Guia do Investidor
diferencas empregado funcionario colaborador
Colunistas

Alerta vermelho: queda no engajamento dos funcionários

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Manter o engajamento entre os colaboradores é fundamental para atingir melhores resultados. Um time engajado é mais produtivo, entregando tarefas com menos recursos e otimizando o tempo. Porém, para manter as pessoas engajadas, é preciso que estejam capacitadas, felizes e com nível de desafio adequado, porque o desequilíbrio entre estes fatores pode levar ao desânimo, ocasionando baixa produtividade.

Levantamento do Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, com 14.705 trabalhadores americanos em períodos integral e parcial, aponta que o engajamento dos funcionários nos EUA teve seu primeiro declínio anual em uma década — caindo de 36% de funcionários engajados em 2020 para 34% em 2021. Esse padrão continuou no início de 2022, já que 32% dos funcionários em período integral e parcial que trabalham para organizações agora estão engajados, enquanto 17% estão ativamente desengajados.

Leia mais  C6 Bank pode começar a oferecer seguros

A queda no engajamento atinge muitas empresas e acontece por vários motivos, como ambiente de trabalho negativo (o que se tem falado muito hoje em dia – o ambiente ou a liderança tóxico(a), falta de reconhecimento profissional, falta de comunicação, remuneração e benefícios abaixo do mercado, incompatibilidade com a função. Com isso, surgem mais problemas, como atrasos nas entregas, diminuição do padrão de qualidade, sem falar no impacto na saúde dos colaboradores, entre outros. Por essa razão, é necessário ter agilidade para resolver a questão, não se pode permitir que os problemas se multipliquem envolvendo um número cada vez maior de colaboradores.

Nesses momentos, uma boa liderança é essencial para contornar a situação e motivar o time. Os líderes possuem um papel de extrema importância perante os colaboradores e devem ter habilidade para inspirá-los, compartilhando os objetivos da orgnaização, melhorando a comunicação interna, abrindo espaços para opiniões e oferecendo feedback, para que todos permaneçam engajados.

A clareza para determinar metas é prioridade para manter o engajamento do time. O OKR – Objectives and Keys Results – Objetivos e Resultados Chaves – é um sistema cada vez mais atual de gestão, visto que oferece a possibilidade de planejamento de curto prazo, ajuste de rota frequente e envolve os colaboradores no processo. Desta forma, a ferramenta consegue auxiliar a definir metas e objetivos claros, fazendo com que todos possuam o mesmo foco.

Por meio de ciclos curtos, tipicamente três meses, o OKR apresenta meios de reverter situações adversas, justamente para suprir necessidades que poderiam estar desagradando o time e atrapalhando o desenvolvimento de cada um. Sendo assim, traz a possibilidade de transformar colaboradores desengajados e descontentes, em pessoas envolvidas e entusiasmadas com suas funções e seu local de trabalho.

Leia mais  BB está sendo preparado para privatização, sem alarde

Por Pedro Signorelli que tem 20 anos de experiência no mercado corporativo, tornou-se especialista na implementação do método OKR. Em 2019, criou e fundou a Pragmática Consultoria em Gestão, com o objetivo de ajudar outras organizações em suas jornadas de transformação e gestão. Até o momento, desenvolveu mais de 60 projetos para empresas do Brasil e do exterior.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Funcionários podem ser liberados para assistir aos jogos da Copa do Mundo feminina?

Guia do Investidor

Quais os direitos dos funcionários de empresas em recuperação judicial?

Guia do Investidor

Chief Happiness Officer (CHO) o que é? Conheça o “chefe da felicidade”

Autor Convidado

Gol (GOLL4) decide demitir funcionários que não querem se imunizar

Diogo Albuquerque

Crise? Número de funcionários da Binance cresce 2,000% em 2 anos

Diego Marques

BB está sendo preparado para privatização, sem alarde

Diego Dias

Deixe seu comentário