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Bancos Pan, BMG e Inter lideram ranking de reclamações

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De acordo com o Banco central, os Bancos Pan, BMG e Inter são as três instituições bancárias com maior número de reclamações.

Segundo o Banco Central foram consideradas instituições com o número superior de 4 milhões de clientes. Portanto considerando essa métrica, o Banco Pan ficou em primeiro lugar, o BMG ficou em segundo lugar e o Banco Inter em terceiro no ranking

O Banco Central revelou que recebeu 794 queixas consideradas procedentes contra o Banco Pan, já o Banco BMG (BMGB4) recebeu 520 reclamações, a maioria delas sobre “oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada”. E o Banco Inter (BIDI11) recebeu 557 reclamações.

Para elaborar o ranking, as reclamações procedentes são divididas pelo número de clientes da instituição financeira e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado um índice, que representa o número de reclamações do banco para cada grupo de 1 milhão de clientes.

Nesse sentido, de acordo com o Banco central o Banco Pan (BPAN4) ficou com o índice de 158,89. As queixas contra o BMG resultaram no índice 99,80. E o Banco Inter ficou com índice 97,92.

O banco central também divulgou os dados referentes aos grandes bancos do país. Destes o Santander (SANB4), com cerca de 49.334.145 clientes, ficou em quarto lugar no ranking com 2.040 reclamações consideradas procedentes. Logo após em quinto lugar, está a Caixa Econômica Federal, com 3.053 reclamações, o banco tem 115.407.209 clientes.

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Em sexto ficou o Bradesco (BBDC4), registrou 2.408 reclamações e 98.855.959 clientes. Já o Banco do Brasil (BBAS3), que possui 67.076.893 clientes, ficou na sétima posição, com 1.527 reclamações procedentes. O Itaú vem depois, em oitavo lugar, com 1.750 reclamações consideradas procedentes dos seus 82.959.663 clientes.

Reclamações do Banco central

Os canais de atendimentos do BC estão disponíveis na internet, pelo aplicativo BC+Perto. Entretanto, o Banco Central indica que a reclamação primeiramente seja realizada diretamente nos bancos ou no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) do banco, nas ouvidorias das instituições e nos órgãos de defesa do consumidor.

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