Guia do Investidor
carteira mensal gdi
Recomendações

As melhores opções de Renda-Fixa para investir em Janeiro

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Você já sabe onde vai investir seus recursos em 2023? , você já sabe onde investir em 2023? O novo ano já começou e como ditam as tradições, chegou a hora amada (ou odiada) pelos investidores de atualizar suas carteiras de investimento. Dessa forma, o fim do ano representa para o mercado financeiro o fim de um ciclo, e muitos utilizam a virada do ano, para refletir a posição dos investimentos, ou até mesmo, buscar novos ares para seus recursos.

Em especial, o ano de 2023 promete ser marcado por bastante instabilidade e risco, então por que não se refugiar na segurança da renda fixa?

Com as expectativas de alta na inflação e da manutenção da curva de juros, esta categoria de investimento vai ganhando cada vez mais espaço entre os investidores, mas também dos especialistas.

Leia mais  Esta ação pode disparar 27% na semana; Confira a carteira de ações recomendada pela Necton

O que dizem os especialistas?

Para a Genial Investimentos, o ano começa mercado por um início turbulento de governo, com ainda muitas incertezas, algumas indicações do atual ministro da fazenda e da ministra do planejamento, sendo mais favoráveis a um equilíbrio dos gastos públicos, fez com que o mercado reagisse positivamente, o que gerou ganhos interessantes nesse período.

Desta forma, os retornos dos ativos foram positivos, com destaque para o índice IFRM, que representa os títulos pré fixados, com alta de 2,19%. Outro destaque vai para o índice das debentures incentivadas indexadas ao IPCA, o IDA-IPCA, que fechou com alta de 1,24%.

Olhando para a inflação, o IPCA avançou mais que o esperado em dezembro, 0,62%. Esse resultado veio bem acima das expectativas do mercado (mediana de 0,45% e teto de 0,61%, Broadcast). Com esse resultado, o IPCA fechou 2022 em 5,79%.

Já a atividade econômica continua dando sinais de arrefecimento, com o IBC-Br, proxy da atividade mensurada pelo Banco Central, tendo queda de 0,55% ante o mês anterior.

Diante do forte ciclo de aperto monetário desempenhado ao longo dos últimos meses, os dados do mercado de crédito apresentam sinais de desaceleração na margem, tanto para empresas quanto para as famílias.

Leia mais  Melhores Ações 2022: veja as recomendações da Guide Investimentos

Apesar da resiliência da economia, com demanda ainda aquecida, o aumento generalizado da inadimplência é uma sinalização que merece atenção. Essa deterioração deve se agravar ao longo de 2023, refletindo os efeitos da política monetária contracionista e as incertezas em torno da política econômica do próximo governo.

O que comprar com isto em mente?

Assim, os analistas da genial revelam suas escolhas com base no cenário descrito. Em especial, a corretora realça que após o caso envolvendo Lojas Americanas, reduziu exposição a alguns títulos de crédito privado, dando maior preferencia ao de emissão bancária e tesouro direto. A predileção pelos ativos indexados ao CDI com vencimento até três anos, e nos indexados ao IPCA com duration curto e intermediário seguem como as principais recomendações.

Em títulos públicos e ETFs, a corretora recomenda os seguintes ativos:

image 137

Já em certificados bancários, as escolhas foram títulos de CDB e LCAs:

image 136

Por fim, no setor privado, a escolha da corretora passa por debêntures de emissão da Equatorial.

Leia mais  O que são fundos quantitativos?
image 138

A Equatorial Energia atua no setor elétrico brasileiro e se consolidou através da aquisição e recuperação de concessões adquiridas de outros grupos. O segmento de distribuição de energia elétrica representa cerca de 98% do EBITDA ajustado do grupo.

A companhia também investiu no segmento de transmissão, tendo concluído no 2T21 todos os 8 lotes (conquistados no leilão de 2017) com RAP consolidada de R$1.220,2 milhões. A exposição ao segmento de transmissão é positiva, pois tratam-se de receitas por disponibilidade – reduzindo o risco de demanda por energia que é inerente ao segmento de distribuição.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Carteira EQI: Recomendações de Investimentos da Semana

Mateus Sousa

Estimativa de alta da carteira de crédito em 2024 fica em 8,4%

Guia do Investidor

Número de investidores em renda fixa alcança 17 milhões em 2023 na B3

Guia do Investidor

Debêntures indexadas têm a maior rentabilidade de janeiro

Guia do Investidor

Investidores em Renda Fixa crescem 15%: 17,1 milhões na bolsa de valores

Guia do Investidor

Ranking: os melhores (e piores) desempenhos da bolsa em Janeiro

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário