Guia do Investidor
Notícias

Banco Central corta Selic para 6%

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Banco Central corta Selic! Assim é a primeira baixa em 16 meses, caindo 0,5 ponto percentual. Um excelente resultado que se justifica nas ações do governo durante o ano.

Mesmo com uma agenda de reuniões lotadas em pró da manutenção dos juros, o Copom não hesitou em reduzir a Selic. Assim, a votação foi unânime em fazer cair de 6,5% para 6%, algo que não acontecia há 16 meses.

A justificativa do Comitê de Política Monetária para votar a favor da redução foram diversos fatores, entre os quais:

Apesar do susto no mercado, mais de 50 instituições entrevistadas já esperavam pela redução. Entretanto, a maioria acreditava que o respectivo corte não ultrapassaria os 0,25 pontos percentuais.

Perspectivas do Banco Central

Ao mesmo tempo que o Banco Central corta Selic , também atualiza suas projeções da inflação. Logo, para 2019, a perspectiva é que o IPCA atinja os 3,6%, subindo para 3,9% em 2020.

Quanto à inflação hoje a meta do governo é reduzir para 4,25%, podendo variar em até 1,5% para mais ou para menos. Cabe lembrar que no ano passado, a meta que era de 4,5% foi ultrapassada, quando caiu para 3,75%.

Leia mais  O fim do Brasil? BC sem independência já é realidade para investidores

Para o próximo triênio, período este que compreende 2020 a 2022, o Banco Central já tem suas metas traçadas para a inflação acumulada, vejamos:

  • Em 2020: a meta é que a inflação atual atinja os 4%. Porém, a possibilidade de variação em até 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.
  • Em 2021: a meta é que se reduza a inflação no Brasil em 0,25%, caindo para 3,75%, tolerando-se também até 1,5 ponto. Ou seja 2,25% se cair, ou 5,25% caso suba).
  • Em 2022: a perspectiva é que a inflação acumulada caia ainda mais, e assim atinja os 3,50%. Assim como nos anos anteriores, a possibilidade de variação também é 1,5 ponto para cima ou para baixo.

Gostou do artigo? Então assine a nossa NEWSLETTER clicando AQUI e fique por dentro de as nossas atualizações! Não esqueça de curtir nossa página no Facebook clicando AQUI!

Nos siga no Google News
Leia mais  Associação Brasileira de Bancos avalia resultado do IPCA de junho

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Taxa Selic deve atingir ao menor nível em dois anos

Márcia Alves

Setor de pagamentos vai propor um novo crediário

Márcia Alves

Boletim Focus: Projeção de inflação para 2024 cai e PIB ganha força

Guia do Investidor

Nubank lança CDB IPCA: investimento visa maior proteção contra a inflação

Mateus Sousa

Bancos não repassam cortes da Selic e juros seguem estáveis

Guia do Investidor

Preço do arroz dispara: saiba os motivos

Lara Donnola

Deixe seu comentário