Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Análise técnica ou fundamentalista: qual utilizar?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Análise técnica ou fundamentalista: uma foca nos gráficos, a outra vislumbra o valor intrínseco de uma empresa. Mas qual delas é a mais indicada?

Análise: Para quem não está acostumado com o mercado de ações, investir na bolsa de valores pode parecer confuso. Pois são diversas empresas, diferentes tipos de ações, nomenclaturas estrangeiras, gráficos, número, etc.

Mas mesmo para que já é investidor e conhecedor desse ramo, entender sobre as técnica e fundamentalista é imprescindível. Elas são um dos pontos chave para os investidores traçarem suas estratégias

Análise técnica: olhando os gráficos

A análise técnica – também conhecida como análise gráfica – é o estudo de duas informações: preço e volume. Ou seja, é aquela onde se buscam padrões e objetivam identificar tendências e probabilidades.

Assim, na  técnica, o investidor toma decisões com base no movimento de sobe e desce de uma ação. Ele busca identificar padrões que possam indicar o início ou fim dessa tendência.

Leia mais  Varejo, Petrobras e bancos impulsionam recuperação da bolsa após 13 quedas consecutivas

Em geral, a  técnica é bastante utilizada pelos traders, já que analisa as tendências de oferta e demanda. Assim, o intuito é rentabilizar seu patrimônio no curto prazo com base nesses padrões. Veja exemplos abaixo:

A análise técnica, por ser apenas com base nos movimentos gráficos de uma ação, acaba sendo bastante criticada. No entanto, para quem tem sólido conhecimento nesse mercado, esse tipo de análise também é válido.

Análise fundamentalista: olhando a empresa

Em contrapartida, temos a análise fundamentalista, na qual o investidor analisa a empresa na qual está investindo. Ou seja, ele busca entender todo o contexto de determinado ativo

Assim, são considerados todos os fatores econômicos, bem como a saúde financeira da empresa. Balanço patrimonial, DRE, fluxo de caixa são primordiais nesse tipo de análise.

Com base nestas informações, o investidor busca entender o valor de uma determinada empresa. Dessa forma as decisões de investimento se dão com base em seu valor intrínseco.

A análise fundamentalista vislumbra mais no longo prazo, sem se importar com o sobe e desce dos gráficos. Nela, os investidores buscam empresas com as quais se identificam e que irão render excelentes retornos.

Leia mais  Bolsa fica no vermelho com Vale em alta e Petrobras em queda

Gostou do artigo? Então assine a nossa newsletter  e fique por dentro de as nossas atualizações! Não esqueça de curtir nossa página no Facebook.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Weg recua mais de 10% após balanço; Magazine Luiza vira no fim do dia e lidera altas
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Gringos sacam R$ 4,63 bi na bolsa de valores brasileira

Márcia Alves

M. Dias recomprará até 3,5 milhões de ações

Márcia Alves

Investidores e Gestores perdem otimismo em relação ao Brasil

Paola Rocha Schwartz

Santander reduz preço-alvo da Hapvida

Rodrigo Mahbub Santana

Americanas faz proposta para grupamento de ações

Márcia Alves

Ações da Rivian caem 8%: a culpa é da Ford

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário