Guia do Investidor
Economia Notícias

Banco Central lançará sistema de pagamentos instantâneos em 2020

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Em evento da B3 e da Eurasia Group, em São Paulo. De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a instituição irá antecipar o lançamento de um novo sistema de pagamento instantâneo. Veja tudo a seguir. De acordo com Campo Neto:

“Sobre o projeto de meios de pagamentos instantâneo, fizemos uma reunião ontem e decidimos antecipar o projeto para 2020, vamos lançar em 2020”

Assim será que é o fim da era das maquininhas para pagamentos? Pode ser que sim, veja a seguir o porquê.

Fim da era das maquininhas!

O projeto de pagamento instantâneo é bem simples de compreender. O pagamento nessa modalidade, permitirá que todas as transações sejam concluídas em 20 segundos. Assim essa opção para pagamento será muito mais barata para o comércio já que essa modalidade dispensará o uso de maquininhas.

Leia mais  Plano & Plano (PLPL3) lançará IPO, veja detalhes

O projeto propõe que os pagamentos sejam feitos por QR Code e o valor da venda entra diretamente na conta. Contudo essa medida pode decretar o fim das maquinas, não será tão rápido mas os dias estão contatos. Pois todo comerciante sabe a gorda fatia que cada operadora de maquininhas cobra sobre cada operação realizadas nas máquinas.

Transações facilitadas

O projeto ainda prevê uma alteração nas transações entre pessoas física e jurídicas. Assim a transferência de valores será facilitada e você poderá mandar e receber valores entre pessoas físicas, jurídicas e até em transações com o governo.

Então não haverá nenhum tipo de restrição de horário (hoje há um horário bancário para as ações de transferência igual ao horário comercial para bancos tradicionais).

Além disso não terá restrição de origem e destino de recursos e também não terá bloqueios de dias, ou seja, poderá se fazer movimentação até nos finais de semana.

Aquecimento da economia

De acordo com o Banco central, houve um crescimento no crédito bancário em março. Assim o valor do aumento com referência a março foi de 0,7%. Então o valor de empréstimos realizados pela instituição foi de R$ 3,267 trilhões em março, enquanto em fevereiro havia atingido os R$ 3,243 trilhões. Entretanto com o fim do primeiro trimestre de 2019 o crédito bancário registrou alta de 0,3%.

Leia mais  Receba aluguéis sem ter imóveis: Descubra como!

De acordo com o banco central o crescimento do crédito bancário para 2019 ficará em torno de 2%. Pois ele tem como base o crescimento do PIB. Isso tudo devido ao cenário do Brasil de baixa inflação e uma nova estabilidade.

Assim com melhores ofertas de credito e uma nova opção para realizar as vendas, o comércio tem uma boa perspectiva para crescimento.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Governo Lula afasta bilhões em capital estrangeiro da bolsa

Paola Rocha Schwartz

Ações do Grupo Soma na B3 fecham em alta

Rodrigo Mahbub Santana

Blau (BLAU3) assina acordo de distribuição de botox

Rodrigo Mahbub Santana

Ban the Batistas: movimento internacional quer JBS fora da bolsa

Rodrigo Mahbub Santana

Grupo SBF, dono da Centauro reporta lucro acima do consenso

Paola Rocha Schwartz

Setor de pagamentos vai propor um novo crediário

Márcia Alves

Deixe seu comentário