AMAR3 é o código como encontramos a Marisa Lojas S/A na Bolsa de Valores. Além disso, ela também é conhecida por sua atividade no comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios. Seu patrimônio ativo total esteve avaliado em R$ 3.008.520,00 até 30/09/2020. Ou seja, quase R$ 1 milhão a mais que no mesmo período do ano anterior.
Porém, não foi sempre assim. Em 1948, sob o comando de seu fundador, Bernardo Goldfarb, a companhia abriu sua primeira loja na cidade de São Paulo, a Marisa Bolsas. Em seguida, com o sucesso do empreendimento, expandiu para a Marisa Malhas. Nesse sentido, a varejista trouxe foco no público feminino, oferecendo variedades de produtos e preço atraente.

Transformação das Lojas Marisa em um dos maiores comércios varejistas do Brasil
O ano de 1990 foi um divisor de águas para as Lojas Marisa. A princípio, já presente em todas as regiões do País, a companhia inaugurou sua primeira loja em um shopping center, em São Paulo. Além disso, a varejista adotou um novo modelo de loja, a Marisa Ampliada, com oferta de moda feminina, masculina e infantil; criou seu próprio cartão de crédito e inaugurou a sua loja virtual. Dessa maneira, a padronização de lojas, modernização e a forma de expor os produtos foi se realizando aos poucos.
Em 2007, ocorreu a abertura de capital da Companhia (IPO), ou seja, seu ingresso no mercado de ações e, no ano seguinte, houve o fechamento de um acordo comercial com o Banco Itaú para o lançamento do cartão de crédito ItauCard Marisa.
De 2009 a 2013, 180 unidades foram abertas. Porém, nos primeiros três meses de 2016, a rede divulgou um prejuízo, o que a fez realizar mudança estrutural nos processos e na cultura da companhia, culminando na entrega do cargo da presidência de Márcio Goldfarb para Marcelo Pereira Araújo (ex-Grupo Libra, CSN e Natura).
Atualmente, a varejista Lojas Marisa possui foco em vendas na classe C (considerada a nova classe média), com uma rede de centenas de lojas por todo o território nacional. Ao mesmo tempo, possui um total de papéis em circulação no mercado de valores, de aproximadamente 111.476.495, em tipos de investidores/ações.
O ingresso das ações das Lojas Marisa no mercado da Bolsa de Valores
De acordo com o portal da Bovespa, sobre dados históricos das ações das Lojas Marisa, notou-se, em 5 anos, altos e baixos. Por exemplo: no período de 1 ano, ela variou da seguinte forma. Abriu o valor de suas ações com R$ 11,72, teve uma máxima de R$15,35, preço médio de R$7,78, o que movimentou um volume de R$5.385.478 (-38,23%). Se esses valores forem comparados em um período de 5 anos, o preço médio de R$ 7,61, movimentação de capital de R$ 1.605.802 (32,36%).

Hoje em dia, sua variação é de R$0,30, ou seja, o equivalente a 4,32% e, seu último preço foi de R$7,24 (14/dez/2020). Tal oscilação, inerente ao mercado de ações da Bolsa de Valores. Em queda ou em alta, o grande desafio é compreender o momento para investir. E, com as Lojas Marisa não é diferente. AMAR3 são ações que despertam grande interesse.
As Lojas Marisa têm um total de 204 milhões de ações ordinárias e, destas, 25,65%, ou seja, 52.529.246 podem ser negociadas nos mercados. Com essa quantidade de ações, os investidores conseguem comprar e vender, diariamente, com oportunidades de lucros. Tudo é um risco, mas o mercado e quem faz parte dele está ciente.
O antigo que virou moderno: como a rede Lojas Marisa driblou o tempo e se atualizou desde sua criação
Mesmo há 70 anos presente no mercado varejista brasileiro de moda feminina e lingerie, com seu conhecido slogan “De mulher para mulher”, após dois anos, sofreu intensa e importante reformulação interna. Novas definições na estratégia de estilo e produtos. Em 2019, a Marisa apresentou ao público mudanças de produto e comunicação, as quais reforçam a ligação da marca com a moda da mulher brasileira. Talvez, tal mudança tenha atraído e influenciado sua valorização frente ao mercado de ações na Bolsa.
A adequação entre modernidade e política de fidelização do cliente
A conquista e manutenção de clientes é o principal para que uma empresa obtenha lucro. Tratar bem o cliente, oferecendo produtos e serviços de qualidade, faz de qualquer empreendimento ser bem sucedido. No caso das Lojas Marisa, não é diferente.
Além de tudo citado acima, um dos produtos “carro chefe” da empresa, o cartão Marisa, oferece facilidades, descontos e outros benefícios para clientes da loja. Sua versão em parceria com o Banco Itaú também pode ser aproveitada em vários estabelecimentos pelo País. Para atendimento ao cliente, a Loja oferece canais para dúvidas, reclamações e até mesmo para cancelamento do cartão Marisa, dentre outros serviços como segunda via de faturas e pagamentos.
Fonte dados históricos: https://br.advfn.com/bolsa-de-valores/bovespa/lojas-marisa-on-AMAR3/historico
Cadastre-se em nossa Newsletter
Informe seu melhor e-mail agora mesmo e fique sempre informado(a).
Quer receber recomendações diárias de investimentos no Telegram? Sim eu quero!
Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais: