Ter controle financeiro é sinônimo de tranquilidade, mas tem sido um desafio para os brasileiros. O aumento do desemprego, a alta da inflação e a elevação da taxa de juros têm sido responsáveis pela redução da renda das famílias.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada em outubro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostrou que 74,6% das famílias brasileiras estão endividadas. Esta foi a 11ª alta consecutiva do índice de endividamento.
O levantamento acende o alerta sobre a possibilidade de mais pessoas ficarem em situação de inadimplência, o que já atinge 25,6% das famílias no país. Os consumidores inadimplentes enfrentam uma série de restrições, inclusive de acesso ao crédito, o que torna a situação financeira ainda mais delicada e, em alguns casos, coloca em risco a subsistência.
Educação e independência financeira
Além das políticas econômicas necessárias para reverter o atual cenário, a educação financeira é apontada por especialistas como uma aliada para os consumidores alcançarem o equilíbrio financeiro.
Segundo a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), entender os próprios hábitos de consumo, planejar os gastos e mudar os comportamentos que possam prejudicar o controle das finanças ajudam o consumidor a equilibrar a balança entre receitas e despesas.
Além disso, mantendo as contas em dia, é possível não só poupar, mas também se organizar para começar a investir, fazendo o dinheiro guardado render. Inicialmente, é aconselhável estudar sobre os ativos disponíveis no mercado para escolher opções que possam contribuir para a criação da reserva de emergência.
Posteriormente, com a reserva já criada, é possível pensar em diversificar a carteira e investir em fundos imobiliários, considerados o primeiro passo dentro da renda variável.
Apps para equilibrar as finanças
Há aplicativos gratuitos que auxiliam o consumidor na jornada para alcançar o controle financeiro, poupar, investir e garantir mais tranquilidade.
Mobills: organiza os ganhos e os gastos por categorias, permitindo visualizar a sua situação financeira e para onde vai cada centavo do dinheiro. Também oferece opções de criar metas para orçamento e planejamento financeiro, além de conteúdos sobre educação financeira, o que ajuda na missão de economizar para conquistar a independência financeira. Possui versões para Android, Windows Phone e iOS.
Acesse o site oficial do Mobills
Organizze Gastos: permite o gerenciamento de faturas, cartões, despesas e receitas. Também apresenta a funcionalidade de acessar as contas bancárias, possibilitando o controle do saldo. A ferramenta é uma opção para auxiliar o usuário a conseguir o equilíbrio financeiro e está disponível na App Store, no Google Play e na web.
Acesse o site oficial do Organizze
Minhas economias: apresenta várias funcionalidades, desde checar o saldo no banco até criar lembretes para os pagamentos. Também possibilita categorizar as receitas e as despesas, sendo uma forma prática de acompanhar toda a movimentação financeira. O app disponibiliza ainda planilhas para o planejamento do usuário e a criação de metas para o controle das finanças. Disponível na na App Store, no Google Play e na web.
Acesse o site oficial do MInhas Economias
Guiabolso: moderno e colorido, o app do banco possibilita a conexão entre a conta do banco e o cartão de crédito, não sendo necessário o preenchimento manual das despesas. Além das funções de criar metas financeiras e categorizar receitas e gastos, apresenta o recurso de consulta do CPF para o monitoramento do usuário. Possui versões para Android e iOS.
Acesse o site oficial do Guia Bolso
Orçamento Fácil: outra opção para manter as finanças em dia. Um dos diferenciais é a página inicial customizável, o que dá a alternativa ao usuário de escolher as informações mais relevantes a serem apresentadas. Também permite o acompanhamento das movimentações financeiras com o recurso de criar alarmes para lembrar de cadastrar as transações diárias. Disponível na App Store e no Google Play.
LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio
Nossas redes: