Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Bolsonaro mira livre comércio com EUA pós-Biden

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em carta à Joe Biden, que ambos os países têm interesse em um “abrangente acordo de livre comércio”. Dessa forma, um acordo que gere mais empregos e investimentos, além de aumentar a competitividade global de suas empresas.

“Já temos como base os recentes protocolos de facilitação de comércio, boas práticas regulatórias e combate à corrupção, que certamente contribuirão para a recuperação das nossas economias no contexto pós-pandemia”

afirmou.

Além disso, Bolsonaro afirmou que o Brasil está pronto para seguir cooperando com os EUA na reforma da governança internacional. Assim sendo, citou a OMC, onde quer “destravar’ as negociações e também evitar “distorções econômicas” que fogem das regras do mercado.

Leia mais  Construção abre 35 mil novos empregos em fevereiro

De acordo com o presidente, espera-se que o Brasil juntamente com os EUA, aumentem a representatividade da OCDE.

“Nosso papel de acessão terá, também, impacto fundamental para as reformas econômicas e sociais em curso em nosso país.”

complementou.

Entretanto, vale lembrar que Jair Bolsonaro foi um dos chefes do Executivo que mais relutou em “dar as boas-vindas” ao democrata Joe Biden. Ademais, o presidente brasileiro defendeu diversas vezes as alegações – sem provas – de Trump, que dizia haver fraude nas eleições.

Contudo, a carta enviada ao novo presidente norte-americano possui um tom conciliador. No Twitter, Bolsonaro afirmou enxergar um “excelente futuro” para a parceria entre ambos os países.

Além disso, afirmou que ambos os países devem lutar a favor da democracia no nosso hemisfério. E que devem lutar contras ameaças que “ponham em risco conquistas democráticas na região”.

Questões ambientais

Enquanto disputava a Casa Branca, Biden, por diversas vezes, criticou a política ambiental do governo brasileiro acerca da Amazônia. Dessa forma, na carta, o presidente Jair Bolsonaro disse estar pronto para seguir a parceria em prol da proteção do meio ambiente, e claro, da Amazônia.

“Noto, a propósito, que o Brasil demonstrou o seu compromisso com o Acordo de Paris com a apresentação de suas novas metas nacionais”

pontuou ainda.

Leia mais  Censo 2022: população parda supera a branca pela 1ª vez desde 1872  
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Brasil amplia relações comerciais com a China

Fernando Américo

Dólar: BC não irá intervir no mercado de câmbio sem motivos

Agência Brasil

Operadoras de planos de saúde têm lucro de R$ 3 bi em 2023

Agência Brasil

Haddad pede recursos a bancos multilaterais em meio à crise

Agência Brasil

Dados de 3 mil chaves Pix são vazados comunica Banco Central

Agência Brasil

Dos 48 estaleiros no Brasil, 15 estão desativados ou sem demanda

Agência Brasil

Deixe seu comentário