As ações que pagaram os maiores dividendos

As ações que pagaram os maiores dividendos

20 de março de 2019 0 Por Diego Dias

O ATIVO MAIS LURATIVO DO ANO: receba sinais de criptomoedas altamente lucrativos! Por apenas R$ 49,90 mensais você tem acesso a oportunidades de mais de 500% de lucro anual: https://universocripto.net/sinais/

Bastante em alta, os dividendos têm atraído cada vez mais a atenção de diversos tipos de investidores. A seguir, saiba quais foram ações que mais pagaram dividendos em 2018.

Como em toda empresa, ao final de um determinado período, os lucros da empresa são divididos entre os sócios. Assim como nas empresas fechadas, o mesmo acontece em empresas maiores, de capital aberto na Bolsa de Valores.

A diferença é que a divisão dos lucros dessas empresas de capital aberto ocorre na forma de dividendos. Isso porque existem regras da Bolsa de Valores a serem seguidas, como a distribuição mínima de 25% dos lucros.

Para saber quanto cada investidor recebe nessa divisão, vai depender da quantidade de papéis que possui. Ou seja, quanto mais ações tiver de determinada empresa, maior será o recebimento de dividendos.

Logo, surge a dúvida, é possível viver de dividendos? Para saber se isso é possível continue a leitura do artigo. Além de tirar suas dúvidas, também saberá quais foram as ações que mais pagaram dividendos em 2018.

Posso viver de dividendos?

A resposta para essa pergunta é, depende. Isso porque vai depender de quanto você necessita para manter seu custo de vida. Por isso, é necessário antes definir um planejamento, a fim de elencar suas despesas mensais.

Porém, a dica que o GDI lhe dá é que procure diversificar seus investimentos, a fim de evitar grandes riscos. Ou seja, se pretende viver de dividendos, não aplique tudo na mesma empresa, nem mesmo no mesmo setor, procure variar.

As empresas que mais pagaram dividendos em 2018

Entre as maiores pagadoras de dividendos do ano passado temos em destaque as empresas do setor de energia elétrica. Além destas, o destaque também tangeu a Petrobras (PETR4), que começa 2019 em alta, veja mais:

  • Taesa (TAEE11): 13,06%
  • Engie (EGIE3): 12,22%
  • BB Seguridade (BBSE3): 10,86%
  • Cemig (CMIG4): 9,38%
  • Itaúsa (ITSA4): 9,04%
  • Telefônica Brasil (VIVT4): 8,47%
  • Cyrela (CYRE3): 8,47%
  • Petrobras (PETR4): 8,33%
  • MRV (MRVE3): 8,18%
  • Itaú Unibanco (ITUB4): 7,51%

Como visto acima, tivemos 3 empresas do setor de fornecimento de energia elétrica, Taesa (TAEE11), Engie (EGIE3) e Cemig (CMIG4). Importante destacar que o setor aparece em alta também para 2019.

No que tange à Cemig (CMIG4), o governador de Minas Gerais, deu discurso a favor da venda da estatal. Entretanto, no último mês as ações despencaram, depois que se indicou Romeu Ruffino, atuante no governo Dilma, ao conselho.

Quanto à Engie (EGIE3), vale destacar que a empresa apareceu em nada menos 4 carteiras recomendadas para março de 2019. Com isso, fornecedora de energia elétrica liderou a escolha dos analistas.

Taesa: um caso a parte

A Taesa (TAEE11), que liderou o ranking acima, cada vez mais aumenta as expectativas dos investidores. Isso porque comunicou no último dia 14, o pedido de anuência aprovado pela CEF para transferência de algumas ações.

Ações essas representam nada menos que 100% da São João Transmissora de Energia e da São Pedro Transmissora de Energia. Além disso, a empresa se prepara para um dar um salto ainda maior.

Segundo a própria empresa, devem ainda pedir a anuência da CEF para que lhe transfiram 51% de mais empresas energéticas. Entre elas Triangulo Mineiro Transmissora de Energia e Vale do São Bartolomeu Transmissora de Energia.

Ainda que a compra dos ativos esteja dependendo de outras condições para que se concretize, a Taesa (TAEE11) está positiva. Posto que recentemente anunciou a celebração de um outro contrato com a Eletrobras (ELET6).

No respectivo contrato, a empresa firmou a compra de 49,71% das ações da Brasnorte Transmissora de Energia. Em mesma oportunidade, pactuou a compra de 23,03% da Empresa de Transmissão do Alto Uruguai.

NÃO PERCA MAIS UMA DICA! CADASTRE SEU E-MAIL

PARTICIPE AGORA DO NOSSO FÓRUM!

O nosso fórum já está aberto para você tirar as suas dúvidas sobre investimento e debater sobre o que quiser. Sinta-se em casa, cadastre-se agora: http://guiadoinvestidor.com.br/forum/