Guia do Investidor
Notícias

BNDES libera crédito para cidades mineiras em situação de risco

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Banco abrirá a linha de crédito para que municípios atingidos pelo rompimento sejam beneficiados.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibilizou o aumento da linha de crédito para municípios mineiros. Isso ocorreu por consequência do rompimento da barragem em Minas Gerais.

Até o momento, somente regiões com decreto de calamidade pública seriam beneficiadas. Como no caso de Brumadinho, que declarou estado de risco na última semana.

Em contrapartida, nesta terça-feira, 29, a instituição divulgará informações detalhadas sobre a extensão de crédito. Pois a nova ação permite que cidades em situação de emergência, por motivos de colapso, tenham acesso a linha Emergencial do banco.

Desta forma, 12 municípios serão amparados com o auxílio financeiro. São eles: Mário Campos, São Joaquim de Bicas, Sarzedo, Itabirito, Nova Lima, Ibirité, Rio Manso, Belo Vale, Moeda, Bonfim, Igarapé e Itatiaiuçu.

No entanto, o atendimento não será oferecido somente para clientes do BNDES. Como também para todos os usuários de bancos que utilizam os recursos de maneira indireta. Ou seja, são mais de 2 bilhões de reais disponibilizados.

Leia mais  21 ações para comprar em Dezembro

Segundo o Banco Nacional, serão abertos empréstimos que beiram 2,5 milhões de reais. Cujo prazo para a quitação é de 90 meses (sete anos e meio), com 36 meses (três anos) para início de pagamento.

Além disso, o BNDES cederá o Refinanciamento de Operações Ativas dos Agentes Financeiros, chamado Refin. Essa linha prestará quase 5 mil empresas clientes, que são ativas nas proximidades de Brumadinho.

Tal programa garante novo financiamento para dívidas atrasadas nos últimos quatro meses. Assim, as datas de pagamentos serão adiadas para 12 meses, e pode totalizar em até 2 anos.

Portal da transparência

No dia 18, o Banco abriu o portal da transparência e divulgou quais são seus principais tomadores de recursos. Dentre eles, está a Vale (VALE3), responsável pela tragédia mencionada.

Segundo o site, a mineradora encontra-se na quarta posição do ranking. De modo que nos últimos 14 anos, financiou aproximadamente 22,489 milhões de reais.

Nos siga no Google News
Leia mais  Ainda "pagando por Brumadinho", Vale assina aditivo de prazo para obras e compensações de R$ 99 milhões

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Bradesco converteu créditos em participação acionária na Enauta 

Paola Rocha Schwartz

Vale (VALE3) está entre as melhores escolhas para dividendos

Márcia Alves

Qual o impacto da ação da Vale na Bolsa?

Guia do Investidor

Efeito Lula? Analistas de 3 bancos cortam preço-alvo da Vale

Márcia Alves

Vale (VALE3) tem licenças de minas reestabelecidas no Pará

Márcia Alves

Dividendos da Vale (VALE3) podem chegar a 14% em 2024

Mateus Sousa

Deixe seu comentário