Guia do Investidor
FNM 1
Notícias

Ambev (ABEV3) anuncia compra de 1.000 caminhões elétricos

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Ambev (ABEV3) anunciou a compra de 1.000 caminhões elétricos em parceria com a startup brasileira FNM e a montadora nacional Agrale. Ao mesmo tempo que o negócio avança os objetivos da fabricante de bebidas, ela também marca a reestruturação da FNM.

Ambev e os novos caminhões elétricos

De acordo com a companhia, o negócio faz parte de seus planos para alcançar metade da frota rodando com energia limpa até 2023. Assim, a compra pelos veículos elétricos, que também incluirá vans, sinaliza um avanço no objetivo da fabricante de bebidas.

Atualmente, a empresa possui uma frota de cerca de 5.300 caminhões, sendo uma das maiores frotas dedicadas do país. Por outro lado, com a transição dos veículos utilizados, a Ambev (ABEV3) pretende reduzir em 25% a emissão de CO₂ em toda sua cadeia até 2025.

Leia mais  Elite divulga 10 Small Caps para investir em março

Uma das ações recentes da empresa, por exemplo, foi a encomenda de 1.600 caminhões elétricos com a Volkswagen Caminhões e Ônibus (saiba tudo aqui).

E a parceria com a FNM e Agrale, aliás, será de grande ajuda nisso. Em comparação com a frota atual, os caminhões elétricos encomendados irão permitir uma redução de 126 mil quilos por ano em emissão de CO₂.

Nesse sentido, os veículos contarão com autonomia de até 100 quilômetros por dia. Além disso, os caminhões terão um sistema anti-colisão com inteligência artificial e câmeras integradas. Ademais, os veículos terão motores da europeia Danfoss, baterias da norte-americana Octillion e baús Randon (RAPT4).

A princípio, a companhia pretende usar um veículo piloto que fará rotas de entrega de bebidas no Rio de Janeiro. Dessa forma, ela colocará em prática o modelo de reabastecimento feito em pontos de recarga em centros de distribuição da Ambev, que usam energia solar.

Também vale dizer que o negócio é simbólico para a FNM, visto que a parceria surgiu de um programa de aceleração da Ambev, em 2019.

Leia mais  Melhores Ações de Dividendos para Dezembro

O renascimento da FNM

A sigla FNM significa hoje Fábrica Nacional de Mobilidades, no entanto seu nome anterior era Fábrica Nacional de Motores. E com o antigo nome, a companhia iniciou sua história em 1942, durante o governo de Getúlio Vargas, produzindo motores de avião em plena Segunda Guerra Mundial.

Após o fim desse período, a empresa se voltou para a produção de peças para máquinas industriais e eletrodomésticos, além de geladeiras, compressores e bicicletas. Mas foi em 1949, com a associação junto a Italiana Isotta Fraschini, que a fabricação de caminhões teve início.

Nos anos seguintes, a “FeNeMê“, como é mais conhecida, se associou à Alfa Romeo, sendo privatizada e vendida a ela posteriormente. Em seguida, com a compra da Alfa Romeo pela FIAT, a FNM seguiu junto até o seu fechamento, em 1985.

FNM
FNM modelo D-11.000, um clássico da marca em parceria com a Alfa Romeo.

A nova FNM, por outro lado, vem de uma parceria entre os empresários José Antonio e Alberto Martins e a Agrale. Em resumo, os direitos para o uso da marca foram adquiridos junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para em seguida ocorrer a reestruturação da empresa.

Leia mais  Randon (RAPT4) projeta receita de R$ 9,6 bilhões em 2021
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ambev anuncia distribuição de Juros sobre Capital Próprio (JCP)

Miguel Gonçalves

Após liderar quedas do Ibovespa, Ambev vira e engata alta de 1,24%

Leonardo Bruno

Tchau Ambev? Lucro da Cervejeira desaba 15% no resultado 2T23

Leonardo Bruno

Randoncorp (RAPT4) aprova pagamento de JCP no valor de R$ 73 milhões aos acionistas

Leonardo Bruno

Vão taxar a cervejinha, mas ainda vale comprar as ações da Ambev

Leonardo Bruno

Randoncorp (RAPT4) encerra programa de recompra de ações

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário