Guia do Investidor
Agora2
Avaliação de Corretoras

Ágora Investimentos é confiável? Ágora Investimentos Taxas, Telefone e mais

Investimentos é confiável? Combinando uma longa experiência no mercado financeiro brasileiro e a estrutura do , um dos maiores bancos privados do Brasil, a Ágora Investimentos figura entre as principais da Bolsa.

Com um perfil recentemente modernizado, a controladora da Ágora buscou fortalecer o atendimento para clientes pessoa física e jurídica não institucionais nessa atual fase. Ainda assim, fica a pergunta: será que a é boa e confiável?

Pensando nisso, o Guia do Investidor reuniu todas as informações disponíveis sobre a Ágora Investimentos para ficar por dentro da história, perfil, serviços, avaliações no e nas distribuidoras do app para você analisar se a corretora é confiável ou não.

Ágora Investimentos: História e Perfil

Em síntese, a Ágora Investimentos se define como uma casa de investimentos, sendo referência em inovação no mercado financeiro desde seu início, em 1993.

Fundada por Roberto Campos Rocha e Selmo Nissenbaum, a corretora iniciou suas atividades com foco no investidor institucional estrangeiro. Porém, houve uma ampliação tempos mais tarde e a Ágora também expandiu o seu atendimento para o investidor institucional doméstico.

Como destaque, a corretora foi uma das primeiras a lançar a ferramenta Home Broker no Brasil, permitindo a realização de operações na Bolsa, através da Internet, pela ferramenta VipTrade.

Desde 1993, a Ágora Investimentos é referência em inovação no mercado financeiro. Fomos os primeiros a lançar a ferramenta Home Broker no Brasil e seguimos investindo em tecnologias que facilitam a sua vida.”

Ágora Investimentos, em seu site.
Tutorial Home Broker Agora Investimentos online video cutter.com
Ágora Investimentos é confiável?

Saltando no tempo, o ano de 2008 representou uma nova fase para a Ágora. Afinal, foi nesse período que o Banco Bradesco fez a compra de 100% da corretora.

Em 2019, a Bradesco Corretora teve uma separação dos seus negócios, onde manteve a operação no segmento de investidores institucionais. Por isso, a marca Ágora foi relançada nesse mesmo ano absorvendo os clientes pessoa física e jurídica não institucional, principal área de atuação da corretora.

Somos uma casa de investimentos. Um lugar onde você conta com assessoria diferenciada para investir e encontra experiência, produtos selecionados e conteúdo único para alcançar seus objetivos.”

Ágora Investimentos.

O que a Ágora Investimentos oferece?

De acordo com a Ágora Investimentos, a corretora oferece uma plataforma para acesso a produtos de investimento. Ao mesmo tempo, ela possui uma área voltada para conteúdos de educação e informação voltados para investimentos, bem como serviços de assessoria financeira.

Temos assessores à disposição para te orientar e esclarecer suas dúvidas. Você pode entrar em contato pelo telefone, buscar um de nossos Agentes Autônomos ou agendar uma visita em nosso escritório.”

Ágora Investimentos.
Ágora Investimentos é confiável
Ágora Investimentos é confiável?

Sobre a plataforma, é possível investir em produtos de Renda Fixa (como Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA, CRI, CRA, entre outros) e Renda Variável (como Ações, Fundos de Investimento, Fundos Imobiliários, ETFs, BDRs, Mercado Futuro, etc.).

Sobre os conteúdos, a corretora oferece cursos, e-books, relatório de análises, vídeos, podcasts, além contar com o seu próprio blog e redes sociais, onde disponibiliza materiais de educação, informação e . Sendo assim, é possível encontrar desde conteúdos gratuitos para iniciantes até materiais exclusivos para assinantes.

Quais são as taxas e tarifas da Ágora?

Conforme a tabela de custos da Ágora, não existe cobrança de taxas ou tarifas para e manutenção de conta na plataforma.

Ao mesmo tempo, a corretora já oferece uma série de operações com taxa zero de corretagem. Em resumo, as taxas zero e demais custos informados pela corretora Ágora Investimentos são os seguintes:

InvestimentoCusto Operacional
Renda Fixa (CDB, LCI, LCA, CRI, CRA, outros)Zero
Tesouro DiretoZero¹
AçõesDay Trade — R$ 2,50
Operações à vista — R$ 4,50
Fundos ImobiliáriosZero²
OutrosValores diversos: Veja aqui.
¹Lembrando que o Tesouro Direto conta com a Taxa de custódia cobrada pela , de 0,25%.
²Cada Fundo cobra uma Taxa de Administração e uma Taxa de Performance. Sendo assim, é preciso verificar os detalhes descritos no regulamento de cada fundo.
Fonte: Ágora Investimentos.
Ágora Investimentos é confiável
Ágora Investimentos é confiável?

Ágora Investimentos no Reclame Aqui

Com o objetivo de entender melhor a visão dos clientes da Ágora Investimentos, o Guia do Investidor consultou a página da corretora no Reclame Aqui.

Leia mais  Inter Corretora é boa? Inter Corretora Taxas, CNPJ, telefone e mais

A princípio, a Ágora apresentou uma nota 6,6/10 no geral, representando uma reputação regular. No curto prazo, por sua vez, a corretora conta com a nota 7,2/10 para os últimos 12 meses, enquanto os últimos 6 meses apresentam uma nota 7,8/10, sendo uma reputação boa para ambos os períodos.

Conforme a imagem a seguir, podemos notar que o perfil é super ativo, visto que 99,6% das queixas possuem respostas no geral. Confira:

Agora Reclame Aqui 17 12 21
Ágora Investimentos é confiável?
Avaliação da Ágora Investimentos no
Reclame Aqui em 17/12/21
(Fonte: Reclame Aqui).

Sobre as reclamações, as categorias mais comuns envolvem problemas com falhas de acesso ou operação de alguma plataforma, para encerramento de conta, bem como queixas envolvendo depósitos e saques. Mas considerando o índice de solução de 72,8%, os problemas mostram-se sob controle.

Ao mesmo tempo, a corretora possui aceitação de menos da metade dos seus clientes com queixa, visto que 47,3% voltariam a utilizar a plataforma.

Avaliação do app da Ágora Investimentos

A respeito do aplicativo da Ágora Investimentos, é possível encontrá-lo tanto para smartphones com sistema Android (Google Play), quanto para o sistema iOS (App Store).

Considerando a avaliação em ambas as plataformas, o aplicativo conta com uma nota abaixo da média entre os usuários. A avaliação geral do app no Google Play é de 2,3, enquanto a nota alcançada na App Store é de 2,6, lembrando que 5 é a avaliação máxima.

Google PlayApp Store
Ágora Investimentos2,32,6
A Nota Máxima é 5 em ambos os casos.
Acesso em 15/12/2021.
Fonte: Google Play/App Store.

Observando as avaliações, em síntese, os comentários destacam a dificuldade de uso app, com relatos de falhas ao fazer o login ou durante alguma operação no home broker, afetando a experiência na plataforma. Vamos acompanhar alguns exemplos a seguir.

Ágora
Ágora Investimentos é confiável?

Comentário dos usuários

Olha o app é muito bom, ajuda bastante pra quem quer investir, mais deveria ser mais simplificado na hora de comprar uma ação, título ou fundos de investimentos, uma sugestão, séria muito bom se pudéssemos vincular nossa conta-corrente, ou fazer transferência com mais facilidade.

Avaliação de Nildo Santos no Google Play. Nota: ★★★★★

O App não é tao ruim, mas carece de melhorias básicas como visualização do preço médio, histórico de performance das ações bem simples na tela principal… informações extremamente básicas que qualquer Dev de UX que tenha investimento, já teria colocado algo assim no roadmap. Olhem a concorrência amigos… acordem.

