Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Boa Vista Score: Como aumentar o seu score do cartão de crédito?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Acompanhe este tutorial e aprenda de uma vez como consultar o Boa Vista Score, como é a classificação de crédito do Boa Vista SCPC, e entenda melhor como funciona a sua pontuação e como aumentá-la.

Quem é o Boa Vista SCPC?

O Boa Vista SCPC (BOAS3) se trata de uma empresa que atua no setor de gestão e análise de dados no Brasil. E, assim como o SPC e a Serasa Experian, reúne um grande banco de dados de pessoas inadimplentes.

Para entender a relevância do Boa Vista SCPC, vale dizer que a sua base de dados recebe consultas de alguns dos principais bancos do mercado. Alguns deles, por exemplo, são: Agibank, Banco do Brasil, Banco Inter, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Nubank, Safra, Porto Seguro, Votorantim e Trigg, entre outros.

Mas ao invés de apresentar apenas os dados brutos, o Boa Vista SCPC buscou ir além. Assim, ele também estrutura informações que se tornam parte de soluções com conteúdo cada vez mais analítico sobre pessoas físicas e jurídicas, gerando conhecimento de maior profundidade que possibilita aos seus clientes tomarem melhores decisões na condução de seus negócios. Por conta de peso no mercado, a companhia se denomina a segunda maior empresa no setor de gestão e análise de dados no Brasil.

Diferença entre SPC, Serasa e SCPC

Caso não saiba, cada uma dessas instituições é distinta, com origem e gestão por empresas e organizações diferentes.

Por exemplo, a história da criação da Serasa partiu de uma iniciativa entre a Associação de Bancos do Estado de São Paulo (ASSOBESP) e a Federação Brasileira das Associações de Bancos (FEBRABAN). Dessa forma, os dados coletados pela Serasa são obtidos por meio das instituições financeiras. Além disso, vale mencionar que o grupo irlandês Experian é controlador da Serasa desde 2007, quando fez a compra do negócio.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Enquanto isso, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), atua sob gestão da Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) que, por sua vez, reúnem os dados coletados pela Rede Nacional de Informações Comerciais (RENIC).

Boa Vista Score
Site de consulta do Score do Boa Vista (Imagem: Guia do Investidor).

No caso do SCPC — isto é, o Serviço Central de Proteção ao Crédito — o Boa Vista Serviços é o responsável pela administração, que também possui os dados da RENIC como fonte para a sua própria base de dados. Nesse sentido, a empresa agrega informações que englobam desde grandes conglomerados financeiros, bancos, prestadores de serviços financeiros, até fintechs, seguradoras, e prestadoras de serviços de telecomunicações e energia.

Leia mais  Fast News: Americanas, Eletrobras, Tupy, Boa Vista e mais

Também vale dizer que o Boa Vista SCPC disponibiliza áreas para que você consulte o seu score de crédito (razão para este artigo). Nesse sentido, saiba por meio desse post como funciona o score, o que o faz aumentar e diminuir, algumas precauções e, por fim, o tutorial sobre como fazer o cadastro e consultas, tanto pelo app, quanto pelo site.

Como funciona o Score do Boa Vista SCPC?

O score do Boa Vista SCPC funciona com uma pontuação que vai de zero até 1000. Nesse sentido, zero significa a pior pontuação e 1000 a melhor. Ao mesmo tempo, existem faixas nesse intervalo que determinam os perfis de inadimplência.

Score entre 0 e 549 – Abaixo da Média

De acordo com o Boa Vista, o score entre 0 e 549 significa que você está “abaixo da média”. Em outras palavras, o sistema considera que há uma probabilidade baixa do consumidor conseguir pagar dívidas. Inclusive, a companhia destaca que quem tem estes pontos provavelmente está com algum registro de inadimplência, contas atrasadas, protestos e até mesmo ações judiciais.

Score entre 550 e 624 – Médio

Em seguida, o score entre 550 e 624 é classificado como “médio”. Sendo assim, com base nessa pontuação, é possível obter financiamento, crédito ou cartão de crédito. Todavia, cada instituição com capacidade de conceder ainda pode ponderar se permite ou não a liberação de crédito com base nesse score.

Score entre 625 e 699 – Bom

A classificação “bom” engloba o score entre 625 e 699. Nesse sentido, o mercado de crédito aumenta a confiança, visto que a leitura feita é a de que o consumidor é um bom pagador.

Score entre 700 e 799 – Muito bom

O score entre 700 e 799 recebe a classificação como “muito bom”. Por meio dele, é possível que você receba condições de crédito mais competitivas dos bancos, financeiras, instituições de crédito e lojas.

Score entre 800 e 1000 – Excelente

Em conclusão, está a classificação “excelente” que envolve o score entre 800 e 1000. Por se tratar de um pequeno grupo que atinge essa pontuação, as chances de ofertas de crédito são ilimitadas nesse caso.

O que faz o score de crédito cair?

Conforme o Boa Vista SCPC, o atraso de contas é o principal motivo para diminuir o score de qualquer usuário, independente da idade. Mas vale dizer que não é única razão.

Além dele, fazer pedidos de créditos em várias instituições ao mesmo tempo também pode afetar o resultado do score. Isso ocorre, pois, no momento da consulta do CPF, essas instituições terão acesso aos registros mais recentes de solicitação que podem ligar um alerta dependendo do caso.

Boa Vista SCPC 1
Imagem: Boa Vista SCPC.

Outros fatores que podem impactar no score são: nome contestado (também conhecido como “nome sujo”), muitas compras a prazo, omissão de dados na atualização cadastral, redução de movimentação bancária muito drástica, participação em financiamento de terceiros, etc.

Considerando a diversidade de fatores possíveis de serem avaliados, mesmo com o pagamento dos débitos ao fim de cada mês, a demonstração financeira é um importante indicador da direção aonde o score se encaminha. Afinal, por meio dela é possível entender o balanço de todos os fatores e não apenas em questão dos pagamentos em dia.

É possível aumentar o score de crédito do Boa Vista SCPC?

Sim, o Boa Vista SCPC considera mais de um critério que possa ajudar no aumento do score. Alguns deles são:

Ter contas no próprio nome

Ter uma ou mais contas no próprio nome é um fator visto como positivo no resultado do score. Nesse sentido, uma simples transferência de titularidade da conta do celular já é um bom começo. Ou então, um cartão de crédito no próprio nome, mesmo com limite baixo, mas com a ressalva de se manter um controle de gastos sobre ele. Do contrário, isso poderia se tornar um problema de inadimplência, que resultaria na queda da pontuação.

Leia mais  Veja como aumentar o score de crédito e melhorar a pontuação

O motivo para ser bem-visto se deve a formação de um histórico de crédito mais favorável para quando chegar o momento de se fazer uma avaliação de crédito, ou consulta de score. Por meio dessas contas, as instituições que concedem crédito podem entender se você realmente é capaz de arcar com essas despesas de forma satisfatória.

Pagar as contas em dia

Esse é óbvio, mas ainda necessário de se falar. Afinal, é um dos critérios de maior peso, tanto para aumentar, quanto para reduzir um score. E se o pagamento das contas em dia é um fator positivo, o pagamento adiantado, se possível, é ainda melhor.

Para completar esse tópico, o pagamento integral da fatura sempre será o mais recomendado, se for possível, é claro. Para isso, um planejamento financeiro pode ser um bom aliado para compreender se seus gastos estão no limite ou mais confortáveis.

Boa Vista SCPC 2
Imagem: Boa Vista SCPC.

Não fazer muitos pedidos de crédito em curto período de tempo

Mesmo que seja uma primeira vez fazendo pedidos de crédito, os bancos de dados revelam se você está fazendo solicitações além da sua capacidade financeira. Portanto, hoje em dia, é mais difícil recorrer a diversas instituições para obter crédito simultaneamente, já que elas acessam os mesmos sistemas.

Sendo assim, estabeleça um limite máximo para a quantidade da sua renda disponível para arcar com esses créditos, além do número de vezes que você deve recorrer a um banco.

Negociar dívidas, caso tenha

Caso já tenha chegado a uma situação onde existe uma dívida pendente, negociar com a instituição envolvida é um passo importante. Assim, ambos podem entrar em um acordo para que a quitação ocorra em termos possíveis.

E mais importante, com um acordo, há a chance da instituição retirar o nome do cadastro negativo. Para isso, mais uma vez, um planejamento financeiro é fundamental para chegar a um resultado satisfatório para ambos.

Boa Vista SCPC 3
Imagem: Boa Vista SCPC.

Manter os dados cadastrais (telefone, endereço, e-mail, etc.) atualizados

Em uma eventual mudança de algum dado pessoal importante, como telefone, endereço, e-mail, entre outros, vale a pena entrar em contato com as instituições e bancos de dados de informações creditícias que você tenha relacionamento para mantê-los atualizados.

Assim, a atitude sinaliza que você é um consumidor que não quer se esconder do mercado, segundo a Boa Vista.

Manter o CPF no Cadastro Positivo, o banco de dados com informações de pagamento.

O Cadastro Positivo é um banco de dados que registra o histórico de pagamento dos consumidores. Assim, é possível acessar com ele os registros de pagamentos de parcelas de crédito; de cartão de crédito; empréstimos e financiamentos; além de contas de serviços continuados: energia, água, telefone, etc.

Já que com esse registro há a formação de um histórico, então você vai se tornando mais confiável perante as instituições de crédito, visto que é conhecido por elas. Além disso, esse fator também é levado em conta para o score impactando de forma positiva.

Boa Vista SCPC 4
Imagem: Boa Vista SCPC.

Alerta: Se quer aumentar o score, saiba disso

Em primeiro lugar, saiba que o score não aumenta de um dia para o outro. Como o Boa Vista SCPC diz, “Score não é foguete”. Sendo assim, paciência também é importante.

Em seguida, cuidado com soluções rápidas e fáceis para elevar o score. Na verdade, podem ser golpes. No processo para aumentar essa pontuação, não existem atalhos. Dessa forma, ser um bom pagador e ter um histórico favorável seguindo as dicas acima são os fatores ideais.

Boa Vista SCPC 5
Imagem: Boa Vista SCPC.

Boa Vista Score: Tutorial

Em primeiro lugar, vamos acompanhar o passo a passo sobre como consultar seu score de crédito pelo app do Boa Vista SCPC.

Leia mais  Boa Vista conclui associação com Red Ventures para desenvolver marketplace de crédito e serviços financeiros.

Sendo assim, caso ainda não tenha instalado, pesquise e baixe o app Boa Vista Consumidor Positivo. Ele está disponível tanto para o sistema Android (Google Play), quanto para iOS (App Store). Após a instalação, a próxima etapa será o cadastro, caso seja a sua primeira consulta.

Como se cadastrar no app do Boa Vista?

A princípio, a primeira tela de cadastro do Boa Vista Consumidor Positivo pede o preenchimento do CPF. Após fazer isso, clique em “Entrar”, conforme a imagem a seguir:

Boa Vista Score
Digite o seu CPF e depois clique em “Entrar
(Imagem: Guia do Investidor).

Em seguida, a próxima etapa envolve o preenchimento dos seguintes itens: Nome Completo, E-mail, Confirmação de E-mail, Número do Celular e Data de Nascimento.

Boa Vista Score
O número de celular será utilizado na etapa seguinte do cadastro
(Imagem: Guia do Investidor).

Após preencher todos os campos e clicar em “Próximo”, a plataforma envia um SMS com o código de verificação do número de celular que você cadastrou na etapa anterior. Sendo assim, ao receber o código, preencha o número no campo de verificação e clique em “Confirmar”.

Boa Vista Score
(Imagem: Guia do Investidor).

Depois de realizar a verificação do celular, é necessário criar a senha. De acordo com o aplicativo, o critério mínimo exigido é de apenas 8 caracteres. Após preencher a senha escolhida, repita o processo no campo seguinte para, em seguida, clicar no botão “Confirmar”.

APP Tela 6.1
(Imagem: Guia do Investidor).

Enquanto o Boa Vista Consumidor Positivo prepara o ambiente, surgirá uma tela de carregamento. Mas não se preocupe, pois o tempo de espera leva menos de 1 minuto.

(Imagem: Guia do Investidor).

A fase final para terminar o cadastro se trata de algumas perguntas de segurança com intuito de verificar se você é o real titular da conta.

Nesse sentido, serão feitas três perguntas de informações relativas aos seus documentos (RG, CPF, entre outros). Basta marcar as opções corretas e prosseguir clicando no botão “Próximo” na parte de baixo da tela, conforme o exemplo a seguir:

Boa Vista Score
(Imagem: Guia do Investidor).

Depois de concluir a etapa anterior, você já é apresentado para a tela inicial do app Boa Vista Consumidor Positivo e pode conferir os dados que a instituição possui envolvendo o seu nome.

Boa Vista Score
(Imagem: Guia do Investidor).

Como consultar o score de crédito no Boa Vista?

A consulta do score de crédito no app Boa Vista Consumidor Positivo é extremamente simples. Ela fica visível na tela inicial, sendo uma das primeiras informações apresentadas, conforme a imagem abaixo:

Boa Vista Score
(Imagem: Guia do Investidor).

Caso você queira saber mais informações a respeito de seu score, basta clicar no botão “Ver Detalhes” na parte superior da tela.

Em seguida, a plataforma apresenta breves explicações a respeito de sua pontuação e até dicas caso chegue a um patamar médio para baixo.

Boa Vista Score
Após clicar em “Ver Detalhes”, o app apresenta algumas dicas para melhorar o score
(Imagem: Guia do Investidor).

Boa Vista app: outras ferramentas

Além da ferramenta de consulta do score, também é possível encontrar outros dados vinculados ao seu CPF. Por exemplo, na área “Informações Positivas” é possível verificar os contratos que possam existir envolvendo consórcio, cartões, parcelamentos ou de outros serviços.

APP Tela 11
No espaço destacado, estão os campos para consultar se há registros de contratos ativos para consórcio, cartões, parcelamentos e outros (Imagem: Guia do Investidor).

Na área “Autoconsulta”, por sua vez, estão as ferramentas para verificar se o CPF possui algum registro de dívidas vencidas em aberto, cheques devolvidos, protestos ou alerta de documentos perdidos.

APP Tela 12
No espaço destacado, estão os campos para consultar se há registros de dívidas vencidas em aberto, cheques devolvidos, protestos e documentos perdidos (Imagem: Guia do Investidor).

Boa Vista Score: cadastro e consulta pelo computador

Assim como o passo a passo via smartphone, o processo de cadastro e consulta pelo computador é bastante simples e intuitivo.

Dessa forma, basta acessar o site do Boa Vista SCPC e logo de cara já está disponível o campo para preencher o CPF.

Boa Vista Score
Na área em destaque, preencha o seu CPF (Imagem: Guia do Investidor).

Em seguida, bastará preencher os dados solicitados durante as etapas, num processo semelhante ao do app, para realizar o cadastro.

Passando para a consulta, o campo do score fica disponível na página inicial do site após a realização do login, conforme a imagem a seguir:

Boa Vista Score
Após fazer o login, a página inicial do site do Boa Vista SCPC apresenta visível o campo Score (Imagem: Guia do Investidor).

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Acordo Certo: Veja seu Score e Como Consultar CPF e Serasa

Lara Donnola

Acionistas aprovam incorporação da Boa Vista pela EFX Brasil, subsidiária da Equifax

Leonardo Bruno

Veja como aumentar o score de crédito e melhorar a pontuação

Guia do Investidor

Boa Vista conclui associação com Red Ventures para desenvolver marketplace de crédito e serviços financeiros.

Leonardo Bruno

Apple Pay Como Usar e Configurar? Apple Pay é Seguro? Tudo sobre

Anna Oliveira

Boa Vista (BOAS3) recebe proposta de fusão com americana Equifax

Ruan Sousa

Deixe seu comentário