Em mais um de seus insights, a Nord Research falou sobre a Alper (APER3) e fez sua recomendação para suas ações. APER3 Comprar ou Vender? A companhia é uma consultoria especializada em gestão de seguros corporativos, benefícios, massificados e mais.
Dessa forma sua receita se origina nas comissões de comercialização de apólices de seguros. Além disso, vale destacar, a princípio, que a companhia se subdivide um cinco divisões: (i) benefícios e previdência; (ii) riscos corporativos; (iii) automóveis; (iv) transportes; e (v) massificados.
APER3 Comprar ou Vender?
Fundada em 2008 sob o nome Brasil Insurance, a companhia fez mais de 50 aquisições até 2014. Contudo, a companhia percebeu que seus objetivos não estavam em linha com sua operação. Dessa forma, em 2015 a gestão reestruturou a companhia, revisitando todas as aquisições e em 2018 mudou seu nome para Alper.
Assim sendo, durante o período de reestruturação a companhia apresentou receitas estáveis em R$ 87 milhões. Além disso, seu EBITDA chegou ao número negativo de R$ 21 milhões. Entretanto, após a reestruturação a companhia apresentou crescimento na receita de 9% ao ano de 2018 a 2020. E, ademais, conseguiu reverter o EBITDA, chegando a R$ 16,7 milhões no ano passado.
Podemos perceber também uma guinada na margem EBITDA da Alper, saindo de -24% em 2017 para 12% em 2019 e 16% em 2020.
De acordo com dados do segundo trimestre de 2021 a companhia somou uma receita líquida de R$ 63,4 milhões no primeiro semestre deste ano. Dessa forma, houve um crescimento de 32,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Após retirar o custo dos repasses o lucro bruto da companhia somou R$ 58 milhões.
Assim sendo, deduzindo as despesas operacionais de R$ 46 milhões, o EBITDA ajustado da Alper alcança os R$ 11,9 milhões no período, crescendo 84,2% em relação ao mesmo semestre do ano passado, com margem de 18,8% (+5,3 pontos percentuais). E, por fim, a companhia reportou um lucro líquido ajustado de R$ 3,9 milhões no primeiro semestre, crescendo ótimos 121,7% em relação ao primeiro semestre de 2020.
Os riscos e as oportunidades
De acordo com o analista André Zonaro, da Nord, os principais riscos da companhia se concentram na execução, incluindo as aquisições. Isto é, o analista pontua dificuldades em integrar operações e lidar com o bom relacionamento dos funcionários. Além disso, pontua que há riscos em entrar em novos mercados, há baixa eficiência operacional e ainda dificuldade em vendas e prospecção de clientes.
“A principal diferença entre a Alper de hoje e a Brasil Insurance é que após os erros do passado, a Companhia criou uma expertise maior e hoje consegue colocar para dentro empresas que contribuem positivamente para o negócio.”
disse o analista.
Para Zonaro, a Alper possui no cross-selling a oportunidade de oferecer mais opções aos seus clientes, à medida que aumenta seu portfólio de produtos e serviços. Ademais, o analista pontua que com R$ 110 milhões em caixa a companhia deve seguir com suas aquisições estratégicas. E, por fim, vale destacar que a companhia foi selecionada pela Caixa para comercializar seus produtos nos segmentos de saúde e odonto.
Durante o ano passado a Alper realizou três aquisições e neste ano mais duas, totalizando cinco nos últimos 18 meses. Só neste ano foram R$ 44,2 milhões em aquisições.
Recomendação
De acordo com André Zonaro, analista da Nord Research, a Alper é “o típico case que gostamos na série Nord Small Caps: empresas de menor capitalização, com resultados crescentes, boa situação financeira e, principalmente, possibilidades de crescimento”. Dessa forma, o analista afirma: “compra Alper”.
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