Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

ONU alerta: Bolha Financeira por liquidez e inflação alta

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

De acordo com a ONU, o impacto socioeconômico da pandemia da Covid-19 irá perdurar por anos, a não ser que governos tomem medidas grandiosas. Além disso, afirmou que a grande liquidez atual e a baixa inflação estão alimentando uma bolha financeira.

O relatório da ONU “Situação e Perspectivas da Economia Mundial” mostra um encolhimento de 4,3% na economia mundial em 2020. Dessa forma, isso é duas vezes e meia maior do que a queda durante a crise financeiro global de 2009. Portanto, a recuperação de 4,7% projetada para 2021 mal compensaria todas as perdas do ano passado.

Assim sendo, a ONU destaca que uma recuperação sustentável dependerá da qualidade e eficácia das medidas preventivas contra possíveis choques. Estima-se que 131 milhões de pessoas foram para a pobreza em 2020, sendo sua maioria mulheres e comunidades marginalizadas.

Leia mais  Títulos públicos de longo prazo indexados à inflação têm os melhores retornos de março

Além disso, soma-se a disparidade entre os pacotes de estímulos em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Em valores per capita, nos países desenvolvidos o valor é quase 580x maior. Para piorar a situação, o financiamento desses pacotes elevou a dívida pública global em 15%. Portanto, isso deixa um problema enorme para as futuras gerações.

Bolha financeira

Ainda de acordo com o relatório da ONU, embora tais pacotes tenham protegido empregos e ajudado no consumo, também alimentaram bolhas financeiras. A afirmação pode-se contestar quando olhamos a rápida valorização das bolsas de valores nos últimos meses.

O relatório da ONU aponta que uma “combinação tóxica de liquidez excessiva e inflação baixa desencadeou uma enorme bolha financeira, potencialmente ameaçando a estabilidade e recuperação econômica.”

Houve estabilização nos fluxos de crédito, contudo, pouco crescimento em investimentos fixos, que criam empregos e impulsionam o crescimento econômico. Dessa forma, a maior parte da liquidez foi para aquisição de ativos financeiros.

“No contexto de uma pandemia violenta, o mundo está testemunhando o desenvolvimento de uma enorme bolha financeira, com os principais índices do mercado de ações registrando aumentos recordes nos últimos 10 meses”.

afirmou a ONU.

Leia mais  CMN mantém meta de inflação em 3% para 2026 e adota sistema contínuo a partir de 2025"
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Desaceleração da inflação: um respiro à economia brasileira

Autor Convidado

BCE: Cortes de juros gera consenso e possui incertezas

Paola Rocha Schwartz

Inflação acelera em seis das sete capitais pelo IPC-S, afirma FGV

Fernando Américo

Lula cortou R$ 18 milhões do combate a dengue

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar dispara para R$ 5,07 com dados de inflação

Rodrigo Mahbub Santana

Reajustes dos planos de saúde superam a inflação

Fernando Américo

Deixe seu comentário