Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Short squeeze não colou no Brasil; ações da IRB despencam

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Após subir 17% na véspera, as ações de IRB Brasil (IRBR3) chegaram a despencar 7,7% nesta sexta-feira, 29. Dessa forma, seguiu os alertas dos reguladores sobre os riscos de manipulação de mercado.

Como já noticiado em vários canais de mídia – inclusive aqui no Guia do Investidor – o movimento se baseia no ocorrido em Wall Street, com as ações da GameStop.

Assim sendo, o valor da varejista de videogames saltou desde a metade de janeiro devido ao short squeeze. Esse salto veio após inúmeros investidores individuais negociaram os papéis por meio de aplicativos de corretagem online como Robinhood.com.

Dessa forma, em um grupo no Facebook, fizeram a mesmíssima coisa com IRB Brasil, por meio de derivativos e coordenando a compra nas redes sociais.

Além disso, vale destacar que as ações da resseguradora acumulavam queda de mais de 20% em 2021 – até quarta-feira. Em 2020, a queda beirou os 77%, ganhando o título de pior desempenho do Ibovespa no ano passado.

Portanto, hoje a B3 interviu, abrindo leilões para negociar as ações da IRB Brasil.

“Em momentos de volatilidade, o mecanismo de leilão promove uma melhor formação de preços com base em todas as ofertas de compra e venda disponíveis no mercado, resultando em maior proteção aos investidores.”

afirmou a bolsa paulista.

De acordo com Marina Braga, líder de alocação na BlueTrade, dificilmente acontecerá aqui o que aconteceu nos Estados Unidos. Marina citou a regulamentação mais restritiva do Brasil, e também o fato da CVM já ter se pronunciado sobre as penalidades.

Leia mais  IRB (IRBR3) elege novo Diretor Financeiro

Sobre a IRB Brasil

A IRB Brasil (IRBR3) enfrentou um ano difícil em 2020, sofrendo com as acusações de fraudes contábeis, após a gestora Squadra, de Guilherme Aché, apontar o erro. Assim sendo, de lá pra cá, as ações da resseguradora caíram e caíram, com inúmeros prejuízos trimestre após trimestre.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

O IRB(Re) realizou o resgate antecipado das debêntures 

Márcia Alves

Ibovespa: +2 mil pontos, 128,8 mil. Vale impulsiona.

Rodrigo Mahbub Santana

IRB (IRBR3) apresenta valorização de 25,6%

Rodrigo Mahbub Santana

IRB (IRBR3) reporta lucro líquido de R$ 38 mi no 4T23

Márcia Alves

IRB (IRBR3) anuncia novo Diretor Vice-Presidente Financeiro

Paola Rocha Schwartz

Mesmo com resultado positivo, ações da IRB (IRBR3) derretem

Mateus Sousa

Deixe seu comentário