Guia do Investidor
Screenshot 212
Ibovespa Recomendações

Bolsa é compra? Ações caindo e resultados subindo indicam que sim

  • O entrou em queda livre nos últimos dias, antes de estabilizar em 116 mil pontos;
  • No entanto, o desempenho geral do mercado vai em contra-mão a este movimento, com as maiores companhias apresentando resultados consistentes;
  • Desse modo, agora pode ser o momento ideal de comprar boas ações abaixo do valor de mercado!

A de valores está enfrentando um momento complicado. Afinal, o principal indicador da bolsa brasileira, o Ibovespa, está passando por quedas e mais quedas nos últimos dias, conforme você pode conferir no gráfico abaixo:

image 28
Fonte: Google Finanças.

Assim, o indicador já caiu bastante abaixo dos 130 mil pontos apresentados em julho. Contudo, apesar de tirar o sono de muita gente, uma bolsa em baixa pode representar o momento ideal para comprar ações, e este parece exatamente o caso! Confira agora o motivo!

Por que a bolsa caiu?

Atualmente, podemos definir o investimento em bolsa com uma expressão bastante popular: está sendo um “teste para cardíaco”. Afinal, o mercado começou a “separar” o trigo do joio, e as ações que estavam em um  fora de sua realidade estão sendo corrigidas.

Leia mais  Veja o preço-alvo de 10 ações de varejistas para 2020

O número de pessoas físicas e fundos “comprados” em bolsa subiu muito, principalmente em reflexo a queda dos juros reais, que tiraram o brilho de de renda fixa, a renda variável foi o caminho natural destes investidores. Contudo, lembra da lei da demanda? Muitos investidores posicionados em bolsa, bem, aumentam os preços dos . Assim, não é surpresa que estas ações “emergenciais” como as techs, tenham alcançado um alto valuation nos últimos meses, mas este pode não realmente condizer com o desempenho das empresas.

Além deste fato, outro ponto que afeta muito a bolsa de valores é a desconfiança macroeconômica.

 O cenário de confiança que existia até meados de junho, quando o Ibovespa atingiu os 130 mil pontos, foi gradualmente minado pelo ruído político avassalador, a situação fiscal “fora de controle” e a inflação em alta, com reflexo nos juros futuros.

O índice vem caindo por que os investidores estão com “receio” de investir na bolsa. Ou seja, podemos dizer que estão pulando fora do barco.

Leia mais  Ações do Inter ou Nubank? Descubra a ação mais barata

Assim, com as incertezas a longo prazo, quem paga esse preço são as ações focadas no futuro, as famosas growth stocks. Em outras palavras, as empresas que fizeram seu IPO recentemente. E se você pensa que isso é papo de gestor, o desempenho destas ações provam isso: Os IPOs recentes estão derretendo: só no acumulado de agosto, caiu 32%, , 25%, e GetNinjas, 38%.

Mercado ruim, bons resultados, devo comprar?

Assim, esta desconfiança vai levando as ações para baixo. No entanto, as companhias não apresentam resultados ruins, que expliquem essa queda generalizada das ações.

As companhias de capital aberto seguem mostrando bons resultados no segundo trimestre nas comparações com o ano anterior. O Valor Data mostra que, em 311 companhias não financeiras negociadas em bolsa, os resultados continuam surpreendentes, com o lucro líquido tendo crescido 868% em relação a abril a junho de 2020 e 150% na comparação com o mesmo período de 2019.

Contudo, o levantamento não considera e Petrobras que, por seu tamanho, distorcem o resultado. Na comparação com os resultados do Ibovespa, com queda acumulada de 2% no ano, o desempenho das empresas escancara o descasamento entre os balanços e o mercado acionário. Em condições normais, os seriam o esteio de bom desempenho das ações, como ocorre nos EUA ou Europa.

Leia mais  IPO da Caixa Seguros será em Abril 2020

Desse modo, agora, na verdade, pode ser o momento ideal de comprar suas ações preferidas a um valor abaixo do normal de mercado. Já que os resultados apresentados, em um cenário “normal” representariam uma valorização das companhias que geram lucros expressivos aos seus acionistas.

Talvez agora sua vontade de investir no mercado de capitais tenha voltado. Então, não deixe de clicar aqui para conferir algumas das melhores ações para você investir neste mês de agosto!

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

Refletindo na “chuva de resultados”, Ibovespa recupera os 110 mil pontos nesta manhã

Leonardo Bruno

Fim da Euforia? Ibovespa volta a fechar no vermelho após 7 sessões em alta

Leonardo Bruno

Ibovespa segue disparando e bate os 111 mil pontos

Leonardo Bruno

De volta aos 110 mil pontos: Confira os destaques da Bolsa hoje

Leonardo Bruno

Com deflação e resultados no Radar, Ibovespa começa a flertar com os 110 mil pontos

Leonardo Bruno

Em dia histórico de deflação, Ibovespa testa 109 mil pontos

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário