Guia do Investidor
Bonificacao de Acoes o que e e como declarar 1200p
Ações Educação financeira

Bonificação de Ações: o que é e como declarar

Para os investidores que procuram rentabilidade rápida, com certeza o investimento em que geram dividendos é a melhor opção. Contudo, poucos investidores procuram por empresas que paguem bonificação de ações.

Esse tipo de distribuição de lucro também é muito utilizado por empresas listadas na bolsas de valores nacional. Sendo assim, vamos falar neste artigo sobre o que é a bonificação de ações. Também como declarar o que foi recebido pela no IR.

Tipos de proventos distribuídos pelas empresas

Na estão listadas algumas empresa que fazem a distribuição de lucros entre os acionistas. Entre os principais tipos de distribuição de lucros ou proventos estão os listados abaixo:

  • Bonificação de ações;
  • Direito de subscrição.
  • Juros sobre o capital próprio,
  • Dividendos.

Entre eles estão dois tipos de proventos que pagam aos acionistas valores em por depósitos bancários. Que são os dividendos e os juros sobre capital próprio.

Nos outros dois tipos de distribuição, os pagamentos são realizados em formas de bonificação. Dessa forma, o acionista não recebe valores em dinheiro sobre o lucro da empresa, vamos detalhar mais adiante cada um deles.

Dividendos

Os dividendos nada mais são que a divisão dos lucros de uma empresa pelos acionistas. O valor é pago em dinheiro e geralmente é depositado na conta do acionista.

Grande parte dos investidores optam por esse tipo de proventos por desconhecer dos outros ou por mera falta de informação. Contudo, os dividendos são um grande aliado para quem quer alcançar a tão sonhada liberdade financeira.

Juros sobre capital próprio

Como outra forma de remuneração para os acionistas, os juros sobre capital próprio praticamente são a mesma coisa que dividendos. Contudo, o que os diferem são o dos impostos.

Nesse tipo de distribuição de lucro, os juros sobre capital próprio não são pagos pela empresa. Ficando por conta dos acionistas que receberam os valores deduzirem os e .

Leia mais  B3 (B3SA3), Locaweb (LWSA3) e Via Varejo (VVAR3) são recomendações da BB para julho

Contudo, mesmo com a dedução realizada pelos acionistas, o JCP pode ser muito mais lucrativo e rentável que os dividendos. Para que tem interesse vale muito a pena pesquisar sobre as empresa que oferecem esse tipo de retorno.

Direito de subscrição

O direito de subscrição geralmente garante ao acionista a preferência no momento de em oferta. Dando ao acionista vantagens no momento de compra de novas ações de forma proporcional as já possuídas. Além do aumento dos lucros e a oferta de preços melhores.

Bonificação

Após falarmos sobre as características de cada tipo de retorno para o acionista, vamos falar mais profundamente sobre a bonificação. Para iniciarmos vamos ver o que a bonificação representa em um primeiro momento.

Então, a bonificação é o pagamento ao acionista do lucro que a empresa obteve contudo em forma de ações. Porém, os valores não são liberados integralmente, geralmente uma parte fica retida no caixa e o restante é dividido.

Quem decide o montante de ações e o valor a ser liberado é a assembleia geral. Onde fica definido com serão distribuídas as ações pelos acionistas. Vale lembrar que não há novas entradas de recursos de valores na empresa.

Dito isso, o que acontece é o aumento do número de novas ações no mercado. As distribuições são realizadas de forma gratuita e sem custos extras para os acionistas.

Ocorre que, em alguns casos, os valores são pagos em forma de dinheiro, o que não descaracteriza o tipo de distribuição de lucro. Vamos ver agora alguns tipos de bonificação pagos aos acionistas:

Bonificação em forma de ações

São bônus distribuídos pela empresa entre os acionistas, ocorre de forma proporcional ao número de ações que cada um possui. É decorrente do acréscimo de capital seja por reservas de lucros ou por incorporações.

Leia mais  Carteira recomendada Maio de 2019 do BTG Pactual

Bonificação em forma de dinheiro

Como ocorre nos dividendos, os valores pagos por esse tipo de bonificação acontece em dinheiro. Esse tipo de bonificação tambem não altera os números da empresa.

