Na última segunda-feira (11), a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) emitiu um comunicado sobre criptomoedas que deu o que falar. Acontece que, de acordo com o documento, os investidores deste segmento devem se preparar para perder todo o valor investido.
Certamente as criptomoedas passam por um período de forte volatilidade, algo que os investidores desses ativos já conhecem e deveriam estar preparados para lidar. Entretanto, até os mais experientes se surpreenderam com a recente disparada do Bitcoin, que dobrou seu valor em apenas um mês. Sendo assim, a cripto mais conhecida do mundo também puxou algumas outras consigo.
O fato é que após bater sua máxima histórica, o Bitcoin vem caindo nos últimos dias. Mas cabe destacar que sua queda está longe de ser como o movimento súbito de alta, e se mostra mais gradual. Dessa forma, ainda que em um movimento lento e, de certo modo, esperado, boa parte do mercado se vê agitada, demonstrando preocupação.
Ou seja, o momento é conturbado, e quando aliado ao anúncio feito pela FCA, pode influenciar ainda mais as expectativas dos investidores. De acordo com o anúncio, investir em criptomoedas ou em investimentos ligados a esses ativos pode gerar alto risco ao público consumidor. Sendo assim, a informação foi clara: qualquer pessoa que tenha este tipo de investimento deve se preparar para a possibilidade de perder tudo.
Como lidar com o momento das criptomoedas
A FCA ainda destacou os maiores motivos de preocupação, sendo eles a volatilidadeSensibilidade evidenciada pela cotação de uma ação ou de uma carteira às variações globais do More do preço e a complexidade dos ativos. Mas um tópico também relevante é a dificuldade de proteção ao investidor e possibilidade de fraudes ou golpes, ainda que sem a intenção das companhias de aplicá-los.
Em suma, a forma de lidar com criptomoedas, conforme a Autoridade, é buscar conhecer o produto de investimentos, compreendendo os riscos e retornos do ativo. Além disso, é prudente desconfiar das oportunidades rápidas, com retorno questionável a curto prazo.
Por fim, cabe destacar que a FCA não é a primeira instituição a alertar sobre os riscos das criptomoedas. Recentemente, o Bank of America também citou os ativos, principalmente o Bitcoin, o qual foi considerado uma grande bolha pela instituição.
Cadastre-se em nossa Newsletter
Informe seu melhor e-mail agora mesmo e fique sempre informado(a).
Quer receber recomendações diárias de investimentos no Telegram? Sim eu quero!
Para receber as melhores recomendações diárias, siga nossas redes sociais: