Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Alta da Selic: Banco Central divulga ata

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Especialistas no mercado financeiro comentam sobre os melhores investimentos com a taxa de juros mais alta

O Banco Central divulgou ata nesta terça (21) sobre a alta da taxa Selic, que passou a 13,25%. De acordo com Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil, escritório credenciado da XP Investimentos, o Copom demonstrou um tom mais mais hawkish na ata, fazendo um alerta sobre a continuação do cenário de incertezas, e de “n” variáveis que estão no radar e que podem mudar rapidamente o cenário inflacionário.

“Vale pontuar que o Comitê sinalizou que apenas a ‘manutenção da taxa básica de juros por um período suficientemente longo não asseguraria, neste momento, a convergência da inflação para o redor da meta no horizonte relevante’, e que o comitê ainda estaria em busca do juros terminal”

diz Idean Alves.

Ainda segundo o sócio da Ação Investimentos, é certo que a próxima reunião do Copom terá um ajuste de igual ou menor magnitude da reunião de quarta, 0,50%, e que serão necessários novos aumentos nas próximas para se convergir para a meta de inflação. 

Leia mais  Para onde vai a Taxa Selic e a Inflação no Brasil? Veja perspectivas

O economista Fabio Louzada, fundador da Eu me banco, escola de educação financeira, lembra que o Copom já tinha começado a prever o fim do aperto monetário, porém esse cenário já começou a se reverter devido à postura mais hawkish do FED em subir os juros nos EUA, além da inflação no Brasil continuar em alta persistente.

Os preços ainda estão muito altos. E a forma de conter preços ainda é manter as taxas de juros altas porque freia a demanda e o consumo. Isso vai pesar na decisão do Banco Central, que dificilmente vai bancar o fim do aperto pensando na inflação alta. Essa postura mais hawkish do FED afeta todas as economias do mundo, inclusive a economia brasileira. Isso vai pesar para que o BC adie o fim do aperto monetário. Teremos que segurar um pouco mais a queda na taxa Selic

diz.

De acordo com Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil, escritório credenciado da XP Investimentos, com os preços em alta, é difícil imaginar que o ciclo de alta esteja realmente perto do fim.

Provavelmente mais alguns ajustes serão necessários não só no Brasil, mas principalmente nos EUA. O FED demorou a agir no controle da inflação, reconheceu o ‘erro’ e está tentando corrigir, só que o preço a ser pago deve vir também na forma de correção dos principais índices das bolsas de valores do mundo para que o ajuste seja feito pela ‘mão invisível do mercado’ em relação à oferta e à demanda que hoje está descasada

afirma Alves.

Louzada ainda lembra que o Brasil vive um ano de eleições que prometem ainda mais volatilidade:

“Com instabilidade política e diversos países do mundo subindo juros, a tendência é entrar menos dinheiro no Brasil. Pensando no cenário local, é sempre bom ter juros menores, já que incentiva as pessoas a investirem mais e saírem da poupança e outros investimentos mais conservadores. Já a taxa de juros alta faz com que o país se retraia. A partir do momento que juros caem, isso faz com que pessoas fiquem mais otimistas e busquem tirar projetos do papel e investir em educação, por exemplo, para conseguir um emprego melhor ou investir em uma empresa. Para o país crescer, é necessário que os juros estejam mais baixos. A questão é a inflação que é um problema persistente e tem impacto de forma muito persistente na nossa economia“.

E qual investimento acaba sendo mais vantajoso nesse cenário?

Leia mais  Copom define Selic nesta semana: especialistas comentam

Ricardo Jorge ressalta que antes de investir é importante conhecer as características do ativo que quer aplicar e os riscos envolvidos, além de entender o cenário macroeconômico.

O mercado acredita que, por conta dos indicadores e persistência da inflação, é bem provável que o BC vai manter a taxa de juros alta por período mais prolongado. Olhando para esse cenário de juros mais altos por mais tempo, os ativos pós-fixados atrelados à Selic são mais interessantes”

afirma.

Além disso, de acordo com ele, sabendo que estamos chegando a um ponto de inflexão no que diz respeito às altas de juros, ativos prefixados passam a ser boa opção porque se beneficiam da manutenção da taxa de juros ou queda deles no futuro.

Hoje é recomendável estar em um mix de ativos pós-fixados e prefixados em detrimento dos ativos atrelados à inflação porque a gente espera que, dado esse ciclo de aumento de juros, haja arrefecimento dos indicadores de inflação e esses títulos que tem IPCA como parcela remuneratória passam a ficar menos atrativos

esclarece.

Leia mais  Real poderá se valorizar em 2020
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Incerteza nos EUA e tensões no Oriente Médio impactam o mercado

Rodrigo Mahbub Santana

Itaú alerta que ciclo de queda pode terminar antes do previsto

Paola Rocha Schwartz

Santander eleva recomendação da B3

Rodrigo Mahbub Santana

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Márcia Alves

Taxa Selic deve atingir ao menor nível em dois anos

Márcia Alves

B3: produtos ligados a juros batem recorde em 2023

Guia do Investidor

Deixe seu comentário