Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

ATOM S/A: lucro maior em cursos ou operações?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Em meio ao excesso de cursos sobre como se tornar um trader no mercado financeiro, a empresa brasileira ATOM S/A (ATOM3) demonstra, em seus balanços, que nem sempre o que é ensinado nos cursos é lucrativo na prática.

Quem é ATOM S/A?

Criada e comandada pelos irmãos Joaquim e Carol Paifer, a Atom S/A (ATOM3) chegou ao mercado depois que os irmãos adquiriram 69,24%, em 2015, da antiga Inepar Telecomunicações (que na época estava em recuperação judicial). A Inepar, que na verdade estava fora de operação desde os anos 2000, estava listada na Bolsa de Valores e era considerada uma empresa zumbi (aquela que não dá lucro ou muito menos gera caixa para pagar seus fornecedores ou girar seu negócio).

Nesse sentido, a Atom também herdou o “problema” que a Inepar carregava – a sua recuperação judicial. A empresa só conseguiu cessar o estado de recuperação judicial em 2016 quando anunciou ao mercado, após algumas brigas no judiciário, que a Companhia estava fora da recuperação judicial.

Leia mais  Melhores Ações para Day Trade 2023: Veja lista

Com a compra da Inepar, a Atom já conseguiu se lançar como uma empresa de capital aberto (listada até hoje no ticker ATOM3) e, após uma guinada, mudou seu objeto para ser uma empresa que ministra curso de formação para operadores da bolsa e administração de uma mesa proprietária de negociações.

Sim, muito antes dos day traders virarem moda, a Atom, já em 2016, tinha no seu business plan a venda de cursos para os operadores do mercado financeiro.

O que são “mesas proprietárias”

São empresas que emprestam o seu próprio capital para que os operadores (traders) promovam a sua operação no mercado financeiro. Na maioria das mesas, as empresas arcam com eventuais prejuízos gerados pelos traders e, se a operação for lucrativa, a mesa fica com uma parte do lucro.

Essas empresas surgiram na década de 1980 nos EUA (conhecidas como Prop Firms ou de Proprietary Trading Firm).

Ou seja, com mesas proprietárias, os traders negociam o dinheiro de terceiro (da prop.). Ademais, na maioria das vezes, além do capital, as mesas fornecem educação financeira e infraestrutura para o operador. Em troca desse “investimento”, a mesa fica com um percentual dos lucros obtidos pelos traders.

A escola de traders da Atom

O braço educacional da Companhia é operado pela ATOM TRADERS PUBLICAÇÕES S.A, empresa cujo capital é detido exclusivamente pela ATOM S/A (ATOM EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S.A., e que é listada na B3 sob o ticker ATOM3).

Leia mais  Day trade é furada? Descubra a verdade sobre a modalidade

E através da Atom Traders que a Companhia vende, por exemplo, seu curso “Do Zero a Trader” e “Psicologia no Trade”. Também é através da Atom Traders que a Companhia vende, massivamente, seus cursos na internet, veja:

Print de anúncio encontrado na web
Print de anúncio encontrado na web

Qual setor de atuação da ATOM S/A é mais lucrativo?

Mas fica a pergunta: o que dá mais dinheiro para a ATOM S/A? Por ser uma Companhia de capital aberto, a empresa divulga suas demonstrações financeiras trimestralmente.

De acordo com os próprios dados divulgados pela ATOM S/A, a Companhia obteve, nos últimos 3 trimestres, as seguintes receitas com o seu setor de educação:

  • 4º Trimestre de 2019: 3,3 milhões de reais
  • 1º Trimestre de 2020: 5,1 milhões de reais
  • 2º Trimestre de 2020: 8,8 milhões de reais

Em contrapartida, a rubrica de tesouraria do balanço, a qual reflete as operações da empresa com sua “mesa proprietária”, obteve os seguintes lucros:

  • 4º Trimestre de 2019: 0,5 milhões de reais
  • 1º Trimestre de 2020: 2,4 milhões de reais
  • 2º Trimestre de 2020: 0,2 milhões de reais

Veja o gráfico abaixo

As demonstrações financeiras divulgadas pela Atom S/A encontram-se disponíveis nos seguintes links: 4T2019, 1T2020, 2T2020.

É mais fácil ganhar dinheiro vendendo curso do que operando

A análise dos balanços da Atom S/A (ATOM3) demonstra uma realidade que todos do mercado financeiro sabem: é mais fácil ganhar dinheiro vendendo curso do que operando no mercado.

Leia mais  Quem é Steven Cohen e como ele investe?

As demonstrações financeiras da Atom (ATOM3) revelam, de maneira incontestável, que nem todos os fundamentos ensinados nos cursos de traders são, na prática, lucrativos – afinal de contas, se assim fossem, era de se esperar que os resultados do área de tesouraria da Companhia (mesa de operações) tivesse uma performance mais expressiva do que foi demonstrado nos balanços.

Day Trade: prejuízo como hábito

Em meio ao boom de investidores iniciantes que começam a operar no mercado, muitos cursos de “day traders”, ou influencers que se apresentem como day traders, proliferaram na internet – método que ganhou muitos adeptos nos Brasil. Nesse sentido, uma recente pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indicou que 99% dos traders levam prejuízo nesse método ou

Por fim, será que não era mais interessante ensinar a como não ter prejuízo com day-trade, ou simplesmente, ou seja, bastava não operar.

O Guia do Investidor procurou a Atom S/A, porém, até o fechamento deste artigo, a empresa não retornou contato.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Governo propõe reduzir IR cobrado sobre operações de day trade

Paola Rocha Schwartz

Melhores Ações para Day Trade 2023: Veja lista

Arthur Piassetta

Há vagas: 80% das empresas brasileiras não encontram profissionais; veja cursos gratuitos

Guia do Investidor

ANBIMA lança curso gratuito sobre fundos imobiliários

Guia do Investidor

Santander oferece 6 mil bolsas de estudos para certificações necessárias para atuar com investimentos

Guia do Investidor

Cultura Inglesa anuncia rebranding para unificação da marca

Guia do Investidor

Deixe seu comentário