Guia do Investidor
bolsonaro biden
Notícias

Com posse de Biden, Bolsonaro quer acordo de livre comércio com EUA

O presidente afirmou, em carta à , que ambos os países têm interesse em um “abrangente acordo de livre comércio”. Dessa forma, um acordo que gere mais empregos e investimentos, além de aumentar a competitividade global de suas .

“Já temos como base os recentes protocolos de facilitação de comércio, boas práticas regulatórias e combate à corrupção, que certamente contribuirão para a recuperação das nossas economias no contexto pós-pandemia”

afirmou.

Além disso, Bolsonaro afirmou que o está pronto para seguir cooperando com os na reforma da governança . Assim sendo, citou a OMC, onde quer “destravar’ as negociações e também evitar “distorções econômicas” que fogem das regras do .

De acordo com o presidente, espera-se que o Brasil juntamente com os EUA, aumentem a representatividade da OCDE.

“Nosso papel de acessão terá, também, impacto fundamental para as reformas econômicas e sociais em curso em nosso país.”

complementou.

Entretanto, vale lembrar que Jair Bolsonaro foi um dos chefes do Executivo que mais relutou em “dar as boas-vindas” ao democrata Joe Biden. Ademais, o presidente brasileiro defendeu diversas vezes as alegações – sem provas – de Trump, que dizia haver fraude nas .

Contudo, a carta enviada ao novo presidente norte-americano possui um tom conciliador. No Twitter, Bolsonaro afirmou enxergar um “excelente futuro” para a parceria entre ambos os países.

Leia mais  Inflação para os consumidores recua em cinco de sete capitais

Além disso, afirmou que ambos os países devem lutar a favor da democracia no nosso hemisfério. E que devem lutar contras ameaças que “ponham em risco conquistas democráticas na região”.

Questões ambientais

Enquanto disputava a Casa Branca, Biden, por diversas vezes, criticou a política ambiental do governo brasileiro acerca da Amazônia. Dessa forma, na carta, o presidente Jair Bolsonaro disse estar pronto para seguir a parceria em prol da proteção do meio ambiente, e claro, da Amazônia.

“Noto, a propósito, que o Brasil demonstrou o seu compromisso com o Acordo de Paris com a apresentação de suas novas metas nacionais”

pontuou ainda.

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

Recomendações no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

Cuba tenta controlar maior incêndio da história em tanque de petróleo

Agência Brasil

CNC prevê alta de 5,3% nas vendas para o Dia dos Pais

Agência Brasil

Inflação dos aluguéis residenciais sobe 1,05% em julho, diz FGV

Agência Brasil

IPCA: deflação foi puxada por combustíveis; preços de alimentos sobem

Agência Brasil

Rentabilidade dos bancos retorna ao nível pré-pandemia

Agência Brasil

Estímulos fiscais temporários pressionam inflação, diz Banco Central

Agência Brasil

Deixe seu comentário