Guia do Investidor
rendafixa
Notícias

Adeus Renda Fixa: pessoas estão abandonando “fórmulas” de portfólio e alocando mais em Bolsa

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Os investidores estão abandonando renda fixa focados em aposentadorias e alocando mais em renda variável e bolsa de valores. Dessa forma, Peter e Lynette Griffith tinham maior parte do seu portfólio, aproximadamente uns 70% em renda fixa durante a crise subprime. Contudo, depois dessa crise o casal parou com seus aportes focados em fundos de pensão e foram migrando para a renda variável. Dessa forma, no ano passado os investimentos em renda variável atingiu os seus 100%.

“Há a divisão 60/40, mas nós particularmente tínhamos a regra 70/30 — 70% em ações, 30% em renda fixa — para obter um retorno decente”, lembra Peter, que trabalhava no setor bancário antes da aposentadoria, em Brisbane, na Austrália. “Isso ficou no passado. Simplesmente não dá para se viver do rendimento obtido com depósitos a prazo ou títulos de dívida.”

Leia mais  Dow Jones brilha em novembro, enquanto Nasdaq lidera ganhos mensais

Dessa forma, não é apenas o casal que esta abandonando a renda variável, as pessoas físicas estão seguindo o mesmo caminho, retirando alocações dos fundos de planos de aposentadora. Dessa forma, adotando a postura já empregada por firmas como a JPMorgan Asset Management. Contudo, o catalisador foi a pandemia, que levou as taxas de juros para o fundo do poço e diminuiu os rendimentos dos investidores com títulos.

Entretanto, o avanço das criptomoedas e ações badaladas atraem recursos de investidores que temem não aproveitar movimentos de valorização. Dessa forma, nos outros países como EUA e Austrália, existe a tradição das pessoas montarem seus próprios fundos de aposentadora.

Portanto, a pandemia mudou a visão desses indivíduos, quebrando o princípio subjacente à fórmula de alocação de 60/40 e a noção que as aplicações em títulos suavizam momentos de perda nas bolsas. Desde o estouro da bolha das ações ponto-com no início dos anos 2000, a correlação entre ações e títulos tem sido predominantemente negativa.

Veja mais sobre a renda fixa:

Se quiser conferir a categoria completa de renda fixa, clique aqui!

Leia mais  Underwriting: entenda como ocorre o processo de listagem de ações na bolsa de valores
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Klabin divulga lista de indicações para conselho de administração

Rodrigo Mahbub Santana

Hypera (HYPE3) tem alta de 50% nos lucros no 4T23

Rodrigo Mahbub Santana

Bolsas de NY recuam após alta inicial; Techs lideram correção

Guia do Investidor

Petrobras arrasta Ibovespa para baixo após cortar dividendos

Guia do Investidor

Ibovespa despenca arrastada por Petrobras (PETR4)

Guia do Investidor

Ibovespa fecha em baixa, Petrobras e bancos pressionam; CSN lidera

Guia do Investidor

Deixe seu comentário