Notícias

BNDES planeja mudanças para baratear custos de financiamentos

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, anunciou a finalização de um projeto de lei que estabelecerá três mudanças para tornar mais acessíveis os financiamentos e disponibilizar mais crédito aos clientes. O projeto será enviado ao Congresso Nacional assim que Mercadante tiver uma conversa a respeito com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após sua viagem aos Estados Unidos.

A primeira mudança solicita autorização do Congresso para a prática de taxas de juros menores, sem o uso de subsídios do Tesouro Nacional. Mercadante afirmou que já há espaço para a redução dos juros sem interferir no Tesouro, bastando alterar as regras. A segunda mudança seria a exclusão do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações do BNDES. Por fim, a instituição pede o fim dos repasses obrigatórios de dividendos à União.

Mercadante afirmou que o projeto já está pronto e que o BNDES está “com o dedo no gatilho” para enviá-lo ao Congresso. O objetivo é garantir mais crédito aos clientes e reduzir os custos dos financiamentos para torná-los mais acessíveis.