Avaliação de Daniel Sanchez no Google Play. Nota: ★★★★

O aplicativo até funciona, mas está longe de ser fácil de usar. Pouco intuitivo, com poucas funcionalidades, tornando difícil o acesso e entendimento dos dados. É preciso melhorar e a concorrência tem bons exemplos a serem seguidos (app da Rico, Modalmais, Clear por exemplo).”

Avaliação de “Diego0066” na App Store. Nota: ★★★

Aplicativo com visual de 20 anos atrás. Lerdo, você abre e ele fica travado, tem que encerrar e reabrir várias vezes pra conseguir operar. O visual incomoda demais, aquele verde chega dói no olho, visual tenebroso.”

Avaliação de Thiago Vasconcelos na App Store. Nota: ★

Estou tendo uma experiência terrível logo após fazer meu primeiro investimento de liquidez a qualquer momento. Segunda vez que minha senha (correta) é bloqueada esse fim de semana pq o app diz que está errada. A prova q n estava é q na hora de alterar se eu colocar a anterior, diz que n pode ser igual à antiga. Precisei mudar também a assinatura, sem sucesso. Como a gente faz reserva de emergência se num final de semana não consegue resgatar dinheiro pq o app não faz login?

Avaliação de Davi Andrade no Google Play. Nota: ★

Afinal, a Ágora Investimentos é confiável?

Considerando as informações coletadas, a Ágora Investimentos contém uma estrutura que permite o acesso a uma boa variedade de investimentos, além de possuir o serviço de assessoria e conteúdos de informação e educação. Em parte, a longa experiência adquirida e o suporte do Banco Bradesco contribuíram a favor disso.

Pontos positivos: A princípio, mencionar a taxa zero para algumas categorias de investimento como um ponto a favor, visto que isso torna o custo para investir mais acessível. Ao mesmo tempo, a corretora permite o acesso a cursos e análises — tanto gratuitos, como exclusivos para clientes— notícias, além de serviços de assessoria.

Leia mais  Ativa Investimentos é boa? | Ativa Investimentos como funciona: taxas e mais

Pontos Negativos: Certamente, as eventuais falhas que a plataforma e o app apresentam resultaram em um impacto das avaliações dos usuários. Assim, as queixas a respeito de um mau funcionamento para acessar ou operar a plataforma são pontos de atenção.

Por fim, a Ágora Investimentos se mostra confiável em decorrência de todo o apoio que conta com o Bradesco, bem como pela longa trajetória que possui. Ainda assim, as falhas que a plataforma apresenta, podem afetar a experiência como pode ser notado pelas avaliações. Sendo assim, comparar com outras opções antes de iniciar os investimentos nessa plataforma.

Ágora Investimentos: CNPJ, telefone e dados gerais

ItemDados
CNPJ74.014.747/0001-35
Razão SocialAgora Corretora de Titulos e Valores Mobiliarios S/A
Quadro de Sócios— Alan Marinovic
— Luis Claudio de Freitas Coelho Pereira
— Ricardo Barbieri de Andrade
TelefonesDias de funcionamento:
– Segunda a sexta (exceto feriados).

Horários:
– Mesa de Operações e SAC: 9h às 18h
– Ouvidoria: 9h à 18h.

0800 770 9936 – Atendimento¹

4004-8282 – Regiões metropolitanas
0800 724 8282 – Demais localidades
0800 023 4554 — SAC
0800 727 9933 — Ouvidoria
Fonte: Ágora Investimentos.

Caso você ainda tenha dúvidas deixaremos aqui alguns tópicos importantes que podem auxiliar você na sua escolha.

image 402

O que é uma corretora?

Em resumo, uma corretora se trata de uma empresa responsável pela intermediação entre a pessoa física ou jurídica e os produtos de investimento (ações, títulos, fundos, ETFs, BDRs, etc).

Assim, imagine o seguinte: de um lado, estão todos os ativos de investimento disponíveis pelo mercado. Do outro, estão todas as pessoas e instituições interessadas em investir nesses ativos.

