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Na última sexta-feira, a Azul (AZUL4) enviou ao mercado seus resultados de tráfego referentes ao mês de junho desse ano. De acordo com a companhia, o RPK (tráfego doméstico de passageiros) recuperou 96,6% dos níveis de 2019, enquanto o ASK (capacidade doméstica) recuperou 101%. Dessa forma, a taxa de ocupação – ou load factor – ficou em 79%.
“Nos últimos meses demonstramos na prática a força e singularidade do nosso modelo de negócio. Com os esforços contínuos para a vacinação no Brasil, a demanda doméstica já está nos níveis de 2019 e atingimos nosso recorde, voando para 120 destinos. Continuamos reconstruindo nossa malha, enquanto mantemos nossa expansão de margem e desenvolvemos nosso negócio de logística.”
disse John Rodgerson, CEO da Azul, no comunicado ao mercado.
Quando comparamos junho de 2021 com junho 2020 vemos uma ótima recuperação nos indicadores de tráfego. Assim sendo, por exemplo, o RPK da Azul cresceu 280,4%, enquanto o ASK cresceu 273,4%. Portanto, houve um crescimento de 1,4 ponto percentual em sua taxa de ocupação de junho, ficando em 76,8%.
Contudo, o crescimento se deve principalmente ao mercado doméstico. Isto é, tanto o RPK quanto o ASK doméstico têm muito mais relevância percentual que o internacional. Além disso, o crescimento de ambos aumentou ainda mais a diferença entre eles. Enquanto o RPK e o ASK doméstico cresceram, respectivamente, 328,2% e 310,9%, os internacionais cresceram 21,2% e 73,4%.
O setor de aviação, bem como o de turismo, foi duramente impactado pelas restrições impostas pela pandemia. Dessa forma, a Azul vem gradualmente melhorando seus indicadores, à medida que as restrições são afrouxadas e os números negativos – de novos casos e óbitos – diminuem.
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