Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Como a Argentina está caminhando para ruína?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Argentina enfrenta uma recessão e tenta se recuperar de uma turbulência econômica que assola o país deste 2018. Um dos principais problemas enfrentados por nossos hermanos é a perda do poder de compra devido à grande desvalorização do peso.

Em 2018, quase todas as moedas de países emergentes sofrerem uma desvalorização cambial, principalmente devido ao aumento das taxas de juros pelo FED. Dessa forma, muitos investidores removeram seu capital dessas economias emergentes e levaram para os EUA.

Para tentar controlar essa perda de capital estrangeiro e tentar frear a aceleração exponencial da inflação, a Argentina elevou suas taxas de juros. Entretanto, isso não foi suficiente para reverter tais problemas.

Congelamento de preços

O governo da Argentina, no inicio desse ano lançou um novo programa de congelamento de preços, chamado de Preços Cuidados. O objetivo é garantir que, mesmo com a inflação crescente, os cidadãos argentinos possam fazer suas devidas compras nos supermercados.

Entretanto, para muitos economistas essa não é a melhor solução. Isso porque, pode ocasionar em excesso de demanda em relação a oferta, ocasionando, ainda, desabastecimento.

Leia mais  Argentina irá dar "calote" no FMI?

A falta de papel moeda

Em julho desse ano foi noticiado que as duas fábricas de pesos produziam papel moeda 24 horas por dia, e ainda sim não conseguia suprir a sua falta.

Atualmente a cédula com maior valor de face é de 1000 pesos, e alguns banqueiros, como Jorge Brito, presidente do Banco Macro, exigem notas de valor mais elevado. De acordo com ele, uma nova de nota de 5000 pesos é o mínimo para aliviar a escassez do papel moeda.

Taxação de grandes fortunas

No final de agosto desse ano, o governo da Argentina enviou um projeto de lei com o intuito de taxar grandes fortunas. O objetivo seria arrecadar 300 bilhões de pesos (equivalente a R$ 21 bilhões) por meio de uma única taxação, sobre 12 mil argentinos, com patrimônio superior a 200 milhões de pesos.

Desemprego e pobreza

Economistas preveem que a taxa de desemprego na Argentina pode chegar a 14,5%, e que o PIB pode chegar a cair 16,5%. Caso a previsão se confirme, infelizmente cerca de 57% da população pode entrar na linha de pobreza.

Leia mais  Milei anuncia privatizações de estatais em seu governo na Argentina

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Argentina: com Milei, inflação segue em quinta queda consecutiva
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Milei anuncia 1° superávit fiscal trimestral da Argentina desde 2008

Paola Rocha Schwartz

Carta de Milei é insuficiente para diálogo com Lula

Rodrigo Mahbub Santana

Milei quer se reunir com Lula

Rodrigo Mahbub Santana

Supremo Tribunal Argentino rejeita ações contra ‘decretaço’ de Milei

Rodrigo Mahbub Santana

Investidores buscam pagamento de US$ 16 mi em títulos soberanos argentinos

Rodrigo Mahbub Santana

Argentina progrediu de forma impressionante com governo Milei

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário