Guia do Investidor
image 27
Notícias

Após recuperar perdas da pandemia, preço do aluguel cai em São Paulo

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Retração de 0,2% em maio, frente a abril deste ano, interrompe sequência de dez meses consecutivos de alta na capital paulista, segundo Índice QuintoAndar de Aluguel

A cidade de São Paulo registrou em maio uma queda no preço do metro quadrado do aluguel após dez meses consecutivos de alta. Segundo o Índice QuintoAndar, divulgado hoje, o preço atingiu R$ 39,43 por metro quadrado, 0,2% menor que o registrado em abril.

A queda acontece após a cidade superar a média do preço registrado negociado antes da pandemia de Covid-19, no mês passado. Apesar da redução, os aluguéis na capital paulista valorizaram 11,54% nos últimos 12 meses. Somente neste ano, a alta acumulada atinge 7,88%.

Leia mais  Preço de Aluguéis dispara em janeiro

Entre os principais fatores para a queda nos preços dos aluguéis estão o fim da alta temporada de procura de aluguéis, frequente nos primeiros meses do ano, e a retração dos preços de studios e dormitórios de um quarto. Esse tipo de imóvel vinha sendo um dos principais motores do crescimento na capital paulista, diante da retomada da atividade econômica e da volta ao trabalho presencial.

Em maio, o preço médio do metro quadrado de studios e apartamentos de um quarto caiu 0,7% em comparação com abril, segundo o Índice QuintoAndar de Aluguel, atingindo R$ 49,40/m² em São Paulo.

“Apesar da queda no mês, o mercado imobiliário em São Paulo vive um bom momento. Em comparação com o preço negociado neste mesmo mês do ano passado, por exemplo, a alta é de 12,98%. Além disso, a cada mês mais bairros registram uma valorização e uma recuperação dos níveis pré-pandemia”

Destaca Thiago Reis, gerente de Dados do QuintoAndar.

Com a queda do preço em maio, a diferença entre o preço publicado nos anúncios e o valor efetivamente fechado no contrato cresceu em comparação com abril, atingindo -9,31%. Isso significa que os preços dos anúncios seguiram subindo, diante da expectativa positiva do mercado, mas o valor efetivamente pago não registrou um movimento da mesma magnitude.

Leia mais  Preço do aluguel no Rio de Janeiro sobe 8,4% em 2022, segundo Imovelweb

Confira levantamento na íntegra aqui

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

O que vale mais a pena: aluguel de imóveis ou fundos imobiliários?

Fernando Américo

5 dicas para sair do aluguel e começar 2024 em um imóvel próprio

Autor Convidado

Preço de Aluguéis dispara em janeiro

Guia do Investidor

Índice de Variação de Aluguéis Residenciais variou 1,80% em outubro

Guia do Investidor

Pagar aluguel com investimentos pode ajudar no orçamento doméstico

Guia do Investidor

Está pensando em mudar de imóvel em 2023? Confira o valor do metro quadrado em São Paulo

Guia do Investidor

Deixe seu comentário