Blockchain está aqui para ficar. Entenda o porque

Blockchain está aqui para ficar. Entenda o porque

9 de fevereiro de 2019 1 Por guiadoinvestidor

Este é um momento muito interessante para o blockchain.

O Bitcoin tem crescido em popularidade nos últimos anos. Então levando a outras criptomoedas (muitas vezes referidas como altcoins), também vendo grandes saltos de valor. Ethereum, por exemplo, viu um enorme aumento de preços até 2017 e se tornou uma das altcoins mais conhecidas.

Muita gente se tornou rico como resultado dessas flutuações de preços. Algumas pessoas compram, esperam até que ela suba de valor e depois vende. Outros tentarão negociar o mercado através de frequentes compras e vendas. Entretanto irão tentar prever cada uma das quedas e aumentar de valor.

Como você deve saber, o último ano não foi muito positivo para essa nova tecnologia. Porém apenas em termos de preço.

Pode ser tentador acreditar que o blockchain não é mais relevante, mas acho que seria uma visão de curto prazo sobre o que é possivelmente uma enorme revolução tecnológica.

O mercado está crescendo rapidamente de várias maneiras. Cada vez mais indústrias estão analisando como elas também podem usá-las, já que os benefícios estão começando a se tornar mais claros – mesmo quando o preço cai.

Mas para entender verdadeiramente por que é provável que faça parte do nosso futuro, precisamos olhar para o passado.

Como tudo começou

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda e ainda é o mais popular. Começou uma indústria inteira de outras moedas digitais e desafiou todas as noções de como funciona o dinheiro e o valor.

Em janeiro de 2009, a primeira versão do Bitcoin foi lançada online por alguém conhecido apenas como Satoshi Nakamoto, cuja identidade ainda permanece desconhecida. O objetivo do Bitcoin era criar uma nova forma de dinheiro.

Embora o conceito de moeda digital não fosse novo, o Bitcoin era único, pois usava o Blockchain – um livro público contendo um registro de todas as transações, visível para todos. A razão pela qual isso foi uma inovação brilhante foi permitir que os criptos fossem descentralizados.

Liberdade

O blockchain como uma maneira de combater a censura online é talvez um dos usos que têm maior potencial, dada a forma como esta questão se tornou controversa nos últimos anos, com redes sociais e outras plataformas aplicando regras com as quais alguns discordam.

Eles só podem impor essas regras, já que se trata de um sistema centralizado – esse não seria o caso de um sistema executado usando o blockchain, uma tecnologia que, por muito tempo, precisava de um forte caso de uso além do dinheiro digital.

A liberdade de expressão pode ser o aplicativo mais importante para realmente levar o mainstream do blockchain.

A rede social SteemIt por exemplo, é o melhor caso de sucesso para o tema. Cada pessoa é remunerada na rede por produzir conteúdo de forma centralizada e que jamais poderá ser apagado, pois está literalmente para sempre registrado na blockchain.

NÃO PERCA MAIS UMA DICA! CADASTRE SEU E-MAIL

PARTICIPE AGORA DO NOSSO FÓRUM!

O nosso fórum já está aberto para você tirar as suas dúvidas sobre investimento e debater sobre o que quiser. Sinta-se em casa, cadastre-se agora: http://guiadoinvestidor.com.br/forum/