Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Bolsonaro “demite” presidente da Petrobras; O que muda?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O pregão desta segunda-feira guardou intensas novidades para uma das maiores estatais brasileira: a Petrobras (PETR4).

Afinal, o governo brasileiro anunciou ao apagar das luzes do pregão, uma “dança das cadeiras” no cargo de CEO da estatal. Confira agora mais detalhes!

As mudanças da Petrobras

Assim, a companhia segue com notícias impactantes após fechar o pregão desta segunda em queda na bolsa. Afinal, o ministério de Minas e Energias anuncia a saída de Joaquim Silva e Luna e a indicação de Adriano Pires como o novo CEO da Petrobras. Assim, colocando na cadeira mais quente do País um especialista com décadas de trabalho no setor de energia.

Quem é Adriano Pires?

Adriano José Pires Rodrigues é graduado em Economia, Doutorado em Economia Industrial pela Universidade de Paris XIII, Mestrado em Planejamento Energético. É Diretor-Fundador do Centro Brasileiro de InfraEstrutura – CBIE, coordenando projetos e estudos para a indústria de gás natural, a política nacional de combustíveis, o mercado de derivados de petróleo e gás natural.

Foi Professor Adjunto do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, exercendo as funções de pesquisador e consultor junto a empresas e entidades internacionais – UNESCO, CEE, BIRD -, Agência Nacional de Energia Elétrica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Unicamp.

Atuou como Assessor do Diretor-Geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, além de ter exercido os cargos de Superintendente de Abastecimento, de Importação e Exportação de Petróleo, seus Derivados e Gás Natural.

Leia mais  Presidente do Ibama reforça resistência à pressão por exploração de petróleo no Amazonas

Na avaliação do mercado, o nome de Pires pode neutralizar o impacto negativo de uma troca no comando da Petrobras, já que seu nome é bastante conhecido no setor, com atuação de mais de 30 anos na área.

A nova fase da Petrobras

A nomeação coloca no comando da empresa de economia mista um homem avesso ao intervencionismo e defensor histórico de soluções de mercado. Desde que voltou da França em 1988 com um PhD em economia industrial pela Sorbonne, Adriano fez sua carreira primeiro como professor universitário e em seguida como um dos consultores mais prestigiados do setor de energia, com interlocução direta com controladores e CEOs.

Sem uma mudança na política de preços da Petrobras, não há impacto imediato no preço dos combustíveis apenas com a troca na presidência. Se o objetivo deste novo presidente for mexer na política de preços, a gestão já nasce sob pressão do mercado financeiro, que é favorável à flutuação dos preços de acordo com o valor do barril do petróleo.

Leia mais  Alta dos juros e dos combustíveis: Entenda a receita que levou o Ibovespa abaixo dos 100 mil pontos

Embora a decisão seja igual à tomada um ano atrás, quando o Executivo decidiu não reconduzir Castello Branco e indicar o General Silva e Luna à presidência da Petrobras, os desdobramentos do fato para as ações hoje se deram de forma bem mais contidos. Isto acontece pela hora pela qual a notícia foi divulgada e pelo mercado já trabalhar a semanas com a possibilidade da mudança ser executada.

image 170

Ademais, os analistas da Ativa investimento veem com bons olhos o novo nome. Afinal, segundo os analistas a indicação de Pires não romperia com as transformações operacionais e financeiras que vem sendo executadas na companhia desde a metade da década passada. Além disso, o perfil de Pires também ajuda a mitigar os efeitos oriundos deste novo possível movimento

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Petrobras registra lucro menor e corte de dividendos sob governo Lula

Leia mais

Petrobras anuncia que não vai mexer nos preços do combustível

Márcia Alves

Ibovespa abre com queda novamente e Eletrobras inicia em alta

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa cai pelo sexto dia consecutivo

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras é um transatlântico à deriva, diz Estadão

Paola Rocha Schwartz

Petrobras: Gasolina com maior defasagem do ano chega a 21%

Paola Rocha Schwartz

Conselho Petrobras: confira quem são os 9 membros ativos

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário