Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

A nova aposta da Estapar (ALPK3): recarga de carros elétricos

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Se você ainda está pensando que os veículos movidos a combustíveis fosseis irão se manter no mercado por muito tempo, é melhor ir revisando suas expectativas. Afinal, a “moda” ESG veio para ficar, e os veículos elétricos são uma importante parcela deste movimento.

Desse modo, as principais e mais inteligentes companhias da indústria, já estão se mobilizando para se adequar a estas novas demandas! E este parece ser exatamente o caso da Estapar (ALPK3)! Confira agora mais detalhes!

A nova parceria da Estapar

Quando pensamos em ações de veículos elétricos, rapidamente pensamos em nomes como Tesla ou Volkswagen. No entanto, nem só de montadoras vive este setor, e companhias de infraestrutura terão papel-chave nesta transição. E a Estapar não está alheia a isso.

Leia mais  GM ganha parceria da Vale para transformar "economia de carros elétricos" realidade

A Estapar está fundindo sua empresa de recarga de carros elétricos, a Ecovagas, com a Zletric. Uma startup fundada há dois anos e avaliada recentemente em R$ 50 milhões. A fusão – que deve ser concluída em dois meses – vai criar a maior empresa do setor, com cerca de 500 pontos de recarga em vários estados do Brasil. A relação de troca será praticamente paritária: os acionistas da Ecovagas terão pouco mais de 50% da nova empresa, e os acionistas da Zletric, o restante.

Hoje, o único acionista da Ecovagas é a Estapar, mas a Enel X, a empresa de inovação da multinacional italiana, tem uma opção de compra de uma fatia do negócio. Os principais acionistas da Zletric são os fundadores Pedro Schaan e Tarik Totthoff. Mas a startup tem centenas de investidores de varejo que compraram uma participação no ano passado, numa rodada na Captable. A complementaridade das duas empresas é clara: enquanto a Zletric tem focado no B2B. Cobrando direto do consumidor final num modelo de assinatura, a receita da Ecovagas vem basicamente do B2B. A empresa tem contratos de médio prazo (cerca de cinco anos) com a Volvo e a Stellantis, a holding dona da Peugeot, Fiat e do Jeep. As duas montadoras pagam para que a Ecovagas disponibilize a recarga gratuita para seus clientes.

A visão da Ecovagas e da Zletric é construir uma infraestrutura robusta de estações de recarga enquanto o mercado ainda não explodiu no Brasil. Quando isso acontecer, elas terão uma posição dominante.

Leia mais  Tesla pode abrir fábrica no Brasil
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

BNDES financiará carros elétricos da Volkswagen com R$ 500 mi

Guia do Investidor

Buscas por SUVs elétricos usados aumentam 204% em 2023 no Brasil

Guia do Investidor

Governo Lula vai elevar em até 35% preços de carros elétricos em 2024

Guia do Investidor

O protecionismo econômico e os carros elétricos: um golpe na eletrificação nacional

O fim dos carros elétricos?: Governo vai aumentar imposto sobre importação da categoria

Leonardo Bruno

Carros elétricos X a combustão: economia pode chegar a quase 80%; confira os cálculos

Guia do Investidor

Deixe seu comentário