Continua após o anúncio
As ações da Tesla (TSLA34) caíram 5% na manhã de sexta-feira. Horas depois que a empresa divulgou o modelo de veículo utilitário (SUV), o Model Y. Alguns analistas de Wall Street chamam o utilitário de “assombroso”.
“Achamos que a inauguração foi uma decepção e estamos vendo uma situação clássica de ‘vender o fato’ esta manhã”. Afirmou o analista da CFRA, Garrett Nelson, à CNBC.
Assim, Elon Musk, CEO da Tesla, mergulha ainda mais em um dos segmentos mais quentes do mercado automotivo. Com a tão esperada estréia do Model Y em seu estúdio de design em Los Angeles na noite de quinta-feira.
“É uma loucura pensar, 11 anos atrás, hoje fizemos literalmente um carro. E daqui a um ano teremos um milhão ”, disse Musk.
Sobre o SUV elétrico da Tesla
O Model Y vai custar de US$ 39.000 a US$ 60.000. Dependendo dos extras, é claro. O novo veículo é cerca de 10% maior do que o Model 3 da Tesla. Assim, ele possui sete lugares, um teto panorâmico de vidro e um grande porta-malas. Musk ainda mostrou um protótipo do Modelo Y no Tesla Design Center na noite de quinta-feira.
Nelson disse que o design do carro era “mais ou menos” o que ele esperava.
“O problema foi o momento das primeiras entregas”, disse Nelson. “Na reunião de acionistas da Tesla em junho passado, Musk disse que as primeiras entregas do Model Y provavelmente estavam no primeiro semestre de 2020. Entretanto, agora ele está dizendo o outono de 2020 para versões mais caras e na primavera de 2021 para a versão de US$ 39.000.”
Concorrência para a Tesla
Entretanto, a concorrência está realmente jogando contra a Tesla, com a companhia, da Ford, Volksvagem até a Ferrari. Estas planejam introduzir suas próprias linhas de veículos elétricos nos próximos anos.
“A Tesla enfrentará uma concorrência de um veículo elétrico significativamente maior. Começando com o veículo do ano-modelo 2021, que estará disponível a partir da primavera de 2020”, disse ele.
Ainda assim, outros foram mais otimistas quanto às perspectivas do veículo.
“Quando tivemos a oportunidade de testar o carro, ficamos muito impressionados com o interior e a sensação do Model Y na estrada. Já que ele não dirigia como um crossover SUV”, disse o analista Dan Ives, da Wedbush, em nota de pesquisa na sexta-feira. Isso pode ser uma grande vantagem competitiva para a Tesla, acrescentou ele.
Nos próximos três anos, o Model Y poderia representar entre 15% e 20% das vendas totais de unidades da Tesla. “E, portanto, será um grande avanço para a Musk & Co. no futuro”, disse.
Follow @oguiainvestidorDICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.