Guia do Investidor
lojas americanas
Notícias

Americanas (AMER3) faz parceria para entregar compras de alimentos em favelas

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Um ano depois de levar o comércio online de bens para dentro de sete favelas brasileiras, a gigante Americanas (AMER3) quer repetir a dose para alimentos e demais itens de supermercados. Desse modo, a companhia oficializou uma importante ação.

Nesse sentido, neste mês, a companhia vai ofertar para a comunidade de Paraisópolis, na zona sul da capital paulista, a possibilidade de fazer a compra de supermercado sem sair de casa, por meio do aplicativo ou site.

Desse modo, o desenho do projeto é o mesmo do iniciado em abril do ano passado, também com presença em Paraisópolis.

Assim sendo, na época, a companhia fechou parceria com a empresa de logística Favela Brasil Xpress, responsável pelas entregas na comunidade, e a organização G10 Favelas para colocar as comunidades na rota do varejo online.

Diante disso, até então, muitas entregas do e-commerce não chegavam às favelas por questões de segurança e paravam nas agências dos Correios mais próximas.

O projeto, no entanto, rompeu essa barreira.

“Os resultados superaram bastante as expectativas”

afirma Marco Zolet, diretor executivo das categorias de mercado e conveniência da Americanas

Americanas (AMER3) anuncia crescimento de 22% no resultado 1T22

A Americanas S.A (AMER3).registrou crescimento de 22% no primeiro trimestre de 2022 na comparação com os primeiros três meses do ano passado. A expansão é reflexo da boa performance em todas as plataformas de negócios, com o físico crescendo 27% e o digital, 20%, mesmo diante de uma base forte de comparação (+89% no 1T21).

Leia mais  Americanas (AMER3) reclama de decisão da B3 que a suspendeu do Novo Mercado

A rentabilidade também foi destaque no período: o Ebitda cresceu 58%, atingindo R$ 660 milhões, o maior valor da história para o período. Mesmo em um momento desafiador do cenário econômico, a Americanas, com seu modelo de negócio que prioriza crescimento com sustentabilidade, comprova sua resiliência, baseada na alta recorrência de compras e na oferta de uma experiência cada vez mais multicanal, fortalecida pela combinação das operações do físico e digital.

O sucesso dessa estratégia fica evidente com a adição de 4 milhões de clientes no período de 12 meses, com a base ativa de clientes totalizando 52 milhões no 1T22, assim como o crescimento de 20% do número de itens vendidos e de 17% das transações no período.

A companhia ampliou seu sortimento em 37% nos últimos doze meses, totalizando 136 milhões de ofertas disponíveis. A baixa dependência de algumas categorias de tíquete médio alto, somada à alta recorrência de compras e à credibilidade conquistada junto aos clientes, ajudam a explicar essa performance. Hoje, a Americanas é uma das cinco marcas mais influentes do Brasil, segundo pesquisa divulgada em abril pelo Ipsos (Instituto de Pesquisa de Mercado e Opinião Pública), sendo a primeira marca brasileira no ranking.

Leia mais  Americanas tira o "dela da reta" e afirma que queda das ações é culpa de especuladores

Com a criação da Americanas S.A., a multicanalidade já é uma realidade da operação, com as lojas se tornando um importante hub de relacionamento e distribuição. A companhia inaugurou 28 novas lojas em 2022, totalizando 3.581 lojas. Como resultado, no primeiro trimestre de 2022, quase 35% das entregas foram realizadas em até 3 horas. Um ano atrás, esse percentual era de 14%. Além da infraestrutura das lojas para reduzir tempo e custo de entrega, também investiu em inteligência artificial e análise de dados para otimizar fluxos e processos.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Americanas emitirá debêntures para pagamentos em recuperação judicial

Guia do Investidor

Americanas (AMER3) irá leiloar carros para pagar salários

Márcia Alves

Americanas (AMER3) tem rating de crédito cancelado pela S&P Ratings

Márcia Alves

Americanas: Pagamento a credores deve começar em 1º de abril

Márcia Alves

Americanas tem prejuízo de R$ 4,6 bi nos primeiros meses de 2023

Márcia Alves

Receita online da Americanas despenca 79,2% em meio a escândalo

Guia do Investidor

Deixe seu comentário