Guia do Investidor
Quais FIIs comprar em Junho de 2020 1
Notícias

Acabou a mamata? CVM quer mudar regras para distribuição de lucros dos FIIs

OS são os melhores amigos dos rentistas. Afinal, a margem de pagamento de aliados a lastros mobiliários trazem uma para os . No entanto, parece que toda esta tranquilidade que os amantes dos fundos possuem irá balançar nos próximos dias.

O órgão regulador do de capitais brasileiro, a CVM divulgou ontem um interessante comunicado no qual deliberou pelo provimento de pedido de reconsideração envolvendo questões relacionadas à distribuição de rendimentos de fundo de investimento imobiliário ().

O pedido de reconsideração buscou alterar a decisão do Colegiado de 21/12/2021, que deliberou que os  têm discricionariedade para definir os valores a serem distribuídos aos cotistas. Porém, ao apresentarem suas demonstrações financeiras, deveriam reconhecer adequadamente a segregação dos valores distribuídos entre rendimentos e amortização de capital. 

Dessa forma, o Colegiado entendeu, naquela ocasião, que a distribuição de valores aos cotistas que exceder o lucro contábil não deve ser classificada como rendimento, nem aumentar a rubrica de prejuízos acumulados do fundo. 

Leia mais  Melhores fundos imobiliários para 2020

Ao analisar o pedido de reconsideração formulado pelo administrador do Maxi Renda Fundo de Investimento Imobiliário, o Colegiado deliberou, em 17/5/2022, rever a decisão de 21/12/2021, tendo esclarecido que:

  • Por unanimidade, reconheceu a existência de obscuridade e contradição na decisão de 21/12/2021, hipóteses previstas no art. 10 da Resolução CVM 46, tendo decidido, portanto, conhecer e apreciar o pedido de reconsideração.
  • Ainda que com visões distintas sobre alguns fundamentos, por unanimidade, reconsiderou a decisão anterior no sentido de deixar de impor que a distribuição do chamado “lucro ” em montante superior ao lucro contábil do exercício adicionado dos lucros acumulados do exercício anterior ou, na hipótese de prejuízo contábil, todo o lucro caixa distribuído (Lucro Caixa Excedente) seja contabilizada como amortização de cotas ou devolução de capital.
  • Em relação aos aspectos informacionais, orientou o administrador fiduciário do FII a promover, prospectivamente, aprimoramentos que assegurem aos investidores clareza de que tal parcela da distribuição de Lucro Caixa Excedente (se houver) foi superior ao lucro contábil, de modo a evitar a falta de conteúdo informacional mínimo, necessário e suficiente para a tomada de decisão pelos investidores.
  • Nessa linha, reconheceu que esse objetivo pode ser alcançado por meio de divulgação de subcontas na linha do Líquido (PL) relativa a lucro/prejuízo acumulado segregando (i) a distribuição de lucro que correspondeu a lucro contábil distribuído e (ii) a distribuição do Lucro Caixa Excedente (se houver) distribuído ao amparo da Lei nº 8.668/1993, acrescentando, em nota explicativa às demonstrações financeiras do Fundo, informações elucidativas acerca de tais valores.
  • Além disso, o Colegiado entendeu que devem ser divulgados esclarecimentos pelo administrador fiduciário do FII, nos avisos ou informes enviados aos cotistas, de modo a possibilitar fácil compreensão no sentido de que os valores de Lucro Caixa Excedente distribuídos (se houver) superam o lucro contábil, que pode ser impactado por avaliações a valor justo, dentre outros eventos contábeis, bem como esclarecimentos quanto aos riscos envolvidos.
  • Por fim, o Colegiado sinalizou que essa questão informacional deverá entrar oportunamente na pauta regulatória da Autarquia, para fins de padronização e aprimoramento das regras aplicáveis, dentro de uma revisão mais ampla da Instrução CVM n° 516/2011, no âmbito de audiência pública.

Nossas redes:

Leia mais

Buscando por FIIs? Confira os mais rentaveis de Junho

Leonardo Bruno

Deu ruim para os fundos? Indice Ifix imenda quarta queda seguida na bolsa

Leonardo Bruno

Mercado financeiro de olho nos imóveis: corretor revela porquê de aumento no investimento imobiliário

Guia do Investidor

Os melhores FIIs de Junho? Confira as indicações da Warren

Leonardo Bruno

Hora de virar rentista: confira as melhores indicações de FIIs e dividendos para Junho

Leonardo Bruno

Quais os FIIs mais rentáveis da bolsa? Descubra agora!

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário