Guia do Investidor
aplicativos controlar gastos
Dicas Educação financeira

5 aplicativos para controlar os gastos e driblar a crise

Ter controle financeiro é sinônimo de tranquilidade, mas tem sido um desafio para os brasileiros. O aumento do desemprego, a alta da inflação e a elevação da taxa de juros têm sido responsáveis pela redução da renda das famílias.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada em outubro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostrou que 74,6% das famílias brasileiras estão endividadas. Esta foi a 11ª alta consecutiva do índice de endividamento.

O levantamento acende o alerta sobre a possibilidade de mais pessoas ficarem em situação de inadimplência, o que já atinge 25,6% das famílias no país. Os consumidores inadimplentes enfrentam uma série de restrições, inclusive de acesso ao crédito, o que torna a situação financeira ainda mais delicada e, em alguns casos, coloca em risco a subsistência.

Educação e independência financeira

Além das políticas econômicas necessárias para reverter o atual cenário, a é apontada por especialistas como uma aliada para os consumidores alcançarem o equilíbrio financeiro.

Segundo a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), entender os próprios hábitos de consumo, planejar os gastos e mudar os comportamentos que possam prejudicar o controle das ajudam o consumidor a equilibrar a balança entre receitas e despesas.

Leia mais  Indicadores fundamentalistas: quais os melhores?

Além disso, mantendo as contas em dia, é possível não só poupar, mas também se organizar para começar a investir, fazendo o dinheiro guardado render. Inicialmente, é aconselhável estudar sobre os ativos disponíveis no para escolher opções que possam contribuir para a criação da .

Posteriormente, com a reserva já criada, é possível pensar em diversificar a carteira e investir em fundos imobiliários, considerados o primeiro passo dentro da renda variável.

para equilibrar as finanças

gratuitos que auxiliam o consumidor na jornada para alcançar o controle financeiro, poupar, investir e garantir mais tranquilidade.

: organiza os ganhos e os gastos por categorias, permitindo visualizar a sua situação financeira e para onde vai cada centavo do dinheiro. Também oferece opções de criar metas para orçamento e planejamento financeiro, além de conteúdos sobre educação financeira, o que ajuda na missão de economizar para conquistar a independência financeira. Possui versões para , Windows Phone e iOS.

Acesse o site oficial do Mobills

Organizze Gastos: permite o gerenciamento de faturas, cartões, despesas e receitas. Também apresenta a funcionalidade de acessar as contas bancárias, possibilitando o controle do saldo. A ferramenta é uma opção para auxiliar o usuário a conseguir o equilíbrio financeiro e está disponível na App Store, no Google Play e na web.

Leia mais  Depois da queda do Ibovespa em 2021, quais cuidados ter na hora de comprar ações?

Acesse o site oficial do Organizze

Minhas economias: apresenta várias funcionalidades, desde checar o saldo no banco até criar lembretes para os . Também possibilita categorizar as receitas e as despesas, sendo uma forma prática de acompanhar toda a movimentação financeira. O app disponibiliza ainda planilhas para o planejamento do usuário e a criação de metas para o controle das finanças. Disponível na na App Store, no Google Play e na web.

Acesse o site oficial do MInhas Economias

Guiabolso: moderno e colorido, o app do banco possibilita a conexão entre a conta do banco e o , não sendo necessário o preenchimento manual das despesas. Além das funções de criar metas financeiras e categorizar receitas e gastos, apresenta o recurso de consulta do CPF para o monitoramento do usuário. Possui versões para Android e iOS.

Acesse o site oficial do Guia Bolso

Orçamento Fácil: outra opção para manter as finanças em dia. Um dos diferenciais é a página inicial customizável, o que dá a alternativa ao usuário de escolher as informações mais relevantes a serem apresentadas. Também permite o acompanhamento das movimentações financeiras com o recurso de criar alarmes para lembrar de cadastrar as transações diárias. Disponível na App Store e no Google Play.

Leia mais  Reserva de Emergência: por que ter uma antes de começar a investir?

Acesse o link do aplicativo

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

Recomendações no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

Shopee agora é o app de e-commerce top um do Brasil ultrapassando Magalu (MGLU3) e Mercado Livre (MELI34)

Fernando Américo

BB Seguros faz parceria com app New School para desenvolver curso de educação financeira voltado a jovens das periferias

Guia do Investidor

O Gap da digitalização: uma coisa é usar o WhatsApp e o Instagram, outra é contratar um serviço financeiro por um aplicativo

Autor Convidado

1,5 milhão de entregadores e motoristas estavam na Gig economy no final de 2021

Guia do Investidor

Ativa Investimentos lança super aplicativo mirando o crescimento de novos investidores no país

Victor Rodrigues

Ziktalk como funciona? Ziktalk como sacar: saiba tudo sobre

Fernando Américo