Guia do Investidor
Notícias

Banco Central quer permitir ter dólares em contas brasileiras

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

De acordo com o Banco Central a medida de permitir dólares em contas brasileiras e real em contas nos países exteriores. Assim visa modernizar o regime do câmbio que já está ultrapassado.

De acordo com o presidente do Banco Central. Roberto Campos, a instituição deseja fazer a abertura de contas em dólares no Brasil. Assim permitir a abertura de contas em real no exterior. Porém essa ideia precisa ser aprovada pelo Congresso e não vai acontecer de repente.

Essa conversão deve ser possível em um período de dois a três anos. De acordo com Roberto Campos Neto, essa conversibilidade deve fortalecer a moeda brasileira e atrair negócios com países exteriores.

A abertura de contas com dólares irá dar início a uma era mais moderna no Banco Central. Pois as regras que ditam o funcionamento do câmbio no Brasil foram feitas nos anos 90.

Além disso, o banco também planejar facilitar a abertura de contas em reais nos países que demonstrarem interesse. Tanto o câmbio no Brasil, quanto o exterior deverá ser feito com bastante prudência e atenção por parte do Banco Central.

Para pessoas jurídicas de vários setores como de infraestrutura, seguro, óleo e gás e as embaixadas já podem abrir contas em dólar no Banco Central. Porém, essa medida visa permitir a abertura das contas para pessoas físicas e para os outros setores.

Leia mais  Dólar de volta aos R$ 5? Será o momento de comprar?

Investimento no setor privado

Assim como uma série de medidas que foram tomadas nesse governo, permitir a abertura de contas em  Banco Central em dólar também visa investir no setor privado e reduzir a participação do Estado na economia brasileira.

Para o presidente, o investimento do setor privado na economia e no mercado está relacionado com o aumento do PIB no país. Visto que há uma grande burocracia que as empresas precisam cumprir para conseguir fazer transações exteriores.

A abertura de contas no Banco Central em dólar para os outros setores privados também irá atrair mais negócios. Assim com países e empresas de outros países, negócios esses que estão sendo dificultados com o regime atual.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Dólar volátil: STF decide antecipação de precatórios

Leia mais

Setor de pagamentos vai propor um novo crediário

Márcia Alves

Dólar dispara frente ao Real com impacto de decisões da Petrobras

Guia do Investidor

Dólar recua após Powell e Lagarde manterem expectativas sobre juros

Guia do Investidor

Powell sinaliza cortes de juros e dólar recua

Guia do Investidor

Dólar sobe em dia de incerteza nos EUA e China

Guia do Investidor

Dólar cai; mercado aguarda China, Powell e payroll

Guia do Investidor

Deixe seu comentário