Como as bonificações são pagas

No fluxo de caixa da empresa o pagamento das bonificações praticamente não muda em nada. Isso porque a operação contábil somente adiciona uma fatia do lucro no fundo de capital social da empresa.

Dessa forma, aumentando o seu patrimônio líquido e o patrimônio dos acionistas seguindo o mesmo fluxo. Contudo, mesmo não gerando nenhum valor extra, a empresa ainda assim demonstra que está sendo lucrativa.

A ponto de poder transferir novos papéis para os seus acionistas. E a empresa tendo como objetivo o aumento de capital social consegue dessa foram transferir mais dinheiro para seu caixa.

No entanto, no fluxo de caixa existem operações financeiras onde o valor da reserva de lucros é repassado aos acionistas. Dessa forma, a empresa segue dentro dos parâmetros da Lei e ainda aumenta o seu capital.

Definição de valores

Para definição de valores, a assembleia geral é instituída e o detalhamento de como será realizada a bonificação é decidido. Para ter direito a bonificação, os acionistas deverão ter investido nos da empresa antes da data ex-bonificação.

Esse antecipação vale até um dia antes da data. Onde o valor dos papéis são ajustados não ocorrendo alterações no valor de mercado. Logo depois acontece o processo de leilão de fracionárias.

Esse leilão está estipulado na Lei das SAs e é quando ocorre o fracionamento dos bônus entre os acionistas. Isso sendo, de acordo com a quantidade que cada acionista possui de ações.

Quando ocorre do valor não ser exato, o equivalente ao proporcional da ação é depositado em dinheiro para o acionista. Após essa operação, as frações são ofertadas em leilão na bolsa de valores.

Leia mais  Carteira recomendada para Junho de 2020, do BB

Bonificação e suas consequências

As consequências da bonificação analisando sob a perspectiva do mercado são muitas. Entre elas estão as listadas abaixo:

Aumento da base acionária

Mesmo mantendo o valor do patrimônio líquido da empresa na bonificação ocorre um acréscimo da base acionaria. Contudo esse aumento não acontece somente quando ocorre a bonificação.

Quando ocorrem o split (desdobramento), o reverse split (agrupamento) e a subscrição, o acréscimo também acontece. Vale lembrar que cada um tem a sua característica própria.

Participação do acionista

Na bonificação não acontece novas entradas de acionistas contudo, ocorre o aumento de participação dos mesmos acionistas na empresa. Como consequência, os mesmos acionistas recebem maiores proventos, ou participação nos lucros.

Valor dos papéis

Na bonificação acontece do preço da ação cair em decorrência do aumento de ações. Contudo, o patrimônio da empresa não é alterado.

dos papéis

Uma probabilidade de aumento de liquidez existe a partir do momento em que o preço das ações diminui. Isso chama a atenção de novos investidores que poderão comprar mais ações. O que gera uma alavancagem nos preços e um maior retorno a empresa.

Declarando as bonificações no Imposto de Renda

Para os iniciantes é necessário informar que todas as bonificações deverão ser declaradas no imposto de renda de pessoa física. Para isso basta acessar o item – Rendimentos Isentos e Não Tributáveis e inserir o código 18.

O código 18 informa Incorporação de reservas ao capital-Bonificação em ações. O declarante deverá inserir o valor do cálculo realizado entre o preço médio das ações e informar na declaração.

Logo após, o declarante dever informar a posição acionaria no item Bens e Direitos. Verifique o código 31 que informa ações. Neste item o declarante informa a quantidade de papéis que possui e de quantos foram recebidas bonificações.

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as notícias mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Leia mais

34% dos consumidores vão usar dinheiro do Imposto de Renda para pagar contas, aponta pesquisa

Guia do Investidor

Dividendos: Arezzo (ARRZ3) pagará R$ 69 milhões em JCP aos acionistas

Cristiane Luzio

Petrobras (PETR4) paga hoje R$ 24,23 bilhões em dividendos e juros sobre capital próprio

Ruan Sousa

15 dias após o encerramento do prazo do IRPF. E agora, o que fazer se não houve tempo de entregar a declaração ainda?

Guia do Investidor

Após finalização de aquisição do Grupo Big, Carrefour anuncia pagamentos de JCP

Leonardo Bruno

Estas ações são as verdadeiras melhores pagadoras de dividendos da bolsa: Entenda a razão

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário