Guia do Investidor
rendafixa
Notícias

Adeus Renda Fixa: pessoas estão abandonando “fórmulas” de portfólio e alocando mais em Bolsa

Os estão abandonando focados em aposentadorias e alocando mais em e . Dessa forma, Peter e Lynette Griffith tinham maior parte do seu portfólio, aproximadamente uns 70% em renda fixa durante a crise subprime. Contudo, depois dessa crise o casal parou com seus aportes focados em de pensão e foram migrando para a renda variável. Dessa forma, no ano passado os em renda variável atingiu os seus 100%.

“Há a divisão 60/40, mas nós particularmente tínhamos a regra 70/30 — 70% em , 30% em renda fixa — para obter um retorno decente”, lembra Peter, que trabalhava no setor bancário antes da aposentadoria, em Brisbane, na Austrália. “Isso ficou no passado. Simplesmente não dá para se viver do rendimento obtido com depósitos a prazo ou de dívida.”

Dessa forma, não é apenas o casal que esta abandonando a renda variável, as pessoas físicas estão seguindo o mesmo caminho, retirando alocações dos fundos de planos de aposentadora. Dessa forma, adotando a postura já empregada por firmas como a JPMorgan Asset Management. Contudo, o catalisador foi a pandemia, que levou as taxas de juros para o fundo do poço e diminuiu os rendimentos dos investidores com títulos.

Leia mais  Índices da Bolsa brasileira: muito além da Ibovespa

Entretanto, o avanço das criptomoedas e ações badaladas atraem recursos de investidores que temem não aproveitar movimentos de valorização. Dessa forma, nos outros países como EUA e Austrália, existe a tradição das pessoas montarem seus próprios fundos de aposentadora.

Portanto, a pandemia mudou a visão desses indivíduos, quebrando o princípio subjacente à fórmula de alocação de 60/40 e a noção que as aplicações em títulos suavizam momentos de perda nas bolsas. Desde o estouro da bolha das ações ponto-com no início dos anos 2000, a correlação entre ações e títulos tem sido predominantemente negativa.

Veja mais sobre a renda fixa:

Se quiser conferir a categoria completa de renda fixa, clique aqui!

Avalie este post:
[Total: Média: ]

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as mais quentes do em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Leia mais

Número de mulheres que investem na bolsa de valores cresce mais de 700% em dez anos e ultrapassa 1,1 milhão

Autor Convidado

Analistas do Banco Original falam sobre queda das bolsas, China, reajustes da gasolina e mais

Autor Convidado

Super-quarta de COPOM aumenta receio do mercado e bolsa abre em queda

Leonardo Bruno

Acabou a festa? Dólar de volta aos R$ 5 e ibovespa em queda

Leonardo Bruno

“O retorno de longo prazo da bolsa brasileira é consistentemente ruim” destaca um dos fundadores da Adam Capital

Autor Convidado

Ibovespa tenta se recuperar antes do feriado em semana delicada no mercado

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário