Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Alta no preço do carro usado põe leilão online no radar do consumidor

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O interesse do consumidor por veículos usados praticamente dobrou em 2021. Levantamento divulgado pela Anfavea, realizado junto a 2.426 usuários da Webmotors, revelou um aumento de 95% daqueles que declararam a intenção de comprar um carro usado.

Esse movimento, influenciado também pela crise no abastecimento de semicondutores que continua afetando a indústria do carro zero quilômetro, fez disparar o preço dos usados, levando o consumidor a buscar alternativas de compra mais acessíveis, como os leilões online.

Comprar o primeiro carro ou trocar o modelo que se tem por um mais novo é o desejo de todo aficionado. Mas a desaceleração econômica, combinada ao preço nas alturas, tem adiado o sonho de um novo carro para muitas famílias”, afirma Ronaldo Sodré Santoro, fundador e Head de Produtos Digitais e Tecnologia da rede Bomvalor. “O que muitas pessoas estão descobrindo agora é que os leilões online são uma opção muito atraente para realizar esse desejo, dado que o lance inicial dos veículos oferecidos costuma ser bem abaixo do mercado”.

Essa é uma vantagem importante no cenário de alta dos preços dos carros usados. Segundo o Monitor de Variação de Preços, elaborado pela KKB Brasil, veículos com 4 a 10 anos de uso, por exemplo, acumularam alta de mais de 22% em 2021, ante uma inflação de 10,06% no período.

Leia mais  Comprar um carro ou alugar por hora/demanda? Veja qual opção mais barata

Já carros comercializados em leilões podem custar até 60% menos de um modelo similar, segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC). Tudo depende do interesse que o veículo despertar no leilão.

Para realizar um bom negócio em um leilão online, a Bomvalor — única empresa da América Latina a utilizar a tecnologia Blockchain nos leilões online, e que já transacionou mais de R$ 480 milhões em operações utilizando blockchain somente nos últimos dois anos — dá algumas recomendações.

A primeira delas é se assegurar que o site de leilões é real, a fim de evitar as fraudes cada vez mais frequentes no universo digital.

A plataforma Os Leiloeiros, que integra o ecossistema Bomvalor, oferece uma relação atualizada das Casas Leiloeiras com leiloeiros inscritos nas Juntas Comerciais, e respectivos dados de contato.

O próximo passo é definir o orçamento disponível e não perdê-lo de vista. Embora o lance inicial comece em valor bem abaixo da tabela, os modelos mais disputados costumam atrair muitos interessados. Com isso, o valor de venda sobe, e o preço final acaba se situando entre 10% e 20% do valor de mercado, ainda assim, um negócio interessante.

O comprador, no entanto, terá de fazer o pagamento à vista, normalmente por transferência bancária, e precisa arcar ainda com 5% do valor de arremate, que correspondem à comissão do leiloeiro. Daí a importância do orçamento prévio”, lembra Santoro.

Outra etapa tão importante quanto o orçamento é buscar o máximo de informações a respeito do veículo desejado, e que devem constar do edital do leilão. O leilão de carros é dividido em quatro categorias, e o lance inicial do bem costuma ser influenciado pela origem do veículo.

Leia mais  BYD lidera buscas por carros elétricos e híbridos no 1º tri de 2024

A primeira delas é a que oferece veículos provenientes de recuperação financeira, incluindo aqueles recolhidos por bancos e financeiras, Detran (Departamento de Trânsito), Polícia Federal e estaduais.

Na segunda categoria, estão os bens de montadoras e envolvem os veículos que foram utilizados em testes internos, por exemplo.

E no terceiro grupo, estão os carros das seguradoras, que foram recuperados em roubos, furtos ou sofreram algum sinistro (acidente). Existe ainda uma categoria adicional, que inclui veículos oriundos de frotistas e locadoras de veículos.

O descritivo detalhado do veículo também precisa constar do edital, mas uma inspeção prévia presencial do veículo antes do pregão permitirá uma avaliação minuciosa do seu estado de conservação.

Isso inclui chassi, mecânica, quilometragem, pneus (inclusive o estepe), lataria e pintura, vidros e acessórios, e sempre que possível, inspecioná-lo presencialmente no pátio do leiloeiro. O objetivo é avaliar a necessidade de reparos e o quanto isso irá custar, valor esse que precisa ser levado em conta na oferta final a ser dada.

O edital do leilão também oferece informações a respeito dos critérios para participar, o lance mínimo, prazo do leilão, como e onde fazer o cadastro para participar, como se habilitar no dia do leilão e como fazer para dar um lance.

Leia mais  Crise: Mercado Automotivo pode falir

Na rede Bomvalor, que é um dos maiores ecossistemas de leilões online do País, vendedores e compradores encontram um ambiente de negociações e transações de ponta a ponta mais seguras, autênticas, neutras, confiáveis e acessíveis, por meio da blockchain, que funciona como um cartório digital.

Esta tecnologia garante confiança, segurança e transparência a respeito das informações envolvendo o leilão. Isto inclui dados dos usuários, bens, vistorias, avaliações, precificações, eventos (leilões), editais, condições de venda e de pagamento, agendamentos, habilitações, lances, arrematações, contratos, documentos, assinaturas, tokens, entre outros pontos.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

BYD lidera buscas por carros elétricos e híbridos no 1º tri de 2024

Fernando Américo

Os carros mais buscados no Brasil em janeiro

Guia do Investidor

65% realizam manutenção no carro antes de viajar nas férias de verão

Guia do Investidor

BNDES financiará carros elétricos da Volkswagen com R$ 500 mi

Guia do Investidor

Carros usados: os SUVs mais rentáveis para revenda

Guia do Investidor

Como comprar um carro pela internet de forma segura

Guia do Investidor

Deixe seu comentário