O Inter Research publicou nesta terça-feira (23) um relatório revisando a sua recomendação para as ações do BB (BBAS3), considerando o cenário atual.
O documento, cujo título é “O Risco que sempre esteve ali”, foca em reconsiderar a avaliação sobre o Banco do Brasil, tendo em vista o que ocorreu recentemente para outra estatal: a Petrobras.
“Nossa nova precificação reflete as incertezas acerca de uma maior interferência política no Banco, após declarações do atual presidente, Jair Bolsonaro, sobre mudanças na presidência da Petrobras, devido à divergências sobre políticas adotadas por esta companhia”.
Inter Research, via relatório.
Nesse sentido, o analista Matheus Generoso do Amaral relembrou a tentativa de substituição na presidência do BB (BBAS3) que não se concretizou, ocorrida em janeiro. No período, a tensão se acirrou após o anúncio de um plano de reestruturação do banco que, aliás, a research considerou longe de ser agressivo.
Ainda assim, a medida sinalizou uma percepção de instabilidade sobre a permanência do atual presidente, André Brandão, no cargo.
Além disso, o Inter Research também promoveu alguns ajustes de suas expectativas, com base no resultado do 4T20 e o guidance para 2021.
Em suma, houve uma atualização a respeito das despesas com risco legal (cíveis e trabalhistas). Ao mesmo tempo, também ocorreu uma redução das expectativas para redução de eficiência, onde o relatório menciona a adesão de 5.543 funcionários ao plano de desligamento voluntário, que pode gerar uma economia líquida de R$ 2,9 bilhões até 2025.
Ademais, o analista ressaltou que o custo de capital do Banco do Brasil (BBAS3) está acima da média de seus pares privados. Enquanto o custo de capital do BB está em 12,6%, a média dos demais bancos está em 11,5%. Inclusive, esse custo mais alto se justifica pelo prêmio de risco “Banco do Brasil”.
Qual é a recomendação do Inter para o BB?
Embora o Inter Research tenha apresentado um preço-alvo de R$ 40,00, com potencial upside de 38%, a recomendação para as ações do BB (BBAS3) foi rebaixada para neutra.
Por fim, o Guia do Investidor fez um resumo com os destaques do resultado do Banco do Brasil referente ao quarto trimestre de 2020. Para conferir, acesse aqui.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Informe seu melhor e-mail agora mesmo e fique sempre informado(a).
Quer receber recomendações diárias de investimentos no Telegram? Sim eu quero!
Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais: