Guia do Investidor
banco do brasil 2
Notícias

Presidente do BB é demitido por Bolsonaro: hora de vender BBAS3?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

As ações do Banco do Brasil (BBAS3) despencaram nesta quarta-feira, 13, após jornais noticiarem uma possível saída de André Brandão da presidência. Assim sendo, no fechamento, as ações caíam 4,94% a R$ 37,55.

De acordo com o site O Antagonista, o presidente da República Jair Bolsonaro estaria a planejar a demissão de Brandão. Dessa forma, a explicação seria uma insatisfação de Bolsonaro com recentes medidas tomadas pelo Banco do Brasil.

O banco estatal divulgou há poucos dias um plano de otimização de estrutura e um programa de demissão voluntária para 5 mil funcionários.

Entretanto, em fato relevante publicado na manhã desta quinta-feira, 14, o Banco do Brasil afirmou não ter recebido nenhuma comunicação oficial sobre a saída de André Brandão.

De acordo com a CNN, por meio de auxiliares diretos do executivo, Brandão trabalha normalmente como se nada tivesse ocorrido. Além disso, tais fontes informaram que o presidente do banco já esperava “desconforto político”. Todavia, o executivo julgava as medidas que tomou como necessária, independente de reação política.

Por fim, segundo fontes da equipe econômica ouvida pela CNN, há uma movimentação no “backstage” para mantê-lo no cargo.

Leia mais  Bolsonaro mira livre comércio com EUA pós-Biden

Política…

André Brandão ocupa o cargo de presidente do Banco do Brasil (BBAS3) há pouco mais de 4 meses. Entretanto, sua carreira no mercado financeiro tem quase duas décadas, passando por bancos importantes como o HSBC e o Citi.

Dessa forma, Brandão entrou no banco estatal justamente com a missão de enxugá-lo, conforme orientação da equipe econômica. Portanto, a insatisfação de Bolsonaro é questionável. Além disso, sua saída representaria mais um desgaste para Paulo Guedes. O ministro da Economia já perdeu outros integrantes de sua equipe econômica, como Salim Mattar, Paulo Uebel e Marcos Cintra.

Por fim, vale dizer que Brandão assumiu o lugar de Rubem Novaes, que pediu demissão. O ex presidente era favorável a privatização do Banco do Brasil, indo de encontra às vontades de Jair Bolsonaro.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Notícias da Oi, CVC, Petrobras, Azul, Cemig, IPO’s e mais

Leia mais

Roberto Campos,Tarcísio e Zema: Líderes de confiança

Paola Rocha Schwartz

Banco do Brasil (BBAS3) testará pagamentos offline com Drex

Agência Brasil

Defesa de Bolsonaro requer afastamento de Moraes em investigação

Guia do Investidor

Desdobramento de ações: a estratégia do BB para gerar liquidez

Leonardo Bruno

O melhor? Banco do Brasil é “queridinho” dos analistas

Leonardo Bruno

Resultado BBAS3 4T23: estatal entra em período de silêncio

Lara Donnola

Deixe seu comentário