Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Banco BV anuncia emissão de sua primeira Cédula de Produto Rural Verde

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Instrumento vai destinar recursos para preservação ambiental de área na Serra da Mantiqueira

O BV, um dos maiores bancos do país, anuncia a emissão de sua primeira Cédula de Produto Rural (CPR) Verde, uma das pioneiras no mercado. O instrumento financiará com R$ 500 mil a conservação de vegetação da Mata Atlântica dentro da Reserva Chico Nunes, propriedade de 487 hectares localizada na Serra da Mantiqueira, em Cruzeiro (SP).

“A emissão da CPR Verde é mais um passo que o BV dá rumo a uma economia de baixo carbono. Por meio deste instrumento, será possível remunerar a preservação ambiental e reforçar nossa estratégia de fomentar o desenvolvimento social por meio de uma atuação sustentável com nosso ecossistema”

afirma Rogério Monori, diretor executivo de Corporate & Investment Banking e Tesouraria do banco BV.

O novo instrumento financeiro, regulamentado em outubro de 2021, funciona como um título de crédito destinado a subsidiar atividades de preservação ambiental, para que proprietários de áreas preservadas recebam pela contribuição que geram para a humanidade. A CPR Verde do BV possui a metodologia da Global Forest Bond, greentech brasileira do segmento, em aliança com a KPMG, empresa internacional de auditoria, para avaliação e publicação dos dados relacionados à conservação da área.

“Os fundadores da GFB sempre defenderam trazer para a conservação ambiental o arcabouço jurídico e financeiro do agronegócio, garantindo assim mais segurança jurídica. Nossa plataforma digital, desenvolvida em aliança com a KPMG, dá escala, agilidade e reduz custos dos inventários florestais, um dos maiores gargalos técnicos para a emissão de títulos verdes no Brasil e no mundo. Ter esse trabalho reconhecido pelo BV, líder em finanças sustentáveis, é motivo de orgulho para nós”

destaca Eduardo Marson, CEO da Global Forest Bond.

O instrumento inovador permite a remuneração de diversos serviços ecossistêmicos. Além da proteção de vegetação nativa com biomassa de 30 mil toneladas, ou 49.477 toneladas de CO2 equivalente, foram certificadas a proteção de 2,1 mil espécies nativas de vertebrados e outras 352 de plantas, além de uma vazão estimada de 75,6 litros por segundo de água nos corpos hídricos.

A nova CPR Verde é mais um ativo do banco para incentivar sua política de compensação de impacto ambiental e emissões de CO2. O BV foi a primeira instituição a neutralizar 100% do CO2 poluente dos veículos financiados, iniciativa adotada a partir de 2021 e que já compensou, até o momento, 955 mil toneladas de gás carbônico.

Os dados do inventário de campo, que lastreiam a emissão da CPR Verde, podem ser acessados na internet por meio do QRCode abaixo:

image 145
Leia mais  Procurando estágio? Banco BV abre inscrições para programa de Estágio e Jovens Aprendizes 2023
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Corretora BV fecha e transfere clientes para o Banco Bradesco

Paola Rocha Schwartz

Banco BV lucra R$ 284 milhões no 2T23 com queda de 29%

Leonardo Bruno

Banco BV registra crescimento de 900% nos financiamentos de veículos híbridos e elétricos em três anos

Guia do Investidor

Banco BV anuncia aliança estratégica com Méliuz

Guia do Investidor

BV fecha parceria com a Liqi para tokenização de ativos

Guia do Investidor

Procurando estágio? Banco BV abre inscrições para programa de Estágio e Jovens Aprendizes 2023

Guia do Investidor

Deixe seu comentário