Guia do Investidor
iluminacao moderna 02032020
Recomendações

Ainda vale a pena apostar nas ações da Petrobras com “Dança das cadeiras” na presidência?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A dança das cadeiras no mais alto cargo executivo da principal estatal brasileira continua. Durante a noite desta segunda-feira (23) o governo federal, acionista controlador da instituição divulgou um importante comunicado “ceifando cabeças”.

Segundo a nota, José Mauro Ferreira Coelho, que assumiu o cargo há 40 dias, será substituído por Caio Mário Paes de Andrade na presidência da empresa.

Na nota, o ministério agradeceu a Ferreira Coelho pelos resultados alcançados pela Petrobras durante sua gestão à frente da Petrobras, mas destaca que o país “vive atualmente um momento desafiador, decorrente dos efeitos da extrema volatilidade dos hidrocarbonetos nos mercados internacionais.”

Segundo o ministério, diversos fatores geopolíticos impactaram no preço da gasolina, do diesel e dos componentes energéticos e, para que sejam mantidas as condições necessárias para o crescimento do emprego e da renda da população, é necessário fortalecer a capacidade de investimento no setor privado.

A mudança do presidente da Petrobras (PETR3;PETR4) acontece após a chegada do novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida. Chegando ao comando da pasta em meio a críticas de Bolsonaro à estatal, o ministro ainda não falou publicamente sobre medidas específicas que poderiam atender ao pleito do Palácio do Planalto para reduzir preços de combustíveis. Sachsida como também o Ministério da Economia, são contra outras iniciativas já colocadas em estudo pelo governo nessa área, como a implementação de subsídio do Tesouro Nacional a combustíveis ou a criação de um fundo de estabilização de choques nos preços com uso de recursos da União, segundo a Reuters.

Segundo os analistas da Ativa investimentos, a mudança na Petrobras poderá representar a aplicação de política de preços mais espaçada, abrindo espaço para a prática de preços defasados frente aos praticados pelo mercado. Analista Ilan Arbetman diz que o substituto pode não possuir os requisitos necessários para a função

Leia mais  24 ações Janeiro 2022, segundo Nu Invest, Modalmais e Guide

Já a corretora XP Investimentos avalia mudança na Petrobras como negativa. Por outro lado, a corretora afirma também que a troca não deve alterar a política de preços da estatal, o que iria contra o parecer demostrado por Bolsonaro.

Rosangela Buzanelli, representante dos trabalhadores no Conselho de Administração afirma que a nova troca de presidente da Petrobras faz parte da gestão do caos de Bolsonaro, segundo ela, todos os oito conselheiros indicados pelo governo perdem o cargo, além de dois minoritários

Por fim, o Itaú BBA destaca que a mudança é negativa para a estatal e não está claro se o indicado atenderá aos requisitos do estatuto da Petrobras

“Estatuto indica que membros da diretoria tenham pelo menos dez anos de experiência em liderança, preferencialmente no setor ou área afim.

Diz corretora em relatório.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Petrobras obtém autorização da ANP para retomar produção em 6 instalações no Polo Bahia Terra

Leia mais

Haddad afirma que Lula controlará investimentos na Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Governo indica secretário da Fazenda ao conselho da Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Ministério Público solicita investigação de Lula em Caso Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Não compre ações da Petrobras, recomenda Bradesco

Márcia Alves

Técnicos da Petrobras visitam Venezuela a pedido de Maduro

Guia do Investidor

Petrobras arrasta Ibovespa para baixo após cortar dividendos

Guia do Investidor

Deixe seu comentário