Guia do Investidor
Previsao Ibovespa 2020 134 mil pontos
Recomendações

As melhores ações para o segundo semestre de 2022

Já entramos oficialmente no segundo semestre do ano, e já podemos traçar um cenário geral do que foi o começo do ano e o que devemos esperar dos próximos meses. Afinal, é isto que nós investidores fazemos não é mesmo?

Primeiramente, precisamos relembrar o que foram os primeiros seis meses do ano para o , e se você esteve ativo neste ramo, sabe que o cenário não foi o dos melhores.

O primeiro semestre de foi um período marcado por fortes perdas para as principais bolsas de valores do mundo. Em Nova York, S&P 500, Dow Jones e Nasdaq caem -20,58 por cento, -15,31 por cento e -29,51 por cento, respectivamente. Na Ásia, o Nikkei 225, de Tóquio, e o SSE Composite, de Xangai, depreciam -9,92 por cento e -6,62 por cento. No Brasil, o Ibovespa recua -5,17 por cento nos primeiros seis meses do ano.

Voo de galinha?

O começo de 2022 foi animador para os mercados. A expectativa de uma total recuperação das bolsas após “o pior” da crise ter covid ter pesado, animou ao redor do globo. E isso, deu certo:

Durante a maior parte do ano, o Brasil brilhou aos olhos do mercado internacional. A brasileira registrava alta puxada pela entrada de investidores estrangeiros que observam o Brasil como uma oportunidade diante da alta taxa de juros e pela disparada do preço de commodities.

Leia mais  Esqueça o Itaú: Bradesco é o novo queridinho do mercado

No entanto, a conjuntura favorável foi perdendo espaço, sendo pouco a pouco contaminada pelo viés negativo nos mercados no exterior.

Os mercados este ano foram agitados por uma série de ventos contrários e hostis: a guerra entre Ucrânia e Rússia, a forte inflação, a elevação dos juros, os bloqueios de Covid-19 na China e a possível desaceleração da economia dos Estados Unidos. Todos esses fatores fazem com que os investidores aumentem a cautela na renda variável.

Por outro lado, se investidores estão evitando os mercados… bem, as ações caem de preço.

As melhores ações

Pensando nisso, a aponta algumas ações que estão especialmente baratas no início do segundo semestre do ano, e que você precisa ficar de olho. E a primeira delas é a PetroRio (PRIO3).

PRIO3

A PetroRio não possui todo o peso que a Petrobras tem no mercado. Afinal, sua produção é de cerca de 1% do que a maior petroleira brasileira produz, mas isso não quer dizer que ela não ofereça oportunidades.

As majors (grandes petroleiras), como a Petrobras, focam em campos grandes (enormes). Para elas, não vale a pena investir seu tempo e dinheiro em campos com produção reduzida (e caindo – campos maduros). PRIO se aproveita para comprar esses campos, reduzir drasticamente os custos.

Leia mais  Carteira Ibovespa e Dividendos para Julho de 2020, da Genial

Com a aquisição dos campos de Albacora e os projetos que já estão em andamento (Frade + Wahoo), a PetroRio passará de uma empresa que produz cerca de 33 mil barris diários para uma que poderá atingir uma produção de mais de 130 mil barris por dia nos próximos anos.

A míseros 5x Ebitda e 8x , PetroRio é a barganha número 1 da nossa bolsa brasileira.

Nord Research em análise.

MOVI3

A Movida se tornou o segundo maior player do mercado de locação de veículos após a fusão de Localiza e Unidas. No entanto, não pense que a companhia chegou a este patamar sem méritos.

Com a recente explosão da inflação em automóveis, a demanda por aluguéis de veículos disparou. Pois se tornou atrativo alugar do que ser dono.

Com um portfólio estável de veículos, a Movida conseguiu aumentar suas tarifas e sua base de consumidores, sem comprometer demais seus custos.

O mercado ainda mantêm no radar a alta da inflação e do aço, que vem impactando o valor dos carros, mas a Movida segue sendo uma pechincha aos olhos dos analistas. Afinal, a companhia negociava a 130x os lucros em seu processo de IPO, e atualmente negocia a 6x.

BPAC11

Por fim, os analistas da Nord voltam seus olhos para o segmento financeiro, e as ações do BTG Pactual parecem ser os papéis ideais para compor a lista de pechinchas da bolsa para o segundo semestre.

Leia mais  Estas duas ações podem subir até 90% e fazer você sorrir

Apesar de ser um dos grandes “bancões”, o BTG se destaca ao manter uma linha de serviços diversificada: das movimentações clássicas a uma “fintech”, o banco parece oferecer tudo o que o mercado espera.

Segundo análise, nos últimos cinco anos, o BTG Pactual registrou uma média de crescimento de lucros de +26 por cento, superior aos quatro grandes brasileiros: e Bradesco empataram em +4 por cento, Santander cresceu +16 por cento e avançou +23 por cento.

A rentabilidade do negócio de BTG também é extraordinária, e o que é o melhor: ROE alto com crescimento de lucros forte.

BTG tem um ROE (quanto de lucro a empresa gera em relação ao patrimônio líquido) de 20 por cento, Itaú 18 por cento, Santander 14 por cento, Bradesco 13 por cento e Banco do Brasil 15 por cento.

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

Recomendações no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

As mais negociadas: confira as ações favoritas dos investidores em Julho

Leonardo Bruno

As melhores ações para Agosto segundo o BTG Pactual

Leonardo Bruno

As melhores Small Caps para Agosto

Leonardo Bruno

Marfrig, Petrorio e Vale: Confira as indicações para Agosto da Terra Investimentos

Leonardo Bruno

As melhores da semana: confira a carteira recomendada pela Warren

Leonardo Bruno

Por que as empresas decidem desmembrar ações na bolsa?

Guia do Investidor

Deixe seu comentário