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Azul (AZUL4) vai vencer a crise e decolar; Confira preço-alvo

As ações de companhias aéreas sempre estão em destaque no mercado. Além disso, em especial, desde a explosão dos casos de Covid no mundo, estas ações despencaram e ainda estão lutando para retomar o esplendor dos “anos dourados”. No entanto, a companhia Azul parece estar perto deste objetivo, segundo a mais recente análise do BB Investimentos! Confira agora mais detalhes!

A Azul vai decolar?

Desse modo, as ações da Azul (AZUL4) foram classificadas como compra pelo BB Investimentos, com um preço-alvo de R$ 45,00 para o final de 2022, uma alta de 82% ante o atual valor de referência do papel, de R$ 24,66.

Assim, o analista do banco que assina o relatório, Renato Hallgren avaliou que a empresa conseguiu superar a crise do coronavírus ao preservar caixa, à medida que a demanda por voos se recupera gradualmente desde 2020.

Ademais, Hallgren resumiu a estratégia da companhia em estimular a demanda ao utilizar tarifas e rotas como ferramenta de atração de passageiros, “além da diversificação de novos negócios como o transporte de cargas, agência de turismo e programa de fidelidade”.

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Além disso, segundo o analista do BB Investimentos, a principal oportunidade gerada durante a crise foi o desenvolvimento no segmento de transporte de cargas. “Apesar de ter menor relevância na receita consolidada, [o segmento] apresenta potencial de crescimento sustentável e de longo prazo no Brasil.”

Assim, a Azul Cargo tem como estratégia explorar um mercado potencial de R$ 45 bilhões, conforme o  diretor de receitas da companhia aérea, Abhi Shah, afirmou ao analista da BB Investimentos.

Por outro lado, na administração dos custos há uma segunda frente de atuação. Segundo o relatório, é sempre neste aspecto que “se concentram os maiores esforços na gestão de uma companhia aérea”. 

Desempenho da Azul no 3T21

Além disso, a companhia vem neste trimestre com altas em alguns indicadores, como o aumento do tráfego de passageiros e da receita, mas que não foram o suficiente para barrar o aumento do prejuízo da empresa no acumulado trimestral. Confira na tabela abaixo alguns destaques:

(R$  mil)3T213T20Variação (%)
Receita Líquida2.717,81.702,459,6
Prejuízo líquido-2.243,71.074,179
Ebitda485,6-50,9
Fonte: RI Azul.

Assim, os dados refletem a persistência da pandemia sobre os resultados e foram influenciados, entre outros fatores, pelo câmbio e aumento de custos com a retomada da operação.

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Desse modo, a aérea Azul registrou no terceiro trimestre de 2021 um prejuízo líquido de R$ 2,196 bilhões, um crescimento de 79% na comparação com o prejuízo de R$ 1,2 bilhão de um ano antes.

No total, a Azul transportou 6,418 milhões de passageiros pagantes no terceiro trimestre, alta de 43% na comparação com o segundo trimestre deste ano, mas ainda 13% abaixo dos níveis pré-pandemia (ou seja, do terceiro trimestre de 2019).

Ademais, o resultado operacional medido pelo lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda ajustado), que mostra o verdadeiro potencial de geração de caixa de uma empresa chegou a R$ 485,6 milhões. Ou seja, uma ótima recuperação considerando os R$ 51 milhões negativos apresentados em 2020.

Por fim, apesar do prejuízo no período, a empresa mostra um resultado aparentemente consolidado. Ademais, o Citi se mostra otimista com os indicadores, que destacou o Ebitda ajustado 21% acima das estimativas do banco, além da margem operacional positiva pela primeira vez desde a pandemia.

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