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Com estratégia diversificada, Banco Original registra lucro de R$ 88 milhões em 2021

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  • Resultado financeiro de 2021 reflete o crescimento sustentável baseado em cinco diferentes frentes de negócios, oferecendo um portfólio completo de serviços, e rentabilização da base de clientes
  • Instituição realizou ainda uma captação de R$ 500 milhões que permitirá dobrar o tamanho da operação de forma autossuficiente e atingir 10 milhões de clientes

O Original, primeiro banco digital completo, anuncia o primeiro lucro líquido anual da sua história de R$ 88 milhões no resultado contábil de 2021. A instituição divulga ainda uma captação de R$ 500 milhões em Letras Financeiras Subordinadas Nível 2, em negociação privada sem prazo de recompra.

Os resultados positivos são fruto de uma estratégia sólida e única no setor. O Banco Original optou por um crescimento sustentável de sua base — em 2021 aumentou 39% o número de clientes —, ao invés de focar na aquisição exponencial de correntistas, oferecendo uma cesta de produtos e serviços completa.

Com isso, conforme crescia, rentabilizava a sua base. Somado a isso, diversificou sua geração de receita com 5 frentes de atuação: Varejo, Atacado, Não Correntistas, Banking as a Service e Empresas.

Este é um momento histórico para o Original. O registro do nosso lucro não é um evento extraordinário, e sim previsto e planejado dentro da nossa estratégia e deverá se repetir no próximo ano. Trabalhamos para deixar nossa operação completa e centrada no cliente e, com isso, temos o fluxo financeiro dos nossos correntistas aqui. Com isso, melhoramos nossa política de crédito, por exemplo”, afirma Alexandre Abreu, presidente do Banco Original. “A captação realizada permitirá ainda que o Original siga investindo em seu crescimento autossuficiente, sem necessidade de aporte do acionista, e atinja a meta de 10 milhões de clientes no fim do ano e, mais uma vez, dobre o tamanho da nossa operação”, complementa.

No pilar Varejo, o Original cresceu 161% em sua carteira de crédito e 135% na receita dos serviços. No último ano, o Banco anunciou a chegada de um grande leque de novos produtos: o cartão Original segue com o maior número de funcionalidades do mercado e melhor cashback; o app é moderno, interativo e conta com atualizações constantes e excelentes notas de avaliação nas lojas; e nos grandes movimentos de transformação do mercado — Pix e Open Finance — atuamos de forma ativa e voluntária em todas as fases, desde a concepção até a implementação.

Todas essas iniciativas, somados aos demais produtos já presentes no portfólio, reforçam o conceito de banco completo, em que o cliente não tem necessidade de possuir contas em outras instituições, podendo centralizar toda sua vida financeira no Original, com tarifas justas ou isentas, conforme o volume movimentado.

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Em 2021, houve um acréscimo de 39% dos clientes com saldo em conta, o que mostra o fluxo financeiro dos correntistas no Original.

No Atacado, que atende empresas com receita superior a R$ 300 milhões anuais, o Original continua registrando um alto crescimento na margem financeira da operação, que funciona desde antes da criação do banco digital. O destaque entre esses clientes são os produtores do agronegócio, em que o banco trabalha com 100% de garantia de alienação fiduciária de terra.

A vertical Bank as a Service, denominado Original Hub, que roda soluções financeiras para mais de 70 fintechs e empresas parceiras, apresentou um crescimento de margem financeira da ordem de 45% em 2021.

Bancos, plataformas de e-commerce, fintechs e instituições financeiras em geral podem usar a prateleira de APIs do Original para oferecer serviços aos clientes, utilizando a infraestrutura do banco.

Ao longo de 2021, o Original Hub processou mais de 255 milhões de transações, incluindo serviços de pagamento pelo PIX, liquidação de boletos bancários, agendamento de débito automático, saque na rede Banco 24 Horas, entre vários outros.

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Na área de Não-Correntistas, o Original atende principalmente parceiros da rede varejista que desejam oferecer produtos de Crédito Pessoal e Cartão Híbrido. O negócio, iniciado em maio de 2020, quintuplicou seu volume de operações em 2021, fazendo a carteira de crédito crescer 15 vezes no mesmo período.

Por fim, temos a unidade de negócios Original Empresas, na qual o Original também o foi primeiro banco a viabilizar abertura de conta 100% digital para micro, pequenas e médias empresas, a instituição registrou um aumento de 44% na base de clientes, enquanto a margem financeira cresceu 250 vezes.

O aumento deu-se, uma vez que, o Original Empresas foi criado do zero e ampliou sua atuação no setor. Focado em proporcionar serviços diferenciados para esse público, o Original criou a Pessoa Única, uma junção entre a pessoa física e a jurídica que facilita a administração das contas bancárias desses empreendedores.

Entre os produtos disponibilizados para esses clientes, destacam-se capital de giro, folha de pagamento, investimentos, PIX, cobrança digital, cartão empresarial e opções de adquirência.

Temos metas desafiadoras para 2022, mas estamos confiantes na nossa estratégia e modelo de negócio para alcançá-las”, finaliza Abreu.

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