Quando se buscam informações sobre investimentos, aparece uma enxurrada de termos financeiros. Mas você sabe o significado de cada um deles? Conhece a sua importância e sua aplicabilidade? Veja no artigo a seguir:
Índice de conteúdo
1) Principal
Esse é o termo financeiro utilizado para definir o valor de um empréstimo ou financiamento. Ou seja, é o valor que a pessoa recebe do banco ou da instituição financeira.
2) Juros
É o valor cobrado como adicional por aquele que emprestou dinheiro. Ou seja, os juros é o custo por ter cedido dinheiro a outro e aguardar seu pagamento no futuro.
Assim como um aluguel, os juros é a recompensa que alguém irá pagar por usar o dinheiro de outro. Também quando se coloca dinheiro em alguma aplicação, o banco irá pagar juros ao devolver o dinheiro ao cliente.
3) Amortização
Em uma dívida, existe o principal e os juros. Com isso, a amortização é o pagamento do principal. É o abatimento do valor que foi pego como empréstimo. Ou seja, amortizar é reduzir a dívida.
4) Título
Em termos simples, título é um papel que dá garantias a quem o depositário. Existem diversos tipos de títulos: capitalização, privados, públicos, pré-fixados, pós-fixados, de dívida pública e etc.
5) Liquidez do título
Liquidez é tudo aquilo que pode se tornar dinheiro rapidamente. Ou seja, é o quão rápido um título pode ser transformado em dinheiro. Quanto maior a liquidez, mais rapidamente esse título poderá ser resgatado.
6) Prazo de retorno
Também chamado de Prazo de Retorno do Investimento. Ele é mensurado na forma de um indicador. E serve para demonstrar a atratividade de um investimento. Ou seja, o tempo em que o valor será resgatado integralmente.
7) Taxa de retorno
Por fim, a taxa de retorno, esta é o lucro de um investimento. Assim, ela indica, em termos percentuais, o resultado de um valor investido em determinado período. Também conhecido como taxa interna de retorno.
NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as notícias mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!
Nossas redes: