Guia do Investidor
7 termos
Educação financeira Notícias

7 termos financeiros para aprender

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Quando se buscam informações sobre investimentos, aparece uma enxurrada de termos financeiros. Mas você sabe o significado de cada um deles? Conhece a sua importância e sua aplicabilidade? Veja no artigo a seguir:

1) Principal

Esse é o termo financeiro utilizado para definir o valor de um empréstimo ou financiamento. Ou seja, é o valor que a pessoa recebe do banco ou da instituição financeira.

2) Juros

É o valor cobrado como adicional por aquele que emprestou dinheiro. Ou seja, os juros é o custo por ter cedido dinheiro a outro e aguardar seu pagamento no futuro.

Assim como um aluguel, os juros é a recompensa que alguém irá pagar por usar o dinheiro de outro. Também quando se coloca dinheiro em alguma aplicação, o banco irá pagar juros ao devolver o dinheiro ao cliente.

3) Amortização

Em uma dívida, existe o principal e os juros. Com isso, a amortização é o pagamento do principal. É o abatimento do valor que foi pego como empréstimo. Ou seja, amortizar é reduzir a dívida.

4) Título

Em termos simples, título é um papel que dá garantias a quem o depositário. Existem diversos tipos de títulos: capitalização, privados, públicos, pré-fixados, pós-fixados, de dívida pública e etc.

5) Liquidez do título

Liquidez é tudo aquilo que pode se tornar dinheiro rapidamente. Ou seja, é o quão rápido um título pode ser transformado em dinheiro. Quanto maior a liquidez, mais rapidamente esse título poderá ser resgatado.

6) Prazo de retorno

Também chamado de Prazo de Retorno do Investimento. Ele é mensurado na forma de um indicador. E serve para demonstrar a atratividade de um investimento. Ou seja, o tempo em que o valor será resgatado integralmente.

7) Taxa de retorno

Por fim,  a taxa de retorno, esta é o lucro de um investimento. Assim, ela indica, em termos percentuais, o resultado de um valor investido em determinado período. Também conhecido como taxa interna de retorno.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Após um corte inesperado, títulos argentinos subiram quase 3%

Márcia Alves

B3: produtos ligados a juros batem recorde em 2023

Guia do Investidor

Quase 25% dos microempreendedores priorizam mais o valor do que juros

Guia do Investidor

Bancos não repassam cortes da Selic e juros seguem estáveis

Guia do Investidor

Taxa Selic: Por que os juros não continuarão caindo?

Guia do Investidor

“Sem juros” não existe? PGR investiga Bancos Brasileiros

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário