A performance do Magazine Luiza (MGLU3) no mercado de capitais tem decepcionado os investidores. Nos últimos 12 meses, os papéis desvalorizaram -81,21 por cento, com as perdas se estendendo no fechamento da última sexta-feira, 27. As ações da varejista caíram -1,47 por cento, a 4 reais. Se a situação estava ruim, piorou no pregão desta segunda:

E o que provocou essa virada de trajetória em um dos cases mais famosos da bolsa brasileira?
O analista Rafael Ragazi, da Nord Research atribui a queda do ativo a um combo de situação fiscal frágil + efeitos da Covid-19 na economia + incertezas em relação às eleições, além da expectativa para a inflação e, consequentemente, para os juros brasileiros, que já não era positiva. Depois do conflito entre Rússia e Ucrânia, a situação ficou ainda mais complicada.
Além disso, outros pontos favorecem a derrocada da magalu, como o elevado nível de competição no varejo generalista brasileiro, principalmente no online, devido à entrada das companhias asiáticas no mercado (Shopee, AliExpress e Shein), e também o erro pontual na gestão de estoques (que está obrigando a empresa a realizar relevantes liquidações), elevam os gastos com marketing e pressionam a receita da empresa.
“”O Magalu está valendo 27,5 bilhões de reais na bolsa atualmente, o que representa 241x seu lucro ajustado. Isso pode parecer muito, mas é preciso levar em consideração que a margem de lucro da empresa está extremamente comprimida.””
Hora de comprar ou correr?
A análise da Nord aponta que as ações ainda possuem um vasto potencial a médio-longo prazo.
À medida que o preço da ação cai, consideramos que essa empresa espetacular vai se tornando uma oportunidade de investimento cada vez mais interessante. Porém, essa oportunidade pode ficar ainda mais interessante se o cenário atual for mantido.
No entanto, a curto prazo o cenário segue arriscado demais, considerando que existem outras oportunidades de investimentos mais interessantes.
LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio
Nossas redes: