Guia do Investidor
boleto adulterado
Notícias

Boletos adulterados: PROTESTE explica como identificar

Proteste esclarece dúvidas e dá dicas ao consumidor

O pagamento de contas é uma tarefa recorrente na vida consumidores brasileiros. É preciso realizar, ao longo dos meses, gastos para a manutenção dos compromissos, das demandas, e também, dos desejos do dia-a-dia. Tudo isso gera faturas que precisarão ser pagas via .

Para ajudar o consumidor, Mariana Rinaldi, Especialista em Relações Institucionais da PROTESTE esclarece dúvidas sobre o de que geram desconfianças no consumidor no momento do pagamento.

Segundo ela: “O primeiro ponto a ser observado é a leitura da linha do código de barras, com a devida verificação se os últimos dígitos do código correspondem ao valor a ser pago e se os primeiros dígitos são iguais ao código do emissor.”

da FEBRABAN (Federação Brasileira de ) evidenciam que durante o período de pandemia, golpes relacionados a essa via de pagamento cresceram 45% no país. Dessa forma, é necessário redobrar os cuidados e a atenção no momento de recebimento e realização de pagamento desses documentos.

O consumidor deve estar atento às informações descritas em códigos de barra e ter certeza de que os dados existentes se relacionem aos do órgão e/ou instituição a ser beneficiado. Aqui, levar para a prática a averiguação a máxima: os golpes estão cada vez mais sofisticados.

Leia mais  Ame, das Americanas, vai lançar cartão pré-pago

Mas, se ainda assim, você realizar o pagamento de um boleto falsificado, é preciso agir rapidamente:

“Ele deve informar o banco onde fez o pagamento sobre a fraude. Considerando que a compensação de leva mais tempo, é possível que o gerente da instituição financeira cancele a transferência caso ela ainda esteja pendente”

explica Mariana. 

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as mais quentes do em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Leia mais

PIX ‘cola’ no boleto na disputa pelo 2º lugar no ranking de meios de pagamento no e-commerce

Guia do Investidor

Itaú (ITUB4) lança pagamento de boleto com cartão de crédito, direto no app

Guia do Investidor

Nubank ou Inter: qual banco digital escolher?

Diego Dias

Via Varejo e seu banco digital poderão esmagar concorrência

Diego Dias

Como pagar boleto com cartão de crédito

NuConta chegou ao fim? Entenda

Deixe seu comentário