Para que esses investidores possam acessar os detalhes dos ativos, bem como investir de fato, eles não conseguem fazer a operação de compra diretamente com quem faz a oferta (por exemplo: a ação de uma empresa). Por isso, eles precisam das corretoras para executarem esse papel de “ponte” entre a oferta e demanda do mercado.

Para reforçar a segurança dessa função, uma corretora necessita de autorização prévia do Banco Central do Brasil (BC) para ser formada e organizada. Além disso, ela está sujeita à fiscalização da B3, da CVM e do próprio BC, inclusive.

Como escolher: banco ou corretora?

Atualmente, existe uma grande variedade de corretoras e bancos disponíveis para o público. Da mesma forma, os critérios para fazer a escolha ideal são vastos, tornando a decisão final uma questão bastante particular.

Mesmo assim, existem alguns pontos importantes para se levar em consideração, independente do seu perfil de investidor. Por exemplo: Taxas cobradas; Ativos disponíveis na plataforma; Home Broker e sua agilidade, estabilidade e facilidade de uso; como é o atendimento; avaliação do app; entre outros aspectos.

Considerando isso, o GDI trouxe as principais características para que você, investidor, saiba quais são as principais diferenças entre investir com uma corretora ou um banco.

image 403

Banco ou corretora? Taxas

Primeiro, precisamos entender que um banco ganha dinheiro principalmente emprestando dinheiro, seja através de empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.

Por isso, para um banco, sua área de investimentos é mais um diferencial do que o seu foco principal.

Desse modo, um grande banco costuma oferecer seus produtos de investimento a uma taxa mais alta para que ele não diminua a rentabilidade média das suas operações.

Por outro lado, as corretoras oferecem serviços a um preço mais atrativo com o objetivo de captar clientes para sua atividade principal, que é justamente essa: intermediar a relação entre cliente e mercado financeiro.

Claro, existem corretoras que cobram altas taxas, mas elas também costumam ter um serviço diferenciado e são voltadas para clientes de alta renda.

Portanto, geralmente, as corretoras costumam ter taxas mais atrativas que os bancos.

Contudo, estão começando a surgir algumas exceções, que são os bancos digitais, em que alguns oferecem uma plataforma de investimentos com preços baixíssimos.

image 404

Banco ou corretora? Diversificação

Essa é uma das principais questões quando estamos falando sobre as diferenças entre bancos e corretoras. Isso porque os bancos oferecem muitos outros serviços além de investimentos, como seguros, créditos, poupanças, entre outros.

Leia mais  Esqueça as ações do Iguatemi; Shoppings ainda enfrentam desafios

Isso pode fazer com que o investidor não tenha espaço para diversificar os investimentos. Outro ponto que merece destaque é que os bancos acabam ficando restritos aos produtos da sua própria instituição.

Por exemplo, se você quer investir em CDB, então o banco provavelmente irá oferecer apenas opções de seus créditos bancários – afinal, eles querem que você invista em seus produtos, não dos concorrentes. Isso faz sentido do ponto de vista dessas instituições. Mas e o que é melhor para você?

As corretoras, por outro lado, costumam ter um leque muito mais diversificado de opções, de diferentes estilos, liquidez, preço mínimo para entrar e até mesmo rentabilidade.

Ou seja, fica muito mais fácil encontrar o investimento que tem mais a cara do seu perfil de investidor.

image 406

Banco ou corretora? Suporte

Nos bancos, os gerentes são profissionais generalistas. Ou seja, cuidam de diversos produtos ao mesmo tempo. Por isso dificilmente, conseguem dar um atendimento mais personalizado de verdade. A não ser a clientes que possuem mais recursos aplicados.

Por outro lado, as corretoras contam com assessores especializados em investimentos que orientam os clientes em todas as suas dúvidas ao longo da jornada.

Além disso, esses profissionais são comprometidos exclusivamente com a rentabilidade da carteira dos clientes. Por sua vez, os gerentes dos bancos têm metas de produção a cumprir. Por isso, muitas vezes os produtos que indicam não são os que, de fato, trazem mais rentabilidade ao investidor.

image 407

Banco ou corretora? Segurança

No que diz respeito à segurança, existe uma diferença clara: o risco de um banco é próprio da instituição, enquanto o risco de uma corretora é o risco dos ativos que você investe.

Por exemplo, se eu invisto em um CDB do Bradesco através do Bradesco ou através de uma corretora, o risco é o mesmo, que é o risco de o Bradesco falir.

Por outro lado, o dinheiro que fica parado na conta da corretora não tem cobertura do FGC, enquanto o dinheiro parado no banco tem cobertura até R$ 250.000,00.

Dessa forma, se a corretora falir, o dinheiro que estava como saldo, vai ser perdido, mas o dinheiro aplicado nos ativos, não. Isso porque a corretora é apenas uma intermediadora.

Contudo, como não é comum grandes corretoras falirem, é preferível dizer que o risco de ambas as instituições é equivalente, pois ele é muito baixo.

image 408

Banco ou corretora? Rentabilidade

Um fator é determinante neste sentido: diversidade de opções de ativos. Qual é a base de qualquer carteira de investimentos no mundo? Pois é, diversificar!

Devido ao fato da corretora disponibilizar as mais variadas opções de ativos para o cliente, cria-se um portfólio muito mais diversificado e menos exposto ao risco, o que resulta em um rendimento maior, dependendo das escolhas de ativos.

Já o banco limita as opções de ativos para os clientes, expondo-se a um risco maior e consequentemente a uma rentabilidade menor.

Portanto, as corretoras apresentam mais vantagens competitivas do que os bancos, sendo uma mecanismo bem mais vantajoso para o investidor, principalmente aqueles que ainda não possuem muito capital investido e estão a pouco tempo no mercado.

image 405

Banco ou corretora? Atendimento

Quando você tem milhões para investir, é provável que terá um atendimento diferenciado tanto no banco quanto nas corretoras. Mas e quando esse não for o caso?

Será que as duas instituições se propõem a tirar dúvidas e estão preparadas para aconselhar o pequeno investidor a começar?

É possível que você não encontre esse tipo de atendimento nos bancos. Entretanto, algumas corretoras oferecem serviços para tirar dúvidas sobre investimentos por meio dos chats em seus sites. Esse já é um grande diferencial, certo?

Vale a pena manter parte dos investimentos em banco?

Os bancos são instituições fundamentais para determinadas operações, o que não significa que isso se aplica aos investimentos.

Os recursos depositados nas instituições bancárias são utilizados para financiar suas operações de crédito, como os empréstimos, e maximizar os seus lucros. Por isso, os rendimentos oferecidos pelos bancos comumente são menores.

Ainda assim, algumas pessoas colocam os seus recursos em aplicações com resgates automáticos, podendo não ser vantajoso.

Isso porque os saques realizados na conta remunerada estão sujeitos à incidência de Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) e Imposto de Renda (IR) sobre os ganhos.

Por este motivo, os recursos mantidos nos bancos devem ser apenas para suprir as despesas ou emergências. O restante deve ser alocado em produtos mais rentáveis que atendam os objetivos e perfil de risco do investidor.

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

Recomendações no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

Como se tornar um analista de investimentos? Saiba tudo

Suno Research

Nem os especialistas se salvaram: Em Junho, carteiras das principais corretoras derreteram

Leonardo Bruno

BTG+ ou Nubank? Qual o melhor banco? Análise completa

Victor Rodrigues

VG Research vale a pena? VG Research é bom? Saiba tudo sobre

Victor Rodrigues

BTG ou XP Investimentos? Qual melhor corretora? Veja análise completa

Victor Rodrigues

Genial ou Clear: qual a melhor corretora? Veja avaliação completa

Victor Rodrigues