Guia do Investidor
exposicao de tecnologia 5g digita day fpzzb abr 0405217808
Colunistas

A revolução tecnológica no mercado financeiro

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) mudaram a relação entre as pessoas no mundo dos negócios. As técnicas disruptivas seguem alterando conceitos e práticas de relações, fazendo surgir novos produtos e serviços no mercado. Recursos e soluções tecnológicas que revolucionam os mercados financeiro e de capitais têm recebido investimentos cada vez mais crescentes. Dados e documentos em nuvens, moedas digitais, bancos digitais, fintechs (startups de finanças)open banking (sistema financeiro aberto), investimentos e financiamentos podem ser acessados com um clique, tudo de forma rápida, acessível, segura e confiável. Será?

Rapidez realmente não têm como negar, mas segurança e confiabilidade ainda estão um pouco aquém do necessário e desejável. Neste contexto, a segurança da informação se mostra fragilizada quando usuários, pessoas que utilizam os smartphones para fazer negócios, desconhecem detalhes de segurança cibernética, como a realização de backups e o uso de senhas mais fortes. Uns confiam demais e outros nem tanto. Os riscos se apresentam para quem não conhece bem o assunto.

Leia mais  Deepfake em 2023: os três principais cenários de ameaças

Além de outras razões, a necessidade de ter acesso a serviços de forma mais rápida foi um os fatores que pesou para que parte da população migrasse para o universo financeiro digital. Podem ser feitos a abertura de contas, movimentações, investimentos, financiamentos, pagamentos e recebimentos em frações de segundos, por meio de um celular na palma da mão de forma automática. Bancos digitais, pix, criptomoedas, bolsas de valores eletrônicas estão evoluindo a criptoeconomia no mundo.

Nesse sentido, podemos comprar e vender ações a cada segundo, acompanhando em tempo real a valorização e desvalorização de capitais e as movimentações financeiras mundiais. E isso é fantástico para a economia universal. Vale ressaltar que existem algumas aplicações atraentes no mundo, como na China com o Winchet e Alipay. Na África, o uso dos telefones via satélite para transferência de dinheiro entre quem está nas cidades e quem está nas tribos é um recurso.

E o que deve vir por aí? O metaverso para promover maior interatividade, melhorar a comunicação, gerando mais humanidade nas relações com os clientes e proporcionando uma nova e melhor experiência para os usuários. Finanças descentralizadas que prometem ultrapassar as criptomoedas já que, sem a necessidade de um banco tradicional, qualquer pessoa do mundo que tiver um smartphone com acesso à internet poderá fazer transações financeiras globais, mediante contratos inteligentes de blockchain. Mas não se assuste. A proposta é melhorar cada vez mais para garantir igualdade de direito às informações e aos negócios, financeiros ou não, a todos, com segurança, rapidez, acessibilidade e transparência de forma natural.

Por Gabriela Barreto, professora de contabilidade de custo e gerencial na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.

Leia mais  Banco Neon vai monitorar clientes em tempo real
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Microsoft lança ferramenta de IA voltada para finanças

Mateus Sousa

Apple desiste da produção de carros elétricos

Mateus Sousa

Tecnologia à serviço do crime: a vez do clone de voz

Autor Convidado

Intel e Microsoft se juntam para produção de novos chips

Márcia Alves

Nvídia (NVDA): IA vai levar a outro balanço acima das projeções?

Autor Convidado

Como saber se meu namorado me trai: guia rápido

Comunicados de Imprensa

Deixe seu comentário