolsa é a Desconfiança.

Mesmo com as considerações de valuation, o cenário de confiança que existia até meados de junho, quando o Ibovespa atingiu os 130 mil pontos, foi gradualmente minado pelo ruído político avassalador, a situação fiscal “fora de controle” e a inflação em alta, com reflexo nos juros futuros.

O índice vem caindo por que os investidores estão com “receio” de investir na bolsa. Ou seja, podemos dizer que estão pulando fora do barco.

Assim, com as incertezas a longo prazo, quem paga esse preço são as ações focadas no futuro, as famosas growth stocks. Em outras palavras, as empresas que fizeram seu IPO recentemente. E se você pensa que isso é papo de gestor, o desempenho destas ações provam isso: Os IPOs recentes estão derretendo: só no acumulado de agosto, Méliuz caiu 32%, Enjoei, 25%, e GetNinjas, 38%.

Contudo, ainda não é o momento de trancar suas contas nas corretoras e pular de pontes, o índice parece ter se estabilizado em 116 mil pontos, mas o risco do efeito dominó ainda existe.

A novela já está escrita a centenas de anos: o mercado fica instável, investidores receosos com prejuízos realizam resgates… E assim começa o ciclo, a bolsa cai, o mercado fica instável, os investidores resgatam…

Não é o fim dos tempos, mas tome muito cuidado com seus investimentos.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Banco do Brasil (BBAS3) é destaque no setor em 2023

Mateus Sousa

Ibovespa cai com peso de Petrobras e bancos; GPA recua após ganhos

Fernando Américo

Ações da Ambev (ABEV3) derretem no pregão desta quinta-feira (29)

Mateus Sousa

C&A (CEAB3) tem lucro de $ 168,7 milhões no 4T23

Mateus Sousa

Declarações de Prates derrubam ações da Petrobras e afetam Ibovespa

Guia do Investidor

NY fecham em queda após PIB do 4TRI ficar abaixo do esperado

Guia do Investidor

Deixe seu comentário