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5 dicas para abrir seu negócio físico

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Quais são os passos essenciais que você não pode deixar de lado na hora de pensar em abrir um negócio físico?

É da natureza do brasileiro se reinventar, abrir o próprio negócio, dar origem a novas categorias de mercados e produtos e sempre “se virar” de alguma forma. Com a chegada da pandemia da mesma forma que diversos estabelecimentos corram risco iminente de falência, inclusive muitos foram obrigados a fecharem as portas, na segunda metade do ano, o número de empreendedores voltaram a crescer, dobrando o número de interesses e pesquisa no google pela frase “como empreender”. 

Mas junto com essa frase que guia e representa o primeiro passo de milhões de brasileiros em direção ao empreendedorismo, também é a abertura de uma porta para inúmeras outras dúvidas e questões sobre o assunto:

  • Será que existe diferença em como abrir um pet shop ou uma loja de roupas?
  • Alguma dica específica para cada setor?
  • É mais vantajoso abrir um e-commerce ou uma loja física? 

Descubra 5 dicas de como abrir seu negócio físico

Veja abaixo as 5 dicas que preparamos para que você tenha um norte quanto a abertura de um negócio físico.

1) Seja pessimista quanto aos seus gastos e lucros

O principal erro dos novos empreendedores é errar na rentabilidade do negócio e esquecer de fazer um bom planejamento, como por exemplo ter uma planilha de controle de gastos da empresa. É normal que ao longo do caminho o empreendedor se empolgue e acabe gastando com coisas inicialmente “desnecessárias” e aos pouco ir descobrindo que precisava ter gasto mais com isso ou aquilo. No entanto, todos esses erros são cabíveis, contudo o maior erro de todos os empreendedores está no fato de imaginarem que conseguiram começar a lucrar de forma mais rápida e a um curto prazo do que o imaginado. Para quem resolve abrir um espaço físico é essencial garantir o pagamento de infraestrutura a médio/longo prazo, como aluguel, água luz, internet etc.

2) Defina com quem você quer trabalhar

Outra grande falha dos empreendedores é pensarem apenas sobre os eu negócio em si, e esquecerem de pensar em para quem estão estão fazendo e montando tudo aquilo. Essa é uma decisão importante, porque ajuda o empreendedor a fazer melhores escolhas, das mais simples às mais complexas, como: formas de pagamento, linguagem da marca, divulgação e até mesmo os produtos vendidos. Definir um público-alvo para o seu empreendimento não significa excluir outro públicos e consumidores, significa apenas que você irá setar com quem vão falar especificamente.

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3) Esteja onde seu público está

Depois de definir seu alvo, algumas decisões tão essenciais para uma loja física ficam mais fáceis. Não adianta você abrir uma loja onde a frequência daquele bairro ou local não seja aqueles com que você quer e precisa falar. Escolher o local da loja, serviço exige um bom planejamento e análise do ambiente, por exemplo: se o seu público são os jovens, estas próximo a colégios e faculdades faz parte de uma boa escolha, ao mesmo tempo que se torna uma escolha péssima se você vende serviços para idosos.

4) Não deixe dúvidas sobre quem você é

Que atire a primeira pedra quem nunca passou na frente de um estabelecimento e ficou em dúvida sobre o que aquela loja se tratava, que atire a segunda pedra quem em algum momento precisou desesperadamente comprar algo e meses depois descobriu que essa mesma loja que você nunca soube ao certo sobre o que se tratava vendia exatamente o que você precisava, mas por não saber o que ela vendia, nem passou pela sua cabeça procurar lá. É isso o que acontece recorrentemente com empreendedores que não expõem exatamente o que aquele ambiente é. Deixar explícito o seu serviço é essencial para que as pessoas busquem e indiquem seu estabelecimento.

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5) Conheça o seu serviço do início ao fim

É preciso conhecer o serviço que você está oferecendo, é preciso saber falar sobre ele, suas qualidades e defeitos, por um único motivo, é preciso vender ele para o seu público, e ele vai questionar sobre tudo aquilo que você já acha que conhece. Além disso, é necessário que todos os seus funcionários tenham o mesmo conhecimento, porque só conseguimos falar sobre aquilo que conhecemos e eles precisam falar sobre o produto. Um bom atendimento e conhecimento do assunto é decisivo na hora de fazer uma venda.

Por fim, e não menos importante, leve em conta o cenário atual de pandemia e como o seu negócio pode se adaptar para oferecer segurança ao seu cliente, e pense também na opção de delivery e e-commerce.

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