Guia do Investidor
como economizar dinheiro em 2018
Notícias

5 lições de educação financeira para seus filhos

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Para evitar que as crianças tenham problemas com o dinheiro quando adultos, os pais precisam entender a importância da educação financeira para seus filhos. Ao incorporar hábitos saudáveis ​​relacionados ao dinheiro na vida das crianças desde cedo, os pais ajudarão os filhos a serem mais equilibrados financeiramente. 

 A educação financeira das crianças é um meio poderoso de prevenir dívidas ou consumo excessivo na idade adulta. Em troca, garante que sonhos como comprar um carro ou uma casa sejam realizados por meio de um planejamento financeiro cuidadoso.

Lições para serem aplicadas desde cedo:

1 – Economize

A capacidade de viver com menos é uma das alavancas financeiras mais poderosas, pois você terá mais controle sobre ela do que coisas como renda ou retorno sobre o investimento.

Um investidor que ganha 5% de retorno, mas gasta pouco pode estar em melhor situação do que um investidor que ganha 7% ao ano, mas precisa de cada centavo. Quanto você ganha não determina quanto você tem, e quanto você tem não determina quanto você precisa.

2 – Tudo bem mudar de ideia

Antes de tudo, quase ninguém define sua vida com 18 anos, então se você escolher um curso de que não gosta, ou obtenha um diploma em uma área na qual você não está 100% interessado, ou inicie uma carreira e depois decida fazer outra coisa, este não é o fim do mundo.

Portanto, reconhecer que seus valores e objetivos se desenvolveram é normal.

3 – Tudo tem um tempo

Paciência hoje é uma virtude que a maioria das crianças não possui. Na era do imediatismo impulsionado pela internet, telefones celulares e redes sociais, todos querem tudo para ontem. Com isso, parte das diretrizes da educação financeira é ensinar aos jovens que o tempo é o campeão das maiores vitórias.

Como resultado, nossa conquista é mais sólida e menos sujeita a perdas futuras. A criança deve entender que economizar dinheiro é uma forma de atingir seus objetivos, mas depende do tempo. E você tem que respeitá-lo.

4 – Dinheiro não é o mais importante

Primeiramente, lembre-se de que dinheiro não é tudo. É apenas um instrumento para termos experiências ou algo de bom. É apenas um meio, não um fim.

Existem valores mais importantes na vida, como passar momentos agradáveis ​​em família, brincar com os amigos, ser legal com os outros.

5 – Decisões financeiras

A educação financeira é a arte de abdicar, de fazer escolhas que abrem mão do presente pelo futuro. Geralmente, para conseguir o que queremos, temos que abrir mão de outras coisas, mesmo que temporariamente.

Inclua seus filhos em suas decisões financeiras para que eles aprendam esta máxima. Os pais devem sempre enfatizar dicas de educação financeira que incentivem a prática.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Voitto é bom e confiável? É reconhecido pelo MEC?

Arthur Piassetta

Psicologia financeira: descubra o que é e como impacta a sua vida

Guia do Investidor

IPVA, IPTU e material escolar: Como organizar as finanças em 2024

Guia do Investidor

6 tendências em finanças e investimentos para 2024

Autor Convidado

Como Conquistar a Liberdade Financeira? Guia Completo

Karine Freitas

Onde investir em 2024? Como ter maiores rendimentos

Guia do Investidor

Deixe seu